Lista completa de Questões de Medicina da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As experiências estressantes de vida, em particular, as vivências de separação e perda, freqüentemente precedem o aparecimento dos problemas clínicos abaixo, exceto
Mulher, 55 anos, gesta III para I, doméstica, apresenta na citologia cérvico-vaginal, esfregaço com células escamosas agrupadas em lençóis ou agregados sinciciais. Núcleos das células das camadas intermediárias, parabasais e basais, aumentados de volume, hipercromáticos, nucléolos não visíveis e bordas irregulares. Citoplasma cianófilo e anfófilo e nítida desproporção núcleo-citoplasmática. Assinalar o provável diagnóstico.
Lesão escamosa de baixo grau.
Lesão escamosa de alto grau.
Carcinoma escamoso microinvasor.
Carcinoma escamoso invasor.
Atrofia com inflamação.
Em pacientes com insuficiência cardíaca avançada, os níveis aumentados das substâncias abaixo – com exceção de uma – estão associados a um aumento da mortalidade. Identifique qual substância NÃO apresenta esta correlação direta com a mortalidade.
Angiotensina II.
Peptídeo natriurético atrial.
Sódio sérico.
Hormônio antidiurético.
Catecolaminas.
Nas condições em que o paciente apresenta prurido generalizado, chegando a escarificar a pele, ao se coçar, freqüentemente significa que
há pobreza da imagem corporal por parte do paciente
há evidências claras de atitude de sadismo por parte do cliente.
há evidentes falhas na superação da fase anal expulsiva
há lembranças de falta de prazer nas relações com as figuras edípicas.
O citopatologista, ao receber um líquido cavitário hemorrágico para processamento citopatológico, deverá
adicionar algumas gotas de heparina, antes de citocentrifugar.
citocentrifugar o material imediatamente.
colocar H2O2 dentro do líquido
adicionar solução de formalina a 10% dentro do material.
realizar os esfregaços, sem centrifugar o material.
Em relação à paciente da questão anterior, quais as duas substâncias mais indicadas para reverter esta arritmia?
Digital – Propranolol.
Quinidina – Digital.
Verapamil – Propranolol.
Procainamida – Quinidina.
Verapamil – Adenosina.
Com relação às últimas pesquisas acerca do tratamento do Transtorno de Pânico, é correto afirmar que
a Terapia Cognitivo-Comportamental está contra-indicada formalmente, em virtude de agravar a sintomatologia pela dessensibilização progressiva, mesmo em uso de ansiolíticos
os antidepressivos (em particular, os de ação serotoninérgica) são os que apresentam melhores resultados a médio e longo prazo, podendo ser beneficiados com a associação de benzodiazepínicos no início do tratamento.
das técnicas psicoterápicas, a que vem sendo mais amplamente indicada para a dessensibilização progressiva é a Psicanálise.
a Psicoterapia Dinâmica de Grupo, associada a baixas doses de neurolépticos incisivos, apresenta um conjunto de respostas promissor, a partir da 3ª semana de tratamento farmacológico.
Mulher, 38 anos, com descarga papilar da mama direita há 6 meses, submeteu-se à coleta da secreção papilar; o esfregaço citopatológico apresentou fundo amorfo com numerosas células baloniformes, com contornos nítidos; citoplasma vacuolado com lipídeos; núcleos redondos, ora central, ora excêntrico e células metaplásicas apócrinas. Assinalar o provável diagnóstico.
Tumor papilar da mama
Ectasia ductal.
Carcinoma intraductal.
Paciente do sexo feminino com 19 anos deu entrada na emergência cardiológica com queixa de palpitações rápidas de início súbito. O seu eletrocardiograma mostrava freqüência cardíaca de 170 bpm e QRS estreito, sendo dado o diagnóstico de taquicardia paroxística supraventricular. Assinale quais os dois mecanismos eletrofisiológicos mais prováveis para esta arritmia.
Reentrada ramo-a-ramo - reentrada ventricular.
Hiperautomatismo – reentrada ramo-a-ramo.
Reentrada intranodal – reentrada por via anômala.
Hiperautomatismo – atividade deflagrada
Reentrada por via anômala – atividade deflagrada.
As novas classificações psiquiátricas ( DSM-VI da APA e a CID 10 da OMS ) incluíram um capítulo de transtornos no qual a ansiedade desempenha papel fundamental no quadro clínico. Assinale abaixo a alternativa na qual todos os transtornos citados são considerados "Transtornos de Ansiedade" nessas classificações.
Transtorno do Pânico; Transtorno Obsessivo-Compulsivo; Distimia de Início Precoce; Fobia Social.
Transtorno Obsessivo-Compulsivo ; Transtorno do Pânico; Transtorno de Ansiedade Generalizada; Fobia Social.
Agorafobia; Bulimia; Transtorno do Pânico; Transtorno de Estresse Pós-Traumático
Fobias Específicas; Transtorno do Pânico; Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade; Transtorno Obsessivo-Compulsivo
Transtorno de Estresse Pós-Traumático; Transtorno de Pânico; Transtorno Esquizoafetivo; Fobia Social
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...