Lista completa de Questões de Nutrição para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O botulismo é em uma doença provocada pela presença de uma bactéria estritamente aeróbica. A maioria dos casos está, portanto, associada à manutenção de alimento exposto, por muitas horas, à temperatura ambiente.
Caso a contaminação da família em questão tivesse ocorrido pela bactéria Clostridium perfringes, a situação seria ainda mais grave, pois não há soro específico para o tratamento.
A notícia empregou um termo incorreto, pois botulismo é uma doença provocada por bactéria, sendo, portanto, uma infecção, e não uma intoxicação alimentar.
Essa notícia surpreende, pois o botulismo é uma doença que, até então, era veiculada exclusivamente por alimentos enlatados.
O termo operação de guerra refere-se à necessidade de uma ação rápida de tratamento, dado que as neurotoxinas produzidas pela Clostridium botulinum podem matar em poucas horas.
A respeito da calorimetria indireta, assinale a opção correta.
A calorimetria pode ser realizada em pacientes com respiração espontânea e também em pacientes sob ventilação mecânica, com FiO2 de até 60%.
A calorimetria mede o gasto energético total com resultados iguais aos obtidos quando se utiliza a equação de Ireton-Jones, sendo, portanto, absolutamente desnecessária.
A calorimetria indireta é um método caro e cada vez menos utilizado na prática clínica diária. Além disso, os resultados obtidos por esse método são duvidosos.
A calorimetria indireta é um método preciso de medida do gasto calórico, realizado somente em ambulatório, mas inapropriado para aferir pacientes críticos sob ventilação mecânica.
A calorimetria indireta é altamente precisa e pode ser realizada em pacientes ambulatoriais e em pacientes críticos, sem sedação e com FiO2 de 100%.
Além das doenças crônicas comuns, determinadas alterações fisiológicas e anatômicas repercutem no estado nutricional do idoso. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
Como método de avaliação do idoso, o IMC é ineficaz e pouco utilizado, pois, com o passar dos anos, ocorre redução da estatura devido à diminuição dos discos intervertebrais ou achatamento das vértebras.
No caso de polifarmácia e possíveis interações dos medicamentos e os nutrientes, as medicações devem ser ingeridas em jejum pelo idoso.
Para dimensionar as consequências da diminuição do metabolismo energético do idoso, é preciso calcular o gasto energético e o consumo dietético e o estado nutricional do paciente.
Se o idoso apresentar alterações da cavidade oral e dificuldade de mastigação, a dieta de consistência branda ou pastosa deve ser precocemente substituída por dieta de consistência líquida.
Em função das alterações do paladar, com piora da sensibilidade para o sal e para o açúcar, deve-se aumentar o teor de sal da dieta e oferecer bebidas mais açucaradas para o idoso.
Para realização da avaliação nutricional, além da semiologia nutricional, compreendida por história clínica, exame físico e antropometria, são necessários também exames bioquímicos. Acerca da albumina, assinale a opção correta.
Em situação clínica de inflamação grave, o nível de albumina sérica é baixo, devido exclusivamente à desnutrição proteicocalórica.
Albumina, um indicador de destaque, é o mais importante para avaliação do estado nutricional, além de ser o mais utilizado na prática clínica diária.
O nível de albumina sérica correlaciona-se com o tempo de internação, pois o nível alto indica longa permanência hospitalar.
É imprescindível a reposição de albumina em pacientes com inflamação, pois a reposição e o adequado nível sérico amenizam o estado inflamatório e reduzem o tempo de internação.
A utilização da albumina como indicador nutricional é limitada a situações de inflamação, trauma, malignidade e aumento da síntese de proteínas de fase aguda.
Por meio de informações como massa e estatura, é possível determinar se um indivíduo adulto é obeso ou não. Assinale a opção em que são apresentados o cálculo do índice de massa corporal (IMC) e a definição de obesidade grau I, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS).
O IMC corresponde à massa corporal (kg) dividida pela estatura ao quadrado (m). A obesidade de grau I ocorre quando o IMC > 30.
O IMC corresponde à massa corporal (kg) multiplicada pela estatura (m). A obesidade de grau I ocorre quando o IMC > 30.
O IMC corresponde à massa corporal (kg) dividida pela estatura ao quadrado (m). A obesidade de grau I ocorre quando o IMC > 40.
O IMC corresponde à massa corporal (kg) multiplicada pela estatura ao quadrado (m). A obesidade de grau I ocorre quando o IMC > 25.
O IMC corresponde à massa corporal (kg) dividida pela estatura ao quadrado (cm). A obesidade de grau I ocorre quando o IMC > 25.
A perda ponderal
indica doença grave caso atinja 4% em seis meses.
não se correlaciona à doença.
não se correlaciona à gravidade da doença quando é involuntária, pois não há correlação entre mortalidade e perda ponderal.
é um indicador fraco e sem significado quanto ao risco de mortalidade e de tempo de hospitalização.
correlaciona-se à doença quando involuntária e indica desnutrição grave se atingir, no mínimo, 10% em seis meses.
Alimentos como batata, beterraba e tomate são considerados ricos em potássio, um eletrólito fundamental para
controlar a entrada e a saída de água das células.
reduzir a glicemia em indivíduos com diabetes do tipo 2.
aumentar a pressão arterial, no caso de hipoglicemia.
melhorar a função renal em pacientes renais descompensados.
evitar aumento do colesterol sanguíneo.
Um paciente de sessenta e quatro anos de idade, acamado crônico, foi internado em unidade de terapia intensiva (sem cama balança) devido a acidente vascular encefálico. O peso atual do paciente, portador de cifose torácica, não foi informado.
Com referência à estimativa do peso desse paciente, é correto afirmar queo paciente deve ser posicionado em pé e utilizar balança.
deve ser utilizada a fórmula de Chumlea (1985).
a fórmula de Ireton-Jones é a indicada.
o uso de método direto é o mais indicado para essa estimativa.
deve ser utilizada a fórmula de Harris-Benedict, pois ela é empregada desde 1919.
Um paciente foi atendido no consultório clínico de um nutricionista, com queixa de constipação intestinal. Depois de avaliar o caso, o nutricionista recomendou que o paciente aumentasse a ingestão de fibras em sua dieta.
Com base nesse caso, assinale a opção em que é(são) apresentado(s) alimento(s) recomendado(s) para atender aos objetivos da dieta acima referida, no que se refere às propriedades laxativas.banana e maçã
laranja e caqui
chá mate
água de coco
flocos de aveia
As medidas captadas pela antropometria podem ser sensíveis indicadores de saúde, de condição física, de desenvolvimento e de crescimento. Com relação às medidas antropométricas recomendadas para a avaliação nutricional, é correto afirmar que
apenas o índice de massa corpórea deve ser calculado.
altura e peso são suficientes.
peso corpóreo, medida direta ou indireta de estatura/comprimento, índice de massa corpórea, circunferências (braço, cintura e quadril) e pregas cutâneas (bicipital, tricipital, subescapular e suprailíaca) são medidas que devem ser aferidas.
são desnecessárias para a avaliação nutricional.
apenas peso corporal e dobras cutâneas devem ser aferidos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...