Lista completa de Questões de Nutrição para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A clara de ovo é uma solução aquosa, rica em proteína e com a propriedade de formar espuma. Com relação a essa propriedade, assinale a opção correta.
O volume das claras batidas pode atingir até dez vezes o volume das claras em estado natural, desde que as claras sejam batidas lentamente.
A adição de açúcar retarda a formação de espuma e aumenta a estabilidade. Por serem higroscópicas, as moléculas de açúcar se ligam às de água, presentes nas bolhas de ar.
Quanto mais fresco for o ovo e mais gelado, maior será o volume da espuma gerada no batimento da clara.
Na formação de claras em neve, uma pequena adição de sal reduz a esponjação e aumenta a estabilidade da espuma.
Quando se inicia o batimento das claras, há formação de pequenas bolhas de ar que aumentam de tamanho à medida que se continua a bater.
Nutrição - Nutrição Parenteral e Enteral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito de nutrição enteral, assinale a opção correta.
Ofertar nutrientes pela via enteral colabora para a manutenção da arquitetura e da microbiota intestinal e modula o sistema imunológico intestinal.
A nutrição enteral, independentemente da situação clínica e do diagnóstico, sempre atinge 100% das necessidades calóricas estimadas, sendo desnecessário suplementar nutrição parenteral.
A nutrição enteral é um procedimento complexo, mais caro que a nutrição parenteral e com índices maiores de complicações.
A nutrição enteral somente deve ser administrada com a extremidade da sonda nasoenteral localizada no jejuno, pois a localização da sonda em posição gástrica não é mais utilizada.
Devido à sua importância e relevância, a nutrição enteral deve sempre ser prescrita, mesmo com o trato gastrintestinal não íntegro, como nas fístulas intestinais de alto débito.
A osteoporose é um distúrbio sistêmico do esqueleto, caracterizado pelo comprometimento da resistência e da qualidade mineral óssea, sendo uma doença que predispõe o indivíduo ao risco de fraturas. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
Uma porção de couve cozida tem o conteúdo de cálcio equivalente a uma porção de leite integral, sendo, portanto, um alimento estratégico de reposição de cálcio para indivíduos com intolerância à lactose.
Em países tropicais, a osteoporose não é considerada um problema de saúde pública, em função da abundância da radiação solar, que resulta em bons níveis de vitamina D da população.
No caso de suplementação de cálcio, os valores consumidos acima das necessidades não devem ser considerados nos cálculos de ingestão.
Fibras não digeríveis de natureza oligossacarídea, como a inulina e a oligofrutose, reduzem a absorção de cálcio, portanto devem ser evitadas por indivíduos com osteoporose.
Como uma medida preventiva da osteoporose, o indivíduo deve atingir o maior pico de massa óssea possível ao final do desenvolvimento do esqueleto, o que minimiza a perda fisiológica associada ao envelhecimento e à menopausa.
Técnicas mais práticas, como bioimpedância elétrica, têm surgido devido à necessidade da análise adequada da composição corpórea. Essa técnica não invasiva, de fácil e rápida realização, é utilizada para analisar os compartimentos corpóreos por meio da passagem de corrente elétrica. Com relação à bioimpedância elétrica, é correto afirmar que
ela se baseia no princípio da condutividade, e a corrente elétrica é de alta intensidade e de baixa frequência.
o tecido gorduroso é excelente condutor elétrico, tem menor resistência elétrica e, por isso, sua determinação pela bioimpedância é precisa.
é uma técnica de relevante valor para estimar gordura corporal, sendo, portanto, uma importante ferramenta para tratamento da obesidade.
a quantidade de água corporal é medida por exclusão, uma vez que o tecido gorduroso é estimado.
os tecidos magros são pobres condutores de corrente elétrica e, por tal motivo, não podem ser detectados pela bioimpedância.
Com relação à massa tecidual humana, que pode ser quimicamente separada em dois grupos: massa gorda e massa magra, assinale a opção correta.
A massa celular corporal é composta de água intracelular e gordura corporal.
Um indivíduo com edema apresentará aumento da água corporal intracelular e não extracelular.
Na desidratação, ocorre redução da água corporal e aumento dos outros compartimentos corporais.
A massa magra é constituída de proteínas, água intracelular, água extracelular e componente ósseo.
O tecido muscular é composto exclusivamente de água corporal intracelular e extracelular.
Nutrição - Nutrição Parenteral e Enteral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca da administração da nutrição enteral, assinale a opção correta.
A nutrição enteral em sistema fechado é industrializada, estéril, envasada em frasco fechado apto para conexão ao equipo.
A administração da nutrição enteral em sistema aberto deve ser contínua, pois sua validade é indefinida.
A nutrição enteral artesanal é seguramente estéril e amplamente utilizada nos hospitais.
Em sistema fechado, a nutrição enteral requer manipulação prévia, e sua administração pode ser tardia, pois não há riscos de contaminação.
Em sistema aberto, a nutrição enteral é estéril e apirogênica, portanto não existe definição de horário para sua administração.
Considerando que o fator de correção do frango seja igual a 1,5 (FC=1,5), será necessário comprar 5,25 kg de frango para preparar canja para cem pacientes.
A preparação acima apresentada é para pacientes com dieta hipossódica, pois, para os que não apresentam restrição, a quantidade per capita de sal deverá ser de, no mínimo, 5 g.
De acordo com os ingredientes dessa preparação, infere-se que a porção possui, no mínimo, 20 g de fibra dietética.
Considerando o rendimento médio do arroz, cada porção de canja terá aproximadamente 100 g de arroz cozido.
Faltam apenas as informações do custo individual desse cardápio para que a ficha acima apresentada possa ser considerada uma ficha técnica de preparação completa.
Nutrição - Nutrição Parenteral e Enteral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A resolução RDC n.º 63/2000, da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, instituiu o regulamento técnico que fixa os requisitos mínimos exigidos para a terapia de nutrição enteral (TNE). Nessa portaria, está definida a equipe multiprofissional de terapia nutricional (EMTN) como um grupo formal, que deve, obrigatoriamente, ser constituído por, pelo menos, um profissional de cada categoria, a saber: médico, nutricionista, enfermeiro e farmacêutico. Com base nessas informações, é correto afirmar que constitui atribuição do médico
acompanhar a evolução nutricional do paciente em TNE, independentemente da via de administração, até a alta estabelecida pela EMTN.
indicar, prescrever a terapia nutricional enteral, assegurar acesso ao trato gastrintestinal e orientar familiares sobre os riscos do procedimento.
avaliar e assegurar a administração da nutrição enteral, observando as informações contidas no rótulo.
garantir que a nutrição enteral mantenha a sua pureza físico-química e microbiológica.
realizar a avaliação do estado nutricional do paciente, utilizando indicadores nutricionais subjetivos e objetivos, para identificar o risco ou a deficiência nutricional.
As carnes de primeira localizam-se na parte superior do animal, como os cortes IV e V. As carnes que se localizam perto das patas traseiras, como a VI, são consideradas de segunda.
Os cortes de I a VI não são indicados para utilização em churrascos, pois têm baixo teor de gordura.
O corte I representa a aba de filé, considerado um corte de primeira, que é adequado para assados, grelhados, bifes, refogados e picadinhos.
O corte II é o acém, que, sendo um corte de segunda, é indicado para bifes de panela e ensopados.
O corte III é uma das carnes de menor custo, o músculo, considerado um corte de segunda ou terceira, que é indicado para ensopados, cozidos, caldos e molhos.
A desnutrição proteico-calórica ocorre quando há demanda aumentada e oferta inadequada de energia e proteína. Acerca da ocorrência de desnutrição em pacientes hospitalizados, assinale a opção correta.
A desnutrição tem baixa prevalência nos pacientes hospitalizados no Brasil.
A desnutrição reduz os custos de internação hospitalar.
A desnutrição reduz a taxa de mortalidade.
Os pacientes desnutridos não apresentam disfunção orgânica e recebem alta precocemente.
A desnutrição correlaciona-se ao aumento dos índices de infecção em pacientes internados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...