Lista completa de Questões de Nutrição para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação a aspectos clínicos e nutricionais da saúde óssea, julgue os itens seguintes.
A osteoporose relacionada à idade ocorre após os setenta anos de idade e independe da dieta. Esse tipo de osteoporose afeta somente as mulheres, em função da deficiência de estrogênios.
Assinale a alternativa correta.
Ressalta-se que 1 grama de NaCl possui 0,6 gramas de Na+ o que equivale a 17 mEq Na.
Recomenda-se ingerir até 10 gramas de NaCl/ dia, correspondente a 4 colheres de café rasas e 6 gramas de sal presente naturalmente nos alimentos.
Atenção deve ser mantida aos pacientes com uso de diuréticos não espoliadores de potássio.
O efeito do NaCl sobre a pressão arterial se reduz com a idade, com a elevação da pressão arterial, e, em indivíduos normotensos, com uma história familiar de hipertensão.
Fatores de risco para a hipertensão arterial: hereditariedade, hábitos alimentares (dieta rica em sódio e reduzida em potássio), consumo de álcool, obesidade, sedentarismo, dislipidemias, diabetes, tabagismo, estado psicossocial e doença renal.
Na nutrição enteral, as vias de acesso podem estar dispostas no estômago, duodeno ou jejuno, e cada localização tem suas vantagens e desvantagens. São vantagens da localização gástrica da sonda, EXCETO:
Possibilita a introdução de grandes volumes em curto tempo;
Aceita fórmulas hiperosmolares;
Menor risco de aspiração e saída acidental da sonda;
Facilidade de posicionamento;
Maior tolerância a fórmulas com proteínas intactas.
No que se refere a vitaminas lipo e hidrossolúveis, julgue os próximos itens.
O método direto de avaliação do estado nutricional dos indivíduos quanto à vitamina A, por biopsia ocular, é considerado padrão ouro de diagnóstico.
No que se refere a vitaminas lipo e hidrossolúveis, julgue os próximos itens.
A ação mais conhecida da vitamina K é observada no processo de coagulação sanguínea. Essa vitamina é necessária para a síntese hepática de várias proteínas que participam desse processo.
Assinale a alternativa correta sobre Ingestão Dietética de Referências (Dietary Reference Intakes/ DRIs).
O propósito das DRIs passou de planejamento de dietas a prevenção de doenças por deficiências de nutrientes só em crianças e adolescentes.
As DRIs propõem valores de referência apenas para os macronutrientes.
As DRIs propõem cálculo de necessidade de energia tanto para indivíduos saudáveis como para grupos especiais.
As DRIs definem as quantidades de nutrientes específicos e componentes alimentares para uso somente na avaliação da adequação de dietas.
As DRIs têm por objetivo estabelecer valores que apenas previnam as deficiências nutricionais, sem considerar as doenças crônicas não transmissíveis.
A nutrição enteral é indicada quando a ingestão oral é insuficiente para prover as necessidades energéticas diárias. Se o trato digestivo está total ou parcialmente funcionante, é preferível a nutrição enteral que a parenteral. Porém, existem algumas situações em que a nutrição enteral é contra-indicada, assinaleas:
Íleo paralítico e enterocolite severa;
Hemorragia severa e síndrome do intestino curto;
Fistula de alto débito e septicemia;
Pancreatite aguda grave e queimaduras;
Vômitos e diarréia severa e neoplasias.
No que se refere às bases moleculares das interações entre nutrientes e carcinogênese, julgue os próximos itens.
Vitamina E, selênio e ácido fólico são nutrientes que atuam como agentes supressores nas fases de proliferação e progressão da carcinogênese.
No que se refere a vitaminas lipo e hidrossolúveis, julgue os próximos itens.
Os primeiros sintomas de deficiência de vitamina C no organismo são hemorragia digestiva alta, visão turva e fraqueza muscular.
Assinale a alternativa correta sobre Obesidade.
O tratamento da obesidade é difícil porque há variação do metabolismo basal em diferentes pessoas e na mesma pessoa em circunstâncias diferentes. Assim, com a mesma ingestão calórica, uma pessoa pode engordar e outra não.
A distensão do estômago é um sinal importante de saciedade. Além de estímulos mecânicos, estão envolvidos neurotransmissores e peptídeos, como colecistocinina, glucagon, bombesina, bilirrubina e somatostatina.
No sistema nervoso central, principalmente no hipotálamo, encontram-se os sistemas serotonínicos do controle do apetite. Outros peptídeos, como beta-endorfina, dinorfina e galanina atuam no sistema nervoso central, influenciando a ingestão e/ou a saciedade. O neuropeptídeo Y é o mais potente inibidor do apetite conhecido.
A leptina, produzida no pâncreas, tem um papel central e periférico, participa do controle energético e, provavelmente, interage com o neuropeptídeo Y no controle do apetite e da saciedade.
A leptina age no hipotálamo, porém não tem nenhum efeito sobre o gasto energético.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...