Lista completa de Questões de Nutrição para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nutrição - Nutrição Parenteral e Enteral - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
A administração da nutrição enteral pode ser feita por vários tipos de infusões. A escolha deve fundamentarse em protocolos pré-estabelecidos pela Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional, sempre levando em consideração as características individuais do paciente e a realidade da instituição. Sobre os métodos de administração da nutrição enteral, é INCORRETO afirmar que
infusão gravitacional consiste na infusão da dieta sem uso de equipamentos, em fluxo lento de maneira contínua ou intermitente.
quando a extremidade da sonda for gástrica e o paciente estiver em terapia nutricional domiciliar ou de longa duração, é indicada a infusão contínua por bomba.
a administração por bomba pode ser contínua ou intermitente.
em pacientes sem déficits neurológicos e com capacidade cognitiva preservada, recomenda-se a infusão gravitacional.
o método de infusão contínua favorece a otimização do tempo de equipe de enfermagem, responsável pela administração da nutrição enteral.
Acerca da síndrome metabólica (SM), julgue os itens subsequentes.
Existem diversas condições clínicas que, embora não façam parte dos critérios diagnósticos da SM, podem estar a ela associadas, como, por exemplo, síndrome de ovários policísticos, acanthosis nigricans, esteatose hepática e microalbuminúria.
Assinale a alternativa correta sobre as necessidades nutricionais no idoso.
A dieta do idoso deve obter entre 50% a 60% do valor calórico total de carboidratos. É necessário ressaltar a prioridade de carboidratos complexos para minimizar os picos de hiperglicemia. Os carboidratos simples deverão ser no máximo 30% do total de carboidratos.
Os idosos apresentam aumento na síntese proteica, além de uma menor massa magra. Assim, o fornecimento proteico é fundamental. A recomendação estabelecida pela Recomendação das Necessidades Diárias (RDA) é de 0,8 g/kg/dia.
A ingestão de lipídeos recomendada é de 20% a 30% do valor calórico total. As gorduras saturadas não devem ultrapassar a 10%, pela sua associação com doenças coronarianas. O restante deverá ser de mono e poli-insaturados. A ingestão de ácidos graxos essenciais, que incluem o ômega 6 (ácido linoleico) deve ser de 11 g/dia; e o ômega 3 (ácido linolênico) com ingestão de 1,1 g/dia. O consumo de colesterol não deve ser superior a 500 mg/dia.
O metabolismo do cálcio está diretamente relacionado com a perda da massa óssea ou osteopenia, podendo atingir a osteoporose. Além disso, a absorção de cálcio está diminuída no idoso, sendo mais um fator de contribuição da doença. Segundo as DRIs, a recomendação de cálcio para a população acima dos 51 anos é de 2400 mg/dia.
A redução na massa magra corpórea e a atividade física estão associadas com a necessidade total de energia. O metabolismo basal reduz cerca de 10% até os 60 anos, influenciando diretamente com a diminuição do gasto energético.
Nutrição - Nutrição Parenteral e Enteral - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Em pacientes críticos, devem ser utilizados critérios básicos na seleção da fórmula da nutrição enteral. NÃO corresponde a um critério para a seleção da fórmula
integridade do trato gastrintestinal.
situação metabólica.
densidade calórica e proteica (cal/ml, g de proteína/ml, relação N:cal).
custo/benefício da dieta.
tipo de macronutriente da dieta em relação apenas à capacidade absortiva e não digestiva do paciente.
Acerca da síndrome metabólica (SM), julgue os itens subsequentes.
A SM é um transtorno complexo representado por um conjunto de fatores de risco cardiovasculares geralmente associados à deposição central de gordura e à resistência à insulina.
Assinale a alternativa correta sobre Ingestão Dietética de Referências (Dietary Reference Intakes/ DRIs).
As atuais recomendações, DRIs, visam adequada utilização do nutriente, sem preocupação com a redução do risco de doenças crônicas.
Determinar necessidades nutricionais somente a partir da ingestão observada seria adequado para manter massa corporal desejável e níveis ótimos de atividade física.
As atuais recomendações, DRIs, visam à manutenção da saúde com provisão de necessidades energéticas, mas não considera a prática de atividade física,
As recomendações nutricionais anteriores às DRIs eram baseadas em observações de ingestão alimentar em pessoas saudáveis.
O desenvolvimento das DRIs não é originário dos relatórios denominados de RDAs (Recommended Dietary Allowances).
Nutrição - Nutrição Parenteral e Enteral - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
É uma contraindicação de nutrição enteral
anorexia nervosa.
pós-operatório de cirurgia do trato gastrintestinal alto, por exemplo, esofagectomia.
queimadura.
fístula intestinal com débito superior a 500 ml.
câncer de hipofaringe.
O espru tropical é uma síndrome de etiologia desconhecida que ocorre em algumas áreas tropicais, como sequela de uma diarreia infecciosa aguda. Os sintomas incluem diarreia, anorexia, distensão abdominal, cegueira noturna, glossite, anemia, edema, dentre outros. O tratamento nutricional envolve:
restrição de magnésio e sódio e reidratação oral.
administração de vitaminaAe ferro.
dieta hipocalórica e hipoproteica.
aumento da oferta de alimentos hipercalóricos e hiperprotéicos.
administração de folato e cobalamina intramuscular, juntamente com outros nutrientes.
Assinale a alternativa correta.
Leite e ovos são fontes de iodo.
No Brasil não se tem um programa específico de Combate aos Distúrbios por Deficiência de Iodo.
O iodo é um micronutriente essencial para o homem que não é utilizado na síntese dos hormônios tireoidianos: a triiodotironina (T4) e a tiroxina (T3).
Os hormônios tireoidianos atuam somente na manutenção do metabolismo basal, principalmente na manutenção do calor do corpo.
A iodação do sal no Brasil é obrigatória em todo o sal destinado ao consumo humano - Lei no 6.150, de 3 de dezembro de 1974.
A alimentação domiciliar por sonda deve ter, preferencialmente, a seguinte característica:
permitir o uso de preparações artesanais para sonda naso-jejunal.
ser localizada no nariz, pois é a de menor risco de deslocamento.
ser adotada a gastrostomia, porque permite administração em bolo.
ser usada a administração contínua com uso de bomba infusora para as fórmulas que devem ser administradas rapidamente.
ser adotada a jejunostomia para o paciente com estômago funcionante.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...