Questões de Nutrição

Lista completa de Questões de Nutrição para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com o Guia alimentar para a população brasileira, assinale a alternativa que contempla os atributos básicos para que se tenha uma alimentação saudável.

  • A.

    Acessibilidade física e financeira, sabor, cor, variedade, harmonia e segurança sanitária.

  • B.

    Alimentação rica em fontes de proteínas, lipídeos e carboidratos.

  • C.

    Acesso aos alimentos industrializados, prépreparados ou prontos.

  • D.

    Acesso à tríade legumes–frutas–verduras.

  • E.

    Acessibilidade física e financeira, para pagar alguém para preparar a comida.

Boas práticas em serviços de alimentação são uma importante ferramenta para atingir um determinado padrão de qualidade e garantir a segurança dos alimentos através de condutas adequadas de manipulação. Considerando esse assunto é INCORRETO afirmar que

  • A.

    para assegurar a qualidade dos alimentos devem ser adotados diversos procedimentos em toda cadeia envolvida.

  • B.

    as Unidades de Alimentação que adotam um programa de controle de suas etapas (pré-preparo, preparo e distribuição) são mais capacitadas para evitar um surto de origem alimentar.

  • C.

    programas de treinamento permanentes e eficazes, bem como informação e conscientização dos manipuladores, são uma condição para oferecer ao consumo alimentos seguros e com propriedades nutricionais adequadas.

  • D.

    controlando-se a temperatura e tempo pode-se obter melhorias na qualidade e minimização de riscos de um surto de origem alimentar.

  • E.

    o treinamento de boas práticas é um pré-requisito para alcançar a inocuidade dos alimentos.

Em dietética, a remoção dos nutrientes do conteúdo intracelular por ação da água nos processos de higienização ou na cocção úmida por imersão denomina-se

  • A.

    Liofilização.

  • B.

    Convecção.

  • C.

    Extrusão.

  • D.

    Irradiação.

  • E.

    Lixiviação.

No Guia alimentar para a população brasileira, o item que trata do referencial teórico é considerado como um dos mais importantes do documento, dado o seu caráter informativo.

Segundo a seção do guia que aborda o panorama do perfil epidemiológico do Brasil, é CORRETO afirmar:

  • A.

    As deficiências nutricionais são situações superadas pelo sistema de saúde.

  • B.

    A desnutrição na infância, que se expressa no baixo peso e no atraso do crescimento e desenvolvimento, possui relação direta com ocorrências futuras de doenças crônicas não-transmissíveis.

  • C.

    A hipovitaminose A, anemia por carência de ferro e deficiência por carência de iodo (DCI) se caracterizam como sendo distúrbios nutricionais sem representatividade no país.

  • D.

    Os números absoluto e relativo de mortes por doenças infecciosas vêm aumentando no Brasil.

  • E.

    No Brasil, assim como em outros países da América Latina, são priorizados os tratamentos médicos e cirúrgicos na assistência aos portadores de DCNT.

O Guia Alimentar para a População Brasileira prevê como orientação básica para a alimentação da criança até os 2 anos de idade:

I. Leite materno até 6 meses de idade e depois complementar com outros alimentos, mantendo o leite materno até os 2 anos ou mais.

II. Leite materno no mínimo até os 3 meses de idade e depois complementar com outros alimentos, mantendo o leite materno no máximo até os 2 anos.

III. Leite materno no mínimo até os 4 meses de idade e depois complementar com outros alimentos, mantendo o leite materno no máximo até os 2 anos.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas III.

  • D.

    Apenas I e II.

  • E.

    Apenas II e III.

Analise as assertivas a seguir e marque V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A clorofila confere a cor verde às células vegetais e não tem função nutricional.

( ) A cocção de arroz se inicia pela hidratação dos grãos polidos, com aplicação do calor úmido que reduz a quantidade de amilose do grão.

( ) A gliadina e a glutenina são proteínas presentes no trigo; a gliadina é responsável pela viscosidade, enquanto a glutenina responde pela elasticidade das massas panificáveis.

( ) Os aminoácidos lisina e metionina são denominados “limitantes” nas leguminosas e cereais, respectivamente.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A.

    V – F – V – F.

  • B.

    V – V – F – F.

  • C.

    V – F – V – V.

  • D.

    F – F – V – F.

  • E.

    F – V – V – V.

Considere o caso apresentado no enunciado abaixo e responda às questões 31 e 32.

Considerando a prescrição dietética elaborada pelo nutricionista na questão anterior, a Unidade de Produção de Refeições vai servir à paciente seis refeições diárias. Os nutrientes estarão distribuídos adequadamente nas refeições. Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o desjejum que atende às recomendações da prescrição.

  • A.

    1 xícara de leite com café pingado; açúcar; 3 fatias de pão sem sal; 1 fatia de ricota sem sal; 1 sachê de manteiga sem sal; 1 sachê de geleia; 1 fatia de mamão.

  • B.

    1 xícara de chá ou café com açúcar; 3 fatias de pão sem sal; 1 sachê de manteiga sem sal; 2 sachês de geleia; 1 fatia de mamão.

  • C.

    2 torradas doces; 1 sachê de geleia; chá ou café com açúcar à vontade.

  • D.

    1 xícara de chá ou café com adoçante dietético; 3 fatias de pão sem sal; 1 sachê de manteiga sem sal; 1 sachê de geleia; 1 carambola.

  • E.

    2 xícaras de leite com café pingado; 1 ½ pão francês; 1 sachê de manteiga; 1 sachê de geleia; 1 fatia de mamão.

A nutrição esportiva melhora o desempenho e a composição corporal, otimizando a qualidade de vida. Assinale a alternativa correta.

  • A.

    A mistura de carboidratos e eletrólitos na água estimula o transporte passivo com absorção mais rápida de água após o treino.

  • B.

    A creatina é sintetizada no fígado e rins a partir da arginina, leucina e metionina.

  • C.

    A desidratação é um dos efeitos adversos da suplementação de creatina em atletas.

  • D.

    A concentração de carboidrato nas bebidas para esportistas é de 10-14%.

  • E.

    As proteínas são as principais fontes de energia para a maior parte dos esportes competitivos.

Em relação aos critérios de avaliação e seleção de fornecedores no transporte dos alimentos, é possível fazer as seguintes afirmações a respeito das exigências legais:

I. O transporte aberto com proteção é destinado para pães e produtos da panificação.

II. O transporte fechado à temperatura ambiente é destinado aos produtos de confeitaria, pescado salgado ou defumado.

III. O transporte fechado, isotérmico ou refrigerado é destinado aos alimentos gelados, refeições prontas, produtos cárneos.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas III.

  • D.

    Apenas I e II.

  • E.

    Apenas II e III.

Assinale a alternativa correta.

I) A bolsa alimentação terá duração de 12 meses e pode ser renovada desde que o responsável cumpra uma agenda de compromissos.

II) São beneficiários do programa bolsa alimentação gestantes e nutrizes e ainda crianças de 6meses a 6 anos e onze meses de idade que estejam em risco nutricional.

III) É responsabilidade da Secretaria Estadual de Saúde efetuar o cadastro dos beneficiários.

IV) Cada família cadastrada no programa bolsa alimentação receberá a importância de R$ 45,00 por beneficiário.

  • A.

    III e IV estão corretas.

  • B.

    I, III e IV são falsas.

  • C.

    I e III estão corretas.

  • D.

    Apenas II e III estão corretas.

  • E.

    Apenas I e IV são falsas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...