Questões de Nutrição

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As frutas são alimentos fonte de vitaminas, minerais, carboidrato e fibras. A pectina é considerada o elemento cimentante das frutas e tem a capacidade de se dissolver na água, concentrar e precipitar em forma de geleia na presença de

  • A. ácido.
  • B. sal.
  • C. proteína.
  • D. lipídeo.
  • E. minerais.

Com base nas informações acima, que compõem o resumo de uma pesquisa sobre deficiência de ferro e anemia em crianças de Vitória – ES, bem como nos múltiplos aspectos por elas suscitados, julgue os itens a seguir.

Considerando que a ferritina sérica sofra elevação do seu nível durante ou após quadro infeccioso/inflamatório, é correto afirmar que, nessa situação, haverá uma avaliação falso-negativa de ferropenia em crianças com concentrações plasmáticas de ferritina iguais ou superiores a 12 ng/mL.

  • C. Certo
  • E. Errado

A temperatura do forno é importante para garantir que a preparação apresente os aspectos desejados. A utilização de uma temperatura baixa é recomendada para preparo de

  • A. pão.
  • B. suspiro.
  • C. empadas.
  • D. carne assada.
  • E. massa folhada.

A adolescência, uma etapa evolutiva caracterizada por profundas transformações físicas, compreende, de acordo com a OMS, as idades de 10 a 19 anos. Com relação aos parâmetros de avaliação nutricional que permitem identificar aspectos importantes do desenvolvimento puberal, julgue os itens conseguintes.

Ao final do processo de maturação sexual, a análise da composição corporal indica que, devido à ação do estrogênio, as meninas apresentam maior aumento da gordura corporal que os meninos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na técnica dietética, são utilizadas algumas terminologias para definir preparações de alimentos, como, por exemplo, o termo concassé que significa

  • A. cocção mista de vegetais.
  • B. creme gelado feito à base de gelatina e biscoito champanhe.
  • C. molho de polpa de tomate concentrado com azeite.
  • D. caldo concentrado de carne.
  • E. carne cozida e picada com molho parisiense.

A ocorrência de desnutrição tem sido explicada em função de alguns mecanismos fisiológicos. Analise os mecanismos fisiológicos abaixo.

I – Doenças infecciosas

II – Deficiência enzimática

III – Queimadura

É(São) mecanismo(s) relacionado(s) à desnutrição, associado( s) à diminuição da absorção de nutrientes, o(s) apresentado( s) em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    I e II, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Com base na figura acima, que representa o trato digestório humano, julgue os itens de 71 a 77.

Em casos de insuficiência pancreática, a lipase gástrica é eficiente na prevenção à esteatorreia, pois possibilita que a absorção de triglicerídios de cadeia longa ocorra na estrutura indicada por IV.

  • C. Certo
  • E. Errado

Durante a cocção da carne, ocorrem modificações nos tecidos muscular, conjuntivo e adiposo. Sobre esse processo afirma-se que a

  • A. decomposição da hemoglobina em hematina acontece depois da gelatinização do colágeno
  • B. gelatinização do colágeno acontece antes da fusão da gordura.
  • C. coagulação das proteínas acontece antes da fusão da gordura.
  • D. coagulação das proteínas acontece antes da decomposição da hemoglobina em hematina
  • E. coagulação da proteína acontece depois da gelatinização do colágeno.

Com base na figura acima, que representa o trato digestório humano, julgue os itens de 71 a 77.

Os ácidos graxos de cadeia curta produzidos na estrutura indicada por V tanto aumentam a absorção de eletrólitos e água quanto reduzem a carga osmótica de açúcares mal digeridos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para o sucesso da educação nutricional, a abordagem deve ser centrada no indivíduo, e alguns aspectos devem ser considerados. Analise os aspectos abaixo.

I – O nutricionista deve ouvir o cliente para poder falar para ele e não com ele.

II – Incentivar os pequenos passos e não focalizar apenas o resultado final.

III – Evitar transmitir julgamentos sobre as decisões, estilo de vida ou comportamento do cliente.

É(São) aspecto(s) que deve(m) ser considerado(s)

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. II e III.
  • E. I, II e III.
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