Lista completa de Questões de Nutrição para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito da abordagem nutricional nos diferentes ciclos da vida, julgue os itens subsequentes.
Em crianças, as necessidades de proteína por unidade de peso, bem como de aminoácidos essenciais, são maiores quando comparadas às dos adultos.
A doença hepática, o alcoolismo e a desnutrição são condições comumente associadas que interferem no metabolismo de micronutrientes. Acerca desse tema, julgue os itens de 74 a 77.
Em pacientes cirróticos, a anemia por deficiência de vitamina B12 é mais comum do que a anemia ferropriva, devido ao sangramento crônico e periódico da mucosa gástrica.
Julgue os itens seguintes, acerca dos alimentos funcionais.
A legislação brasileira não define alimento funcional, e sim a alegação de propriedade funcional e de propriedade de saúde, estabelecendo diretrizes para a sua utilização e registro.
Quanto a carências nutricionais, julgue os itens seguintes.
Considere que, em determinado hospital, uma criança de 4 anos de idade com 10 kg tenha sido internada com hipoglicemia, desidratação e anemia grave. O nutricionista observou, nessa criança, sinais clínicos e antropométricos de desnutrição. Nesse caso, na fase de estabilização metabólica, recomenda-se uma dieta de 800 a 1.000 kcal por dia.
Acerca de digestão, absorção, transporte e excreção de nutrientes, julgue os itens subsequentes.
Algumas fibras, como a quitosana e o amido resistente, apresentam a propriedade de elevar a absorção de zinco em dietas que contenham fitatos.
Quanto a carências nutricionais, julgue os itens seguintes.
Na insuficiência renal crônica, o paciente pode apresentar quadros de carências de nutrientes, devido a alterações metabólicas, como diminuição das taxas de colesterol e triglicerídio sérico, elevação da lípase lipoprotéica, hiperglicemia e deficiência de vitamina B12.
Quanto à avaliação do estado nutricional, julgue os itens seguintes.
Na vigência de processo inflamatório, o uso da albumina sérica como marcador do estado nutricional pode estar comprometido, pois, nessa situação, ocorre um aumento na síntese hepática de proteínas positivas da fase aguda, como a proteína C reativa, em detrimento das negativas, como a albumina.
Quanto à digestão, à absorção e à metabolização dos macronutrientes, julgue os próximos itens.
A utilização preferencial de ácidos graxos como fonte energética pelas células do tecido nervoso pode ser explicada tanto pela alta concentração de enzimas que participam da beta oxidação nessas células quanto pela facilitação de seu transporte através da barreira hematoencefálica.
A alta prevalência de idosos desnutridos internados requer do nutricionista um cuidado especial com essa população, principalmente em relação aos procedimentos de avaliação nutricional e conduta. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.
A avaliação bioquímica do estado nutricional do idoso inclui perfil glicídico e lipídico, albumina, marcadores do metabolismo do ferro, contagem total de linfócitos, além do estado de vitaminas, como vitamina B12 e ácido fólico. Contudo, apesar de detectarem problemas nutricionais, esses indicadores também podem ser influenciados por doenças de base, como as inflamatórias, o uso de medicamentos ou estresse, comuns entre idosos.
Estudos clássicos da relação entre deficiência de certos nutrientes na alimentação e surgimento de doenças carenciais constituem a história da epidemiologia nutricional. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes.
Quanto à epidemiologia da obesidade, a Organização Mundial de Saúde (OMS), reconhecendo que o equilíbrio energético se sobrepõe a fatores dietéticos isolados, como o consumo de gorduras, destaca, em suas atuais diretrizes de enfrentamento da questão, que manter o equilíbrio energético é fundamental no controle da obesidade.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...