Lista completa de Questões de Nutrição para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Diversas variáveis interferem na taxa de metabolismo basal dos indivíduos, dentre elas Krause (2005) afirma que:
A taxa metabólica de repouso é primariamente determinada pela massa adiposa.
A secreção de tiroxina e noradrenalina é reguladora importante de taxa metabólica basal.
O aumento no metabolismo basal é inversamente proporcional ao desenvolvimento muscular.
No estado de repouso, a energia é gasta com o objetivo principal de manter a temperatura corporal.
A taxa metabólica basal atinge seu maior pico na puberdade.
Todos os alimentos podem se adaptar a um estilo de alimentação saudável se consumidos com moderação, no tamanho de porção apropriado e combinado com atividade física, todos os alimentos podem ser enquadrados em uma dieta saudável.
(ADA -American Dietetic Association 2002.)
Com base no guia de pirâmide alimentar assinale a seqüência que corresponde a recomendação dietética adequada, por grupos de alimentos, em porções, para o indivíduo adulto:
Laticínios 4 a 5 grãos 6 a 7 frutas 5 hortaliças 2 carnes 1 a 2.
Laticínios 2 a 3 grãos 6 a 11 frutas 2 a 4 hortaliças 3 a 5 carnes 2 a 3.
Laticínios 5 a 6 grãos 12 frutas 1 hortaliças 6 carnes 4.
Laticínios 3 grãos 5 frutas 6 a 8 hortaliças 5 carnes 1.
Laticínios 1 a 2 grãos 4 a 6 frutas 5 a 6 hortaliças 7 a 8 carnes 8.
Julgue os itens seguintes, que versam sobre avaliação do estado nutricional.
A principal vantagem de se utilizar o IMC como instrumento de avaliação do estado nutricional advém do fato de que, por meio desse índice, é possível distinguir o peso atribuído ao músculo daquele atribuído ao tecido adiposo.
A obesidade é uma doença crônica resultante da manutenção de balanço energético positivo e excesso de gordura corporal. Acerca do conhecimento de avaliação, repercussões metabólicas e tratamento dietético racional da obesidade, julgue os itens de 81 a 83.
Recomenda-se plano de restrição energética moderada para tratamento da obesidade, com redução progressiva de ingestão calórica habitual de 500 kcal a 1.000 kcal por dia. Nesse plano, a energia da dieta prescrita não deverá ser inferior a 1.200 kcal.
A necessidade nutricional do idoso, em termos de energia, em geral está:
Aumentada.
Diminuída.
Aumentada, se indivíduo sedentário.
Diminuída, se indivíduo ativo.
NRA.
A obesidade é uma doença crônica resultante da manutenção de balanço energético positivo e excesso de gordura corporal. Acerca do conhecimento de avaliação, repercussões metabólicas e tratamento dietético racional da obesidade, julgue os itens de 81 a 83.
Pacientes obesos possuem baixas concentrações de ácidos graxos livres circulantes, resultado do estado de lipogênese dos triglicerídios. A diminuição deste substrato provoca intolerância à glicose tanto no músculo como no fígado.
De acordo com a portaria interministerial de 25 de Agosto de 2006, que trata das alterações nos parâmetros nutricionais do programa de alimentação do trabalhador (PAT) O percentual protéico calórico (NDPCAL) das refeições deve ser de:
Mínimo de 6% e máximo de 10%
7%
Mínimo de 10% e máximo de 15%
8%
12%
A alimentação e a nutrição são requisitos básicos para a promoção e a proteção da saúde, possibilitando a afirmação plena do potencial de crescimento e desenvolvimento humano com qualidade de vida e cidadania, segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos. A alimentação é um processo voluntário e consciente de escolha das substâncias alimentares disponíveis. A nutrição é o processo por meio do qual o organismo recolhe e transforma os alimentos em outras substâncias mais simples. Com relação à alimentação e à nutrição, julgue os itens a seguir.
Alimento é toda substância ou mistura de substâncias nos estados sólido, líquido ou pastoso, destinada a fornecer ao organismo humano os elementos necessários à sua formação, à sua manutenção e ao seu desenvolvimento.
A doença hepática, o alcoolismo e a desnutrição são condições comumente associadas que interferem no metabolismo de micronutrientes. Acerca desse tema, julgue os itens de 74 a 77.
Níveis circulantes de zinco no soro de pacientes cirróticos encontram-se usualmente reduzidos, pela menor ingestão e absorção, ou mesmo, maior excreção urinária desse mineral.
A doença hepática, o alcoolismo e a desnutrição são condições comumente associadas que interferem no metabolismo de micronutrientes. Acerca desse tema, julgue os itens de 74 a 77.
Depleção de reservas hepáticas de beta caroteno e retinol ocorrem somente após a redução nos seus níveis plasmáticos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...