Lista completa de Questões de Nutrição do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente de 40 anos de idade que faz sessões de hemodiálise três vezes por semana é eutrófico e apresenta o peso corpóreo pós-diálise de 60 kg, que coincide com o seu peso teórico. Sua pressão arterial é de 130 mmHg × 95 mmHg e seu potássio sanguíneo, de 7 mg/dL.
Com base nessa situação, julgue os itens a seguir.
A prescrição de uma dieta de 2.600 kcal diárias é recomendada para que o paciente apresente balanço nitrogenado neutro.
Quanto às alterações metabólicas e suas conseqüências nutricionais nos idosos, julgue os itens a seguir.
Nos idosos, a taxa de metabolismo basal aumenta progressivamente, devido ao aumento da massa corpórea magra.
A adolescência é um período em que ocorrem intensas transformações físicas, psicológicas e comportamentais. Acerca da nutrição nessa fase da vida, julgue os itens subseqüentes.
O aumento da massa muscular e do volume plasmático na adolescência requer a ingestão de mais proteínas e ferro do que na fase escolar.
Acerca da anatomia e fisiologia do aparelho digestivo humano, representado esquematicamente na figura acima, julgue os itens de 87 a 91.
A presença de fezes no local 10 desencadeia o reflexo de defecação, que é mediado pela medula espinhal, estimulando as áreas 7 e 11.
Acerca da anatomia e fisiologia do aparelho digestivo humano, representado esquematicamente na figura acima, julgue os itens de 87 a 91.
Na mucosa dos locais 7 e 8 ocorrem pregas de Kerckring, vilosidades e microvilosidades. Nesses locais, as substâncias são absorvidas por transporte passivo.
Acerca da anatomia e fisiologia do aparelho digestivo humano, representado esquematicamente na figura acima, julgue os itens de 87 a 91.
Em 4 ocorre a concentração dos ácidos biliares e, em 8, a emulsificação das gorduras, por meio das enzimas digestivas da bile.
Globalmente, sabe-se que prevalência da obesidade entre crianças, adolescentes e adultos apresenta-se cada vez mais elevada. Acerca desse tema, julgue os seguintes itens.
Na infância e na adolescência, o tratamento da obesidade visa à incorporação de hábitos alimentares e de estilos de vida saudáveis, de maneira gradual e duradoura.
Os conceitos atuais de recomendações nutricionais para indivíduos saudáveis incluem valores de nutrientes visando à diminuição do risco de doenças crônicas não transmissíveis e não apenas a ausência de sinais de deficiência. No estabelecimento da ingestão dietética de referência atual, que se convencionou chamar de DRIs (dietary reference intakes) encontram-se, ainda, outras características e recomendações que devem ser consideradas. A respeito desse assunto, julgue os itens de 76 a 78.
Um coeficiente de variação (CV) de 10% (desvio padrão da recomendação dividido pela recomendação média × 100) tem sido assumido para a maioria dos nutrientes para os quais a EAR foi estabelecida. Se a recomendação para um dado nutriente apresentar distribuição normal, um CV de 10% significa que 95% dos indivíduos deverão ter suas recomendações preenchidas entre 80% e 120% da EAR (mais ou menos dois desvios padrão).
Os conceitos atuais de recomendações nutricionais para indivíduos saudáveis incluem valores de nutrientes visando à diminuição do risco de doenças crônicas não transmissíveis e não apenas a ausência de sinais de deficiência. No estabelecimento da ingestão dietética de referência atual, que se convencionou chamar de DRIs (dietary reference intakes) encontram-se, ainda, outras características e recomendações que devem ser consideradas. A respeito desse assunto, julgue os itens de 76 a 78.
Seis níveis de referência foram estabelecidos: a necessidade média estimada (estimated average requirement – EAR), a ingestão dietética recomendada (recommended dietary allowance – RDA), ingestão adequada (adequate intake – IA), ingestão inadequada (inadequate intake – II), limite superior tolerável de ingestão (tolerable upper intake level – UL) e, recomendação para ingestão de nutrientes (recommended nutrient intakes – RNI).
Experiências bem sucedidas na área de ensino e aprendizagem de nutrição e alimentação servem de modelo para o estabelecimento de práticas educativas adequadas. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.
Na escola, para que o trabalho do nutricionista seja de fato educativo, é necessária a aplicação do modelo tecnicista de intervenção, no qual a transmissão de normas e conceitos atende ao objetivo de mudança de comportamento do grupo atendido, devendo prevalecer o saber técnico sobre o saber popular.
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