Lista completa de Questões de Nutrição do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O mel é considerado um dos principais vetores do botulismo infantil, por esse motivo, o consumo de mel para crianças menores de um ano de idade é contra-indicado. O patógeno responsável pela produção da neurotoxina é o Clostridium botulinum, classificado como:
rotavírus;
bactéria anaeróbia;
fungo;
bactéria aeróbia;
vírus.
A água é considerada potável, sob o ponto de vista microbiológico, quando apresenta ausência de coliformes totais e termotolerantes em 100 ml de amostra de água para consumo. O mais específico indicador de contaminação fecal recente e de eventual presença de organismos patogênicos é a bactéria:
enterobacter cloacae;
citrobacter diversus;
klebsiella pneumoniae;
serratia marcescens;
escherichia coli.
A intoxicação é causada pela ingestão de uma toxina préformada por patógenos afetando o Trato Gastrointestinal. Também conhecida como disenteria bacilar, essa bactéria grannegativa causa uma forma grave de diarreia e geralmente possui um período de incubação de 12 horas a 2 semanas. Essa bactéria é denominada de:
Salmonella.
Vibrio parahaemolyticus.
Shigella.
Vibrio Chlerae.
Clostridium perfringes.
Em relação ao oxigênio, são poucos os microorganismos patogênicos aeróbios estritos importantes em alimentos. Constitui exemplo desses microorganismos:
Pseudomonas sp.
Clostridium botulinum.
Clostridium perfringes.
Clostridium tetani.
Escherichia coli.
A qualidade microbiológica dos alimentos pode ser verificada a partir da verificação da presença de alguns micro-organismos. O micro-organismo utilizado como indicador de contaminação fecal é
Listeria monocytogenos.
Clostridium botulinium.
Giardia lamblia.
fungo.
Escherichia coli.
Nutrição - Microrganismos em Alimentos. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Uma UAN de uma empresa, responsável pela produção de 1.200 refeições por dia, preparou o seguinte cardápio: arroz, fricassê de frango, salada de batatas, tomate e alface. Para a preparação do fricassê de frango, foram cozidas carcaças de peito de frango até atingirem a temperatura de 70 ºC no centro do produto, as quais foram desossadas manualmente e a carne foi transferida ainda quente para vasilhames plásticos, do tipo monobloco, com profundidade de 40 cm, colocados em refrigeração. No dia seguinte, a carne foi retirada da refrigeração às 8 h da manhã para ser desfiada e às 10 h foi colocada em caldeira junto aos demais ingredientes para cozimento. O fricassê ficou pronto às 10 h 45 min e foi servido de 11 h até 12 h 30 min, sendo armazenado em balcão térmico a temperatura de 43 ºC. A partir das 13 h do mesmo dia, começaram a chegar pessoas no departamento médico da empresa relatando fortes dores abdominais, vômitos, diarreia e calafrios, totalizando 500 acometimentos. Desse total, 40 pessoas necessitaram ser hospitalizadas.
Tendo como referência o texto acima, julgue os próximos itens.
Avaliando a sintomatologia apresentada pelos comensais e o período de incubação informado, é correto inferir que, provavelmente, a bactéria responsável pela enfermidade foi a Salmonella spp.
Uma mulher com cinquenta anos de idade foi encaminhada ao nutricionista, com diagnóstico de síndrome metabólica caracterizada por obesidade de grau 2, hipertensão arterial e intolerância à glicose. Com relação ao perfil lipídico, observou-se redução do HDL-colesterol.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir, acerca da avaliação e conduta nutricional.
Recomenda-se, nesse caso, a avaliação da medida da prega cutânea suprailíaca, por ser um parâmetro sensível e específico de avaliação da gordura subcutânea, fortemente associada à síndrome metabólica e a seus componentes, representados, nesse caso, por resistência a insulina, hipertensão arterial e dislipidemia.
Uma mulher com cinquenta anos de idade foi encaminhada ao nutricionista, com diagnóstico de síndrome metabólica caracterizada por obesidade de grau 2, hipertensão arterial e intolerância à glicose. Com relação ao perfil lipídico, observou-se redução do HDL-colesterol.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir, acerca da avaliação e conduta nutricional.
Pelas características apresentadas, infere-se que uma avaliação antropométrica realizada nessa paciente revelaria índice de massa corporal (IMC) e circunferência da cintura superiores a 40 kg/m2 e 88 cm, respectivamente.
Considerando a tabela acima, que apresenta os resultados mais recentes acerca do estado nutricional da população adulta brasileira, determinado pelo IMC, julgue os itens subsequentes.
As três regiões que apresentam maior prevalência de excesso de peso e obesidade, em ambos os sexos e independentemente da situação do domicílio, são Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
18
19
19,14
20
20,14
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...