Lista completa de Questões de Nutrição do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Alguns indicadores antropométricos podem ser utilizados para avaliação do estado nutricional de gestantes. Qual é o indicador que permanece relativamente estável durante a gestação, sendo utilizado para avaliar o estado nutricional anterior à gestação, especialmente na ausência da informação do peso pré-gestacional?
Perímetro da coxa
Perímetro do braço
Dobra cutânea biciptal
Dobra cutânea triciptal
Dobra cutânea subescapular
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (1998), a medida da circunferência da cintura está associada ao risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Um homem de 45 anos, com medida de circunferência da cintura igual a 96 centímetros, é classificado como propenso a um risco de complicações metabólicas
muito baixo
baixo
médio
elevado
muito elevado
A avaliação do estado nutricional dos adolescentes é fundamental para acompanhar o desenvolvimento nessa fase da vida. De acordo com o Índice de Massa Corporal para a idade, os adolescentes são classificados da seguinte forma:
percentil 3: baixo peso
percentil 10: desnutrição
percentil 10: eutrofia
percentil 80: eutrofia
percentil 97: sobrepeso
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o depósito de gordura no organismo está relacionado ao risco de complicações metabólicas quando a circunferência da cintura da mulher é superior ou igual a:
78 cm
80 cm
83 cm
85 cm
88 cm
A prega deverá ser formada na linha média axilar, com o dedo indicador logo acima da crista ilíaca, na posição diagonal, ou seja, seguindo a linha de clivagem natural da pele no lado direito do indivíduo. É a técnica utilizada na medição da seguinte prega cutânea:
tricipital.
bicipital.
subescapular.
supra-ilíaca.
ilíaca.
Quanto à avaliação nutricional subjetiva global, assinale a alternativa correta.
Uma perda maior de 10% em seis meses, com recuperação ou manutenção do peso nas últimas semanas, é considerada um melhor prognóstico que uma perda de 10% de peso em seis meses sem sinais de recuperação ou estabilidade.
É necessário verificar os exames bioquímicos que indicam o estado nutricional, como a albumina sérica.
Deve-se avaliar a presença de sintomas gastrointestinais independentemente da sua frequência.
Alterações intencionais na ingestão alimentar devido à dietoterapia de doenças específicas devem ser consideradas na conclusão dessa avaliação.
É um instrumento de triagem nutricional e não pode ser utilizado como instrumento de avaliação nutricional.
Um paciente com cinquenta anos de idade procurou assistência ambulatorial nutricional, apresentando índice de massa corporal de 37,4 kg/m2 e diagnóstico de hipertensão arterial e intolerância à glicose.
Considerando o diagnóstico nutricional e as recomendações dietéticas aplicáveis ao caso clínico acima, julgue os próximos itens de acordo com o guia alimentar para a população brasileira, do Ministério da Saúde.
No paciente em questão, provavelmente, a medida da circunferência da cintura estará aumentada, visto que esse parâmetro está associado ao acúmulo de gordura visceral, que, por sua vez, provoca alterações metabólicas como as descritas.
Com referência ao quadro clinico de uma paciente com 49 anos de idade, 101 kg, 155 cm de estatura, 105 cm de circunferência abdominal, hiperinsulinêmica, hiperfágica,julgue os itens a seguir.
O valor da circunferência abdominal correlaciona se com excesso de tecido adiposo mesentérico e omental, que são sensíveis a estímulos lipolíticos, OS produtos dessa lipolise aumentam a neoglicogênese e as lipoproteínas de muito baixa densidade, diminuem o Cløćzrence hepático da insulina e, consequentemente, favorecem a hiperinsulinemia.
Com referência ao quadro clinico de uma paciente com 49 anos de idade, 101 kg, 155 cm de estatura, 105 cm de circunferência abdominal, hiperinsulinêmica, hiperfágica,julgue os itens a seguir.
De acordo com o índice de massa corporal (IMC), a paciente em tela apresenta obesidade mórbida (grau 111).
Nos idosos, o uso de medicamentos de longo prazo pode interferir na digestão, absorção e no metabolismo de nutrientes, causando desnutrição e até anorexia. Entre os sintomas abaixo, aponte aquele mais relacionado ao uso prolongado de diuréticos e laxantes, nesta fase de vida:
Gastrite e úlcera.
Depleção de eletrólitos.
Má absorção de magnésio.
Má absorção de vitamina B12 e cálcio.
Osteoporose e hiperglicemia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...