Lista completa de Questões de Nutrição do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direcionado a gestantes, nutrizes e crianças de até 24 meses, cujo atendimento é realizado basicamente através de Postos de Saúde Pública e, eventualmente, pelas Associações Comunitárias,
Igrejas ou Paróquias, Prefeituras e outras entidades. Promove a distribuição de uma cesta de alimentos básicos juntamente com a prestação de um atendimento primário de saúde. Segundo dados oficiais, em 1989 estavam inscritas no Programa cerca de 2,7 milhões de gestantes e nutrizes e 3,4 milhões de crianças de 6 a 24 meses. O trecho acima refere-se a qual programa de suplementação alimentar?Programa de Suplementação Alimentar PSA, do Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição INAN.
Programas de Complementação Alimentar PCA e de Distribuição de Leite, desenvolvidos pela Legião Brasileira de Assistência LBA.
Programa Nacional de Leite para Crianças Carentes PNLCC, desenvolvido pela Secretaria Especial de Habilitação e Ação Comunitária SEHAC.
Programas de Distribuição de Alimentos a Crianças em Idade Pré-Escolar.
A diminuição da velocidade de crescimento e, portanto, diminuição do apetite é característica nutricional:
Do pré-escolar
Do escolar
Do adolescente
Do idoso
O aleitamento materno exclusivo fornece quantidades adequadas de ferro até cerca de 6 meses de idade, após o que se torna elevada a chance de desenvolvimento de anemia ferropriva:
I. Após os 6 meses de vida, cerca de 97% das necessidades de ferro devem ser supridas pela alimentação complementar.
II. O Comitê de Nutrologia Pediátrica da Sociedade Brasi lei ra de Pediat r ia recomenda a suplementação diária com 1 mg de ferro/ Kg para crianças a termo no momento em que for iniciada a alimentação complementar e até os 2 anos de idade.
III. OPrograma Nacional de Suplementação de Ferro recomenda que todas as crianças de 6 a 18 meses de idade recebam 25 mg de ferro elementar uma vez por semana.
Assinale:
se apenas as afirmativas I e II forem verdadeiras.
se apenas as afirmativas I e III forem verdadeiras.
se apenas as afirmativas II e III forem verdadeiras.
se todas as afirmativas forem verdadeiras.
se nenhuma afirmativa for verdadeira.
As doenças diarreicas representam uma importante causa de morbidade e mortalidade no mundo, ocorrendo, principalmente, em crianças menores de 5 anos. A doença diarreica aguda é um dos fatores que mais contribui para a debilitação do estado nutricional das crianças, e seu efeito negativo sobre o crescimento é exercido por todos os mecanismos abaixo, EXCETO:
redução da quantidade de alimentos ingerido
diminuição do apetiteemcerca de 45%.
má-absorção de nutrientes.
perdas de nutrientes causadas por vômitos e febre.
suspensão da alimentação com fins de pausa intestinal.
Para avaliação funcional da deficiência de vitamina A (DVA) em gestantes, pode-se adotar entrevista padronizada para a investigação da cegueira noturna gestacional, constituída basicamente por três perguntas: (a) Você tem dificuldade para enxergar durante o dia? (b) Você tem dificuldade para enxergar com pouca luz ou à noite? (c) Você tem cegueira noturna? Serão considerados casos de cegueira noturna as gestantes que apresentarem as seguintes respostas:
a resposta da pergunta (a) for não e ao menos uma resposta das perguntas (b) e (c) for sim
a resposta da pergunta (a) for sim e ao menos uma resposta das perguntas (b) e (c) for não
a resposta da pergunta (a) e (b) for sim e resposta da pergunta (c) for não.
todas as respostas forem sim.
todas as respostas forem não
Um novo método de avaliação nutricional antropométrica de gestantes foi proposto pelo Ministério da Saúde (MS) em 2004, tendo sido reeditado em 2005 e 2006 no manual técnico de pré-natal e puerpério. Na proposta do MS:
I. ainda não foram estabelecidos limites de ganho de peso previstos, segundo categorias de Índice de Massa Corporal (IMC) para os casos de baixa estatura materna.
II. não são definidas as faixas de ganho de peso mínimo para situações nas quais a gestante já atingiu todo o ganho de peso sugerido conforme seu IMC inicial.
III. o MS utilizou um método distinto, sendo constituído somente com base em dados de mulheres adultas americanas.
Assinale:
se apenas as afirmativas I e II forem verdadeiras.
se apenas as afirmativas I e III forem verdadeiras.
se apenas as afirmativas II e III forem verdadeiras.
se todas as afirmativas forem verdadeiras
se nenhuma afirmativa for verdadeira.
A fenilcetonúria é um erro inato no metabolismo de herança autossômica recessiva, que resulta da deficiência da enzima hepática fenilalanina hidroxilase. Esta enzima catalisa a conversão da fenilalanina em tirosina, que tem papel importante na produção dos neurotransmissores dopamina e noradrenalina. A deficiência enzimática causa aumento de fenilalanina (FAL) no sangue e tecidos, levando a um quadro clínico específico. Este quadro caracteriza-se por atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, hiperatividade, convulsões, alterações cutâneas, tais como eczema e distúrbios da pigmentação, comportamento agressivo ou tipo autista, hipotonicidade muscular, tremores, microcefalia, descalcificação de ossos longos, retardo de crescimento, odor característico na urina e suor.
O diagnóstico precoce é realizado por:
Exames de Ressonância Magnética realizados no pré-natal;
Teste de Bioimpedância em gestantes a partir do 6º. Mês, realizado exclusivamente em consultórios de nutrição;
Triagem neonatal, Teste do Pezinho, obrigatório em todo território nacional e oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS);
Ultrassom morfológico realizado no 4º. Mês de gestação.
Dentre os sinais e sintomas listados abaixo, assinale aqueles que são características da criança marasmática:
I. Caquexia.
II. Diarréia.
III. Apatia.
IV. Hipoalbuminemia.
V. Cabelos descorados.
VI. Irritabilidade.
VII. Hipotermia.
II, III e V;
III e VII;
IV, V e VI;
I, IV e VI;
I e VI.
Todas as vitaminas estão presentes em quantidades suficientes no leite materno, para atender as necessidades do lactente, com exceção da vitamina:
B12;
D;
C;
A;
E.
Em relação ao acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de uma criança nos serviços básicos de saúde, marque a alternativa correta.
O indicadores peso/idade e altura/idade, são utilizados no cartão da criança para avaliar o estado nutricional de crianças de até 6 anos de idade, sendo que traçados entre P 97 e P 10 com inclinação na curva ascendente, indicam condição satisfatória.
O indicador altura/idade é um método sensível a pequenas alterações, o que faz com que refleta problemas agudos de saúde e nutrição da criança.
O percentil 50 é o ponto central (mediana), estando metade das crianças acima e a outra metade abaixo desse ponto.
O ponto de corte para definir normalidade é de + 2 desvios padrões.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...