Questões de Nutrição do ano 2014

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A deficiência de ferro apresenta elevada prevalência mundial, estimando-se que cerca de 60% das gestantes apresentem anemia. Nos países em desenvolvimento, cerca de 1,1 bilhão de mulheres e 96 milhões de gestantes são anêmicas. Nesse contexto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda:

  • A. Suplementação de 300 mg de ferro/dia nos últimos 3 meses de gestação.
  • B. Suplementação de 30 mg de ferro/dia para todas as mulheres em idade fértil.
  • C. Que mesmo em casos de anemia, não se faça suplementação de ferro para que não haja interferência no metabolismo do zinco.
  • D. Suplementação de 60 mg de ferro/dia para gestantes, durante 6 meses.

Dentre as complicações da obesidade merece(m) maior destaque por ser(em) considerada(s) a(s) principal(is) causa(s) de morte no mundo atual:

  • A. Câncer.
  • B. Trombose.
  • C. Doenças cardiovasculares.
  • D. Diabetes.

As proposições abaixo descrevem os propósitos da Política Nacional de Alimentação e Nutrição, EXCETO:

  • A. Promoção de práticas alimentares saudáveis e adequadas.
  • B. Vigilância alimentar e nutricional.
  • C. Manutenção das condições de alimentação, nutrição e saúde da população.
  • D. Prevenção e cuidado integral dos agravos relacionados à alimentação e nutrição.

A História Natural de Doenças pode ser dividida em quatro fases:

  • A. Fase de susceptibilidade, Fase patológica, Fase clínica e Fase de incapacidade residual.
  • B. Fase fisiológica, Fase assintomática, Fase evolutiva, Fase clínica.
  • C. Fase subclínica, Fase clínica, Fase patológica e Fase residua
  • D. Fase inicial, Fase histológica, Fase patológica e Fase de cronicidade.

Em relação ao marasmo é correto afirmar:

  • A. Está associado ao desmame tardio e baixa ingestão de proteína.
  • B. Os pacientes apresentam perda muscular generalizada e ausência de gordura subcutânea.
  • C. Sua característica predominante é a presença de edema mole.
  • D. Na maioria dos casos há presença de dermatose.

Dos itens abaixo, são métodos diretos usados na avaliação nutricional de coletividades:

I. Exames laboratoriais (hemoglobina, albumina, glicose, etc.).

II. Exames antropométricos (peso, estatura, perímetros, etc.).

III. Inquéritos de consumo alimentar (recordatório, freqüência, etc.).

IV. Exames clínicos (sinais clínicos e sintomas).

Está(ão) correta(s):

  • A. Apenas a alternativa I.
  • B. Apenas as alternativas I, II e IV.
  • C. Apenas as alternativas I e II.
  • D. Apenas as alternativas I, II e III.

Estudos a respeito do impacto nutricional dos programas de alimentação escolar evidenciam que estes programas:

  • A. Não levam à melhora no estado nutricional nem na aprendizagem.
  • B. Trazem inúmeros benefícios nutricionais, sendo responsáveis pela redução das taxas de desnutrição infantil em mais de 50%.
  • C. Acarretam em melhoria nos indicadores relativos à inteligência e comportamento, bem como grandes impactos em termos antropométricos.
  • D. Ajudam a melhorar o desenvolvimento cognitivo, mas há controvérsia a respeito dos reais benefícios em relação ao estado nutricional das crianças.

O termo prevalência refere-se à:

  • A. Dinâmica com que os casos novos de uma determinada doença aparecem em uma determinada população.
  • B. Razão entre o número de casos novos de uma determinada doença ou problema de saúde e o tamanho de uma população.
  • C. Frequência de casos novos de uma doença ou problema de saúde em um período de tempo.
  • D. Frequência de casos existentes de uma determinada doença, em uma determinada população, em um determinado momento.

São características que indicam mau prognóstico em pacientes com desnutrição protéico-calórica, EXCETO:

  • A. Hipoglicemia.
  • B. Proteínas séricas totais < 30 g/L.
  • C. Idade acima de 5 anos.
  • D. Bilirrubina sérica elevada.

Os programas de educação nutricional podem ser beneficiados ao se considerar a existência de diferentes estágios de mudança comportamental. De acordo com o modelo transteorético os estágios de mudança são divididos em:

  • A. Pré-informativo, informativo, ativo, cognitivo.
  • B. Pré-contemplação, contemplação, preparação, ação e manutenção.
  • C. Inconsciente, intencional, ativo e contínuo.
  • D. Pré-contemplação, comunicação, ação, determinação.
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