Lista completa de Questões sobre Bioquímica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A aplicação de enzimas ocorre em vários setores da indústria de alimentos e de ingredientes, como na panificação, em cervejaria, na fabricação de queijos, de sucos, na tecnologia de modificação de gorduras e na produção de adoçantes. Com relação a esse assunto, julgue os seguintes itens. A clarificação de sucos de frutas polposos, como os de maçã e de morango, deve ser feita por meio da aplicação de celulases.
Acerca da fenilcetonúria, um distúrbio genético metabólico associado à fenilalanina (PHE), assinale a opção correta.
Adoçantes artificiais à base de aspartame são uma escolha segura nesse caso.
Mesmo que uma gestante esteja com concentrações muito elevadas de PHE, o feto estará protegido de possíveis efeitos pela ação da barreira placentária.
Nessa doença, a PHE não é metabolizada em tirosina.
O tratamento nutricional com baixo teor de PHE previne a deterioração neurológica quando a causa independe de PHEhidroxilase.
Por cocção em calor úmido, temperatura controlada e adição de álcalis, é possível reduzir o teor de PHE em produtos cárneos.
A imunonutrição aplica o efeito farmacológico e benéfico de nutrientes no tratamento de pacientes catabólicos, modulando outros metabólicos, processos imunológicos e inflamatórios. O nutriente que se destaca como a principal fonte energética para os enterócitos, que atua como precursor da glutationa e que fornece substrato energético aos linfócitos, favorecendo sua proliferação é
o triptofano.
a glutamina.
a glicose.
o arginina.
o ácido graxo ômega 3.
No que concerne a propriedades e metabolismo do mineral ferro, assinale a opção correta.
O principal fator que regula o conteúdo de ferro no organismo é a acidez gástrica.
O ferro é armazenado principalmente sob a forma de hemossiderina, por isso o diagnóstico precoce de anemia ferropriva é realizado mediante dosagem dessa proteína.
A transferrina, de síntese predominantemente hepática, é a principal proteína de transporte do ferro para os tecidos, pois o distribui a todo o organismo.
Devido ao aumento das necessidades, os estoques de ferro são maiores entre crianças e mulheres em idade fértil; nos homens adultos, ocorre redução gradual dos estoques ao longo da vida.
Entre as fontes animais, queijo, ovo e leite são considerados de alta biodisponibilidade relativa de ferro, em função do perfil de aminoácidos presentes nesses alimentos.
As vitaminas lipossolúveis são absorvidas no intestino e transportadas juntamente com os lipídios da dieta. Em relação às vitaminas lipossolúveis, é INCORRETO afirmar que
Assinale a opção em que é apresentado o hormônio que favorece a quebra do glicogênio hepático e muscular, fornecendo glicose ao sangue, e que diminui a liberação de insulina, elevando a glicemia.
enteroglucagon
colecistoquinina
epinefrina
tiroxina
paratormônio
Os organismos aeróbicos utilizam o oxigênio como um aceptor final de elétrons no catabolismo oxidativo, pois, em razão de sua avidez por elétrons, o processo de extração de energia torna-se altamente eficiente. Entretanto, paralelamente à redução completa do oxigênio molecular, durante o processo oxidativo de retirada de energia dos nutrientes, ocorrem reduções parciais do oxigênio, de forma que os radicais livres são gerados constantemente no curso normal do metabolismo celular. A formação fisiológica de espécies reativas de oxigênio tem funções e vantagens para o meio biológico. Diante do exposto, assinale a afirmativa INCORRETA.
Assinale a opção em que é indicado o aminoácido convertido em tirosina para a síntese de norepinefrina, epinefrina e dopamina.
valina
triptofano
lisina
fenilalanina
cisteína
Acerca de proteínas, aminoácidos e seus metabólitos, julgue os itens subsequentes.
A taurina é um composto final do metabolismo do aminoácido cisteína e, entre outras funções, relaciona-se com a formação dos ácidos biliares, necessários à absorção lipídica.
Acerca de proteínas, aminoácidos e seus metabólitos, julgue os itens subsequentes.
São exemplos de aminoácidos indispensáveis ou essenciais a alanina, a asparagina e o ácido glutâmico, que, necessariamente, precisam estar presentes na alimentação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...