Lista completa de Questões sobre Dietética para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A sequência dos caracteres sexuais secundários, sistematizada por Tanner, é utilizada na adolescência e sua importância está associada
à pequena variabilidade da velocidade de progressão da maturação sexual.
à evidente concordância entre os 3 estágios de maturação sexual do adolescente.
ao fato de que a idade cronológica é o parâmetro mais importante de crescimento.
à relação indireta entre os estágios de maturação sexual e o crescimento e desenvolvimento físico.
à possibilidade de monitorar os 5 estágios de desenvolvimento sexual do adolescente.
Dietas vegetarianas restritas, por tempo prolongado, podem levar à anemia megaloblástica, que está relacionada à deficiência de
tiamina.
cobalamina.
niacina.
ácido pantotênico.
zinco.
Dos alimentos listados abaixo, qual o que possui maior valor nutricional, em termos de biodisponibilidade de aminoácidos essenciais?
Ovo.
Carne de peixe.
Leite de vaca.
Carne bovina.
Carne de frango.
Analise as afirmações abaixo e marque V, se verdadeiro, ou F, se falso.
( ) O processo de envelhecimento é acompanhado por remoção retardada de LDL da circulação, aumentando progressivamente as concentrações séricas de colesterol da meia-idade para idade avançada.
( ) A gordura do leite é mais hipercolesterolêmica do que a gordura da carne.
( ) O ácido palmítico e mirítico são potentes ácidos que elevam a concentração sérica de LDLcolesterol.
( ) Quando a dieta é enriquecida com colesterol, o conteúdo de colesterol hepático eleva-se, aumentando a síntese dos receptores de LDL.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
F F V F.
V V F F.
F V V F.
V F F V.
F V V V.
Sobre a absorção do cálcio e os estágios de vida, é possível afirmar que:
I. A absorção de suplementos de cálcio melhora quando eles são ingeridos juntamente com os alimentos.
II. Da meia-idade em diante, a eficiência da absorção de cálcio declina em torno de 0,2 pontos porcentuais de absorção por ano.
III. No bebê, a absorção é dominada pela difusão; por essa razão, os níveis de vitamina D da mãe podem comprometer a absorção de cálcio de bebês amamentados.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
Com o objetivo de promover práticas alimentares saudáveis para crianças menores de dois anos, o Ministério da Saúde publicou um Guia Alimentar que serve de instrumento ao nutricionista para estabelecer o plano dietético para esta faixa etária.
Assinale a alternativa INCORRETA:
A alimentação complementar deve ser oferecida de acordo com os horários de refeição da família, em intervalos regulares e de forma a respeitar o apetite da criança.
Não estimular a criança doente e convalescente a se alimentar, evitando oferecer sua alimentação habitual e seus alimentos preferidos, para não piorar o seu estado de saúde.
Após seis meses, dar alimentos complementares (cereais, tubérculos, carnes, leguminosas, frutas, legumes) três vezes ao dia, se a criança receber leite materno, e cinco vezes ao dia, se estiver desmamada.
Oferecer à criança diferentes alimentos ao dia. Uma alimentação variada é uma alimentação colorida.
A alimentação complementar deve ser espessa desde o início e oferecida de colher; começar com consistência pastosa (papas/purês) e, gradativamente, aumentar a consistência até chegar à alimentação da família.
Analise as proposições abaixo relacionadas às recomendações nutricionais da gestante.
- Visando obter o Valor Energético Total (VET) para alcançar o ganho ponderal gestacional recomendado, deve-se proceder, inicialmente, a avaliação nutricional antropométrica cuidadosa, levando em consideração o peso pré-gestacional, a estatura materna e o peso atual.
- O adicional energético requerido muitas vezes é compensado em parte ou totalmente pela redução na atividade física materna, principalmente na fase final da gestação.
- Durante a assistência pré-natal, a gestante diabética deve ser encorajada a não amamentar seu bebê, pois o alto índice glicêmico do leite materno pode favorecer o aparecimento do diabetes no bebê.
- A hipovitaminose A pode comprometer a gestação, pois a vitamina A é indispensável para o crescimento e desenvolvimento fetal normal, constituição da reserva hepática fetal e para o crescimento tecidual materno.
- A deficiência de cálcio durante a gestação pode afetar o resultado gestacional, com prejuízo no crescimento e desenvolvimento do feto, sem afetar a pressão sanguínea e nem as contrações uterinas prematuras.
Quantas são corretas?
Uma;
Duas;
Três;
Quatro;
Cinco.
A indicação de suplementação de vitaminas e/ou minerais para a obtenção de efeitos benéficos para a saúde, com ações funcionais variadas atribuídas a estes nutrientes, resultando em redução do risco de doenças crônicas ou melhoria da qualidade de vida, vem ocorrendo com frequência nos últimos anos. Por outro lado, o aumento da produção, comercialização e do consumo de suplementos vitamínico-minerais sem indicação precisa, ou o controle da quantidade ingerida diariamente é preocupante e deve ser questionado. Sobre o consumo excessivo de vitaminas e minerais, assinale a alternativa INCORRETA:
A suplementação com folacina mascara a anemia megaloblástica, característica da deficiência de vitamina B12.
A suplementação contínua com vitamina C interfere nos resultados de glicose sanguínea e dificulta o controle da glicemia pelos diabéticos.
Quando ingerido em excesso, o zinco gera efeitos agudos (doses acima de 20mg/dia): diarreias com sangue, náuseas, vômitos e dor epigástrica.
O efeito resultante da exposição por longos períodos de tempo a pequenas doses de flúor (1 a 2 ppm, na água potável fluoretada) é a fluorose, que provoca manchas no esmalte dos dentes, sendo o efeito mais estético do que tóxico.
O ferro em excesso promove a diminuição da concentração de radicais livres no organismo e como consequência o aumento do risco de catarata.
De acordo com o Guia alimentar para a população brasileira, assinale a alternativa que contempla os atributos básicos para que se tenha uma alimentação saudável.
Acessibilidade física e financeira, sabor, cor, variedade, harmonia e segurança sanitária.
Alimentação rica em fontes de proteínas, lipídeos e carboidratos.
Acesso aos alimentos industrializados, prépreparados ou prontos.
Acesso à tríade legumesfrutasverduras.
Acessibilidade física e financeira, para pagar alguém para preparar a comida.
No Guia alimentar para a população brasileira, o item que trata do referencial teórico é considerado como um dos mais importantes do documento, dado o seu caráter informativo.
Segundo a seção do guia que aborda o panorama do perfil epidemiológico do Brasil, é CORRETO afirmar:
As deficiências nutricionais são situações superadas pelo sistema de saúde.
A desnutrição na infância, que se expressa no baixo peso e no atraso do crescimento e desenvolvimento, possui relação direta com ocorrências futuras de doenças crônicas não-transmissíveis.
A hipovitaminose A, anemia por carência de ferro e deficiência por carência de iodo (DCI) se caracterizam como sendo distúrbios nutricionais sem representatividade no país.
Os números absoluto e relativo de mortes por doenças infecciosas vêm aumentando no Brasil.
No Brasil, assim como em outros países da América Latina, são priorizados os tratamentos médicos e cirúrgicos na assistência aos portadores de DCNT.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...