Lista completa de Questões sobre Dietética para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O aporte energético da gestante em bom estado nutricional no segundo trimestre deve aumentar, segundo a Food and Agriculture Organization of the Unite Nations (FAO), 2001, cerca de:
475 kcal por dia.
285 kcal por dia.
85 kcal por dia.
180 kcal por dia.
375 kcal por dia.
O correto valor de referência deve ser usado para o propósito ao qual se destina, que pode ser tanto o planejamento ou a avaliação de dietas, tanto em indivíduos quanto em grupos. Marque a alternativa que indica qual a referência é utilizada para estimar a porcentagem da população em risco potencial de efeitos adversos decorrentes do excesso de ingestão do nutriente.
UL
AI
RDA
EAR
UL + EAR
As DRIs incluem incluem a Estimated Average Requirement (EAR) necessidade média estimada, a Recommended Dietary Allowance (RDA) ingestão dietética recomendada, a Adequate Intake (AI) ingestão adequada, e o Tolerable Upper Intake Level (UL) nível superior tolerável de ingestão. julgue as assertivas abaixo e marque a alternativa CORRETA.
I utilizada para calcular a RDA, a EAR aplica-se, juntamente com a estimativa da variabilidade da necessidade do nutriente, para avaliar e planejar a dieta tanto dos indivíduos quanto de grupos de indivíduos.
II a RDA é o nível de ingestão diária para atender a necessidade do nutriente para quase todos indivíduos saudáveis em um determinado estagio de vida e gênero.
III se não houver dados suficientes para estabelecer a EAR, e, portanto a RDA, é então proposta uma AI. Esta é estabelecida baseada em níveis de ingestão derivados experimentalmente ou por aproximações da média de ingestão do nutriente por um grupo (ou grupos) de indivíduos aparentemente saudáveis, que mantêm um estado nutricional definido ou critério de adequação.
F F F
F F V
F V V
V V V
V V F
Considerando a avaliação antropométrica no idoso, julgue as assertivas abaixo e marque a alternativa CORRETA.
I a elasticidade e a hidratação da pele, bem como o tamanho das células de gordura, aumentam, podendo elevar a compressibilidade da gordura subcutânea e de tecidos conjuntivos. Por isso, é fundamental usar padrões de referencia específicos para esse grupo etário.
II na avaliação da prega cutânea tricipital e da circunferência muscular do braço, recomendase a utilização do padrão de referencia do NHANES III, o qual foi desenvolvido a partir de uma amostra representativa de idosos e sem limite de idade.
III os pontos de corte do IMC para o idoso são superiores aos do adulto. Isto se deve à maior suscetibilidade a doenças que este grupo apresenta, necessitando, assim, de maior reserva de tecidos, que o protege contra a desnutrição.
V V V
F V V
F F V
F F F
V V F
Julgue as assertivas abaixo a respeito das necessidades nutricionais dos idosos e marque a alternativa CORRETA.
I A ingestão calórica média para pessoas a partir de 51 anos de idade é de 2.300 kcal por dia para homens e 1.900 kcal por dia para mulheres.
II A ingestão de sódio está em geral associada a hipertensão, mas é difícil identificar aqueles indivíduos idosos hipertensos sensíveis ao sódio. Portanto, é prudente limitar a ingestão dietética de sódio a aproximadamente 02 a 04g ao dia.
III A água é responsável por aproximadamente 50% do peso de uma pessoa mais velha. A sensação menor de sede, a ingestão diminuída de fluidos, acesso limitado à água e menor conservação de água pelos rins são fatores contribuintes importantes para a desidratação potencial. É adequado uma ingestão diária de fluido de 45 a 50 ml por quilograma de peso corpóreo real e um mínimo de 2.000ml por dia ou 2,0 a 2,5 ml por quilocaloria.
F F F
F V F
V F V
V V F
V V V
Especialmente devido à sua independência em desenvolvimento, qualquer tentativa de ajudar os adolescentes a melhorar seu estado nutricional necessitará de planejamento cuidadoso. Para que um plano tenha sucesso, o adolescente deve desejar mudar. Encorajar o desejo de mudar normalmente requer a maior parte de atenção do nutricionista. São recomendações de um plano de alimentação para adolescentes que atendem às necessidades nutricionais, EXCETO.
06 a 11 porções de grãos, pães e cereais (preferencialmente de grãos integrais), rocamboles, massa, arroz, batatas e outros amidos para atingir as necessidades de energia.
Consumo de quantidade considerável, talvez 03 vezes ao dia, de itens de alto teor de gordura, alto teor de açúcar tais como sobremesas, soda, doces, cookies e bolos, que possuem pouco valor nutricional.
02 porções de alimentos protéicos magros tais como frango, peru, peixe, carne bovina magra ou carne de porco magra.
05 ou mais porções de frutas e/ou vegetais frescos, congelados, secos, crus ou cozidos, principalmente amarelos, laranja, verdes escuros ou vermelhos.
03 a 04 xícaras de leite ou iogurte sem ou com pouca gordura.
A adolescência é um dos períodos mais desafiadores no desenvolvimento humano. O crescimento relativamente uniforme da infância é subitamente alterado por um aumento em sua velocidade. Essas alterações súbitas criam necessidades nutricionais especiais. Julgue as assertivas abaixo em relação as necessidades nutricionais na adolescência e marque a alternativa CORRETA.
I As necessidades de energia para adolescentes irão variar com o nível de atividade física e estagio de maturação.
II As ingestões excessivas de proteínas podem ter um impacto sobre o estado nutricional. Por exemplo, uma alta ingestão de proteínas pode interferir no metabolismo de cálcio e aumentar as necessidades de fluidos. Essas maiores necessidades de fluidos podem colocar os atletas adolescentes em alto risco de desidratação.
III Durante a adolescência há uma necessidade maior de vitamina D (crescimento rápido do esqueleto) e as vitaminas A, C, e E são necessárias para o crescimento de novas células e na maioria dos casos, a ingestão suficiente de vitaminas pode ser atingida por uma dieta bem escolhida, sem a necessidade de suplementos vitamínicos.
V V V
F F F
V F V
F V V
V V F
Como as crianças estão crescendo e desenvolvendo ossos, dentes, músculos e sangue, elas precisam de mais alimentos nutritivos em proporção ao seu peso do que os adultos. Marque a alternativa CORRETA acerca das necessidades nutricionais na infância.
As necessidades de energia de uma criança são determinadas com base no metabolismo basal, taxa de crescimento e atividade. A energia dietética deve ser suficiente para assegurar o crescimento e poupar proteína de ser utilizada para energia, sem que os resultados sejam excessivos e levem à obesidade. Uma proporção sugerida de energia é 50 a 60% como carboidrato, 25 a 35% como gordura e 10 a 15% como proteína.
A necessidade de proteína por quilograma de peso corpóreo aumenta em aproximadamente 1,2g no inicio da infância até 1g no final da infância.
A vitamina D é necessária para a absorção de cálcio e sua deposição nos ossos, sendo apenas encontrada nos produtos de laticínio, tais como queijo e iogurte.
As crianças que rotineiramente tomam um suplemento multivitamínico ou vitaminas e minerais correm risco, mesmo que o suplemento contenha nutrientes em quantidades que não excedam a RDA.
Todas as alternativas são verdadeiras.
Marque a alternativa que NÃO corresponde à orientação nutricional no tratamento da obesidade.
Estimular a pratica de exercícios físicos orientados.
Evitar a síndrome de ioiô, a qual altera a taxa de metabolismo basal, diminui a massa magra e aumenta a gordura corpórea.
Comer devagar, mastigando bem.
Pular refeições.
A obesidade pode ser reflexo da dificuldade que os homens ainda enfrentam de se alimentar para se sentirem melhor e mais saudáveis. O tratamento da obesidade pode ter ainda resultados frustrantes por utilização de estratégias equivocadas, mal uso dos recursos terapêuticos disponíveis e o baixo nível de acompanhamento, evolução e adaptação da dieta estabelecida. Em relação às diretrizes da dietoterapia na obesidade, julgue as assertivas abaixo e marque a alternativa CORRETA.
I O plano de restrição energética moderada consiste em calcular o valor energético desejado segundo a situação biológica. Aconselha-se reduzir progressivamente a ingestão entre 500 kcal e 1.000 kcal/dia com relação ao valor obtido segundo a anamnese alimentar (não inferior a 1.200 kcal/dia).
II O plano de baixo valor energético consiste em prover 800 e 1.200 kcal ou entre 10 e 19 kcal/kg de peso desejável. Está indicado se após um período razoável com um plano moderado não se conseguiu diminuir de peso.
III O plano de muito baixo valor calórico consiste em prover menos de 800 kcal diárias ou menos de 05 kcal/kg de peso desejável/dia. Está indicado para obesidades maciças e recorrentes. Deve ser aplicado por períodos longos.
F F F
V F V
V V F
V V V
V F F
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...