Lista completa de Questões sobre Dietoterapia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na Hiperuricemia ou Gota as características da dieta devem ser:
Hipopurínica, normoprotéica, hipolipídica e hiperhídrica.
Hipopurínica, hipoprotéica, hipolipídica e hiperhídrica.
Hipopurínica, Hipoprotéica e normolipídica.
Normopurínica e hipoprotéica.
A Diabetes Melitus (DM) é uma deserdem no metabolismo causada por falta relativa de insulina (tipo 2) ou absoluta (tipo 1) ou incapacidade da insulina de exercer adequadamente seus efeitos metabólicos. A importância do DM pode ser medida pela sua incidência e pelo grau elevado de complicações microvasculares e macrovasculares que acometem os pacientes diabéticos. A terapia nutricional para pacientes diabéticos, não têm como objetivo:
A oferta de nutrientes sem deflagar hiper e hipoglicemia, favorecendo a ingestão calórica apropriada.
Manter o peso corporal adequado com o intuito de prevenir complicações agudas e crônicas.
Manter o perfil lipídico, através da ingestão moderada de gorduras, dando preferência na forma saturadas.
Equilibrar a ingestão alimentar, medicamentos e exercícios.
Seguindo o protocolo de atendimento para pacientes com Obesidade e Hipertensos de 1ª consulta com Pressão Arterial (P.A acima de 140/90 mmHg), em Ambulatório de Nutrição, é incorreto recomendar que:
Pacientes com HAS moderada de 160-170/100-109 mmHg deve ser confeccionado um plano alimentar individual e restrição de cloreto de sódio de adição com ingestão diária recomendada de 3 gramas de sal/dia (1 colher de café) e perda ponderal quando o IMC estiver acima de 25 Kg/m².
Realizar orientação qualitativa, com ênfase na reeducação alimentar e prática de exercício físico orientado.
Prescrever dieta quantitativa, hipocalórica (20 25kcal/kg de peso desejado/dia) para pacientes com obesidade, fracionado em no mínimo 4 refeições ao dia (desjejum, almoço, merenda e jantar).
Pacientes com HAS leve a ingestão diária recomendada de sal pode ser de 5 a 6 gramas/dia e na HAS grave não deve haver adição de cloreto de sódio nas preparações culinárias.
Em relação à terapia nutricional nas hepatopatias:
( ) O suporte nutricional através de sondas enterais está contra-indicado para hepatopatas em geral, pelo risco de sangramento de varizes esofagianas.
( ) Na cirrose hepática descompensada está indicada restrição protéica da dieta para prevenir a instalação da encefalopatia hepática.
( ) A presença de hematêmese e melena são sinais de evolução desfavorável da doença hepática, sendo indicadores da necessidade de suspensão temporária da oferta de alimentos pela via oral.
( ) Os aminoácidos de cadeia aromática (AACA) são os mais indicados como oferta nitrogenada na insuficiência hepática para restaurar o balanço nitrogenado.
Marque a alternativa correta.
V, V, V, F
F, F, V, F
F, V, F, V
V, F, V, F
Nutrição - Dietoterapia - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
No acompanhamento nutricional da hipercolesterolemia pura deve-se preferir
produtos industrializados congelados.
sorvetes cremosos.
até um ovo cozido, pochê ou mexido no leite desnatado ao dia.
biscoitos recheados.
bebidas achocolatadas.
A gastrite e a úlcera péptica ocorrem quando anormalidades infecciosas, químicas ou neurais provocam rompimento da integridade da mucosa. Uma orientação alimentar importante nesses casos é:
Consumir café ao longo do dia de forma fracionada.
Inserir leite no desjejum.
Evitar o consumo de bebidas alcoólicas, com exceção do vinho.
Evitar suco de frutas cítricas.
Evitar o consumo de condimentos, álcool e café, inclusive o descafeinado.
A Terapia Nutricional para Hipertensão Arterial recomenda:
Manter peso saudável, atingindo um Índice de Massa Corporal < 20 kg/m2
Sempre suplementar fibras solúveis e insolúveis na dieta
Reduzir a ingestão de sódio para 2,4g/dia, o equivalente a 6g de sal/dia
Limitar o consumo de etanol em 30g/dia para homens e mulheres
Restringir alimentos ricos em potássio
Analise as proposições abaixo no tocante à terapêutica dietética proposta para as diferentes situações. Marque (V) Verdadeiro ou (F) Falso e assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo:
( ) No cuidado nutricional para pacientes com excesso de ácido úrico, os líquidos devem ser restringidos a 1,0L/dia e a proteína deve ser aumentada.
( ) O extrato solúvel de soja tem sido a primeira estratégia a ser utilizada na dieta para crianças com intolerância à lactose pela sua facilidade e custo no mercado.
( ) Na pancreatite crônica, a restrição de lipídios (<20% das calorias totais) faz-se necessária, uma vez que as gorduras precisam das enzimas pancreáticas para digestão e absorção e sua má absorção caracteriza a esteatorreia. A glicemia tem de ser acompanhada e na presença de hiperglicemia persistente, as recomendações para diabetes devem ser adotadas.
( ) A dieta do paciente celíaco deve ser sem glúten e, portanto, isenta de trigo, aveia, centeio, cevada, milho e arroz, que são cereais que o contêm.
( ) Na dieta para Refluxo Gastroesofagiano na Infância, deve-se evitar a plenitude gástrica, através do fracionamento das refeições e redução do volume das mesmas.
F V V F V
V F V F V
F V F V F
V F F V F
F V V V F
O que é uma alimentação por gavagem?
É um tipo de exame realizado para verificar possível perda de proteína nas fezes.
É um processo químico utilizado para prolongar a vida útil dos alimentos.
É um método empregado para introduzir alimentos no estômago.
É um produto industrial utilizado em embalagem.
Assinale a alternativa correta a respeito da recuperação da criança com desnutrição grave.
Considera-se que tem hipoglicemia a criança com desnutrição grave cujo nível de glicose sanguínea é inferior a 70mg/dL e deve ser tratada imediatamente com solução de glicose ou sacarose a 10%.
O soro de reidratação oral para crianças com desnutrição grave (RESOMAL) tem mais sódio e menos potássio que a solução padrão de reidratação oral.
Os preparos alimentares oferecidos na fase de estabilização da desnutrição grave deve fornecer no máximo 100 Kcal/kg de peso /dia e o mínimo aceitável é de 80kcal/kg de peso/dia.
A suplementação com ferro é recomendada na fase de estabilização inicial do tratamento da criança com desnutrição grave, porque melhora a infecção que ocorre neste período.
Na fase de reabilitação a criança deve receber um total de calorias na faixa de 130 a 150kcal/kg de peso/dia e um total de proteínas na faixa de 4 a 5g/kg de peso/dia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...