Lista completa de Questões sobre Dietoterapia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A prescrição dietética na pós-gastrectomia tem como finalidade facilitar a passagem do quimo, que pode ser obtida com
aumento na consistência das preparações e redução no volume das porções.
redução na consistência das preparações e aumento no volume das porções.
aumento na consistência das preparações e no volume das porções.
redução na consistência das preparações e no volume das porções.
aumento na consistência líquida, sem resíduo ácido.
Texto para as questões 62 e 63
Um paciente de cinquenta e nove anos de idade, obeso, sedentário, tabagista, procurou o médico nutrólogo, queixando-se de pré-cordialgia e canseira aos esforços moderados que ocorriam havia três meses. Há cinco anos o paciente foi diagnosticado com hipertensão arterial, tratada durante um ano. Seus exames há quatro anos apresentaram os seguintes resultados: glicemia em jejum = 138 mg/dl. Exame físico: PA = 160 x 100 mmHg; FC = 96 bpm; coração: bulhas rítmicas, A2 hiperfonética, sem sopros; pulmões com MV presente, simétrico, sem ruídos adventícios; abdome sem visceromegalias; MMII sem edema. Na segunda consulta: PA = 150 x 100 mmHg; glicemia de jejum = 276 mg/dL; hemoglobina glicosilada = 11,2%; colesterol total= 300 mg/dL; HDL = 47 mg/dL; LDL = 177 mg/dL e triglicerídeos = 380 mg/dL. A prova de esforço foi negativa para isquemia.No que se refere à relação entre a hipertensão arterial e a condição desse paciente, assinale a opção correta.
O paciente apresenta hipertensão do avental branco, já que não apresenta sintomatologia compatível com os níveis pressóricos.
O paciente é hipertenso, e o tratamento, no momento, deve incluir apenas exercícios físicos adequados e orientação nutricional.
O paciente é hipertenso, e os achados dos exames indicam a necessidade de internação para compensação do quadro.
O paciente é hipertenso e deve ser submetido a tratamento medicamentoso, além de exercícios físicos adequados e orientação alimentar.
O paciente necessita de acompanhamento por mais trinta dias para confirmação do diagnóstico de hipertensão.
A terapia nutricional é parte integrante do tratamento do paciente crítico. A primeira opção terapêutica é a nutrição enteral, pois, nessa situação, o paciente mantém a funcionalidade intestinal. Assinale a opção em que é apresentada a atitude inicial para a execução da terapia nutricional enteral.
definição da duração da nutrição
escolha da fórmula apropriada
determinação da via de oferta
determinação do momento do início
definição da meta calórico-proteica
O balanço calórico é o resultado da diferença numérica entre a necessidade calórica calculada e as calorias realmente administradas. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
É desnecessário manter positivo o balanço calórico, pois o importante é a oferta de calorias independentemente da quantidade.
Nos pacientes críticos, o balanço calórico positivo é essencial na primeira semana de internação e pode melhorar o tempo de internação e os índices de infecção.
Nos pacientes desnutridos, o aumento da oferta calórica e proteica não reduz o índice de mortalidade.
Estudos realizados mostram claramente que o balanço calórico positivo é irrelevante.
É indispensável manter balanço calórico positivo somente na terceira semana de hospitalização do paciente.
Texto para as questões 42 e 43
Um paciente com trinta e cinco anos de idade, 70 kg, 1,70 m, foi internado em unidade de terapia intensiva, devido a politrauma. O paciente apresentou insuficiência respiratória e foi colocado em ventilação mecânica. No 5.º dia de internação, o paciente foi levado ao centro cirúrgico e submetido à laparotomia exploradora, que, contudo, não apresentou achados significativos. No 6.º dia de internação, o paciente estava em íleo paralítico e completava jejum de seis dias. O paciente estava sob uso de noradrenalina em desmame. Ao exame físico, foi detectado abdome distendido. Havia sonda nasogástrica (SNG) aberta e produtiva, 1.500 mL nas últimas 24 horas. Os exames laboratoriais do paciente mostravam glicemia = 220 mg/dL, ureia = 100 mg/dL, creatinina de 1,5 mg/dL, sódio sérico = 149 mEq/L, potássio sérico = 2,8 mEq/L e osmolalidade sérica de 350 mOsm/kg, além de acidose metabólica discreta.Considere que o paciente tenha piorado clinicamente, após a realização de tomografia de abdome e que tenha sido levado para relaparotomia exploradora, na qual se verificou lesão em alça de delgado. Considere ainda que o paciente tenha persistido enfermo, com distensão abdominal e SNG produtiva, o que configura trato gastrintestinal não funcionante. Suponha que, nessa fase, os exames laboratoriais do paciente tenham evidenciado equilíbrio hidroeletrolítico e acidobásico e normalidade da função renal. Diante dessa situação, foi iniciada NPT, central, sistema fechado, 3/1. Assim sendo, assinale a opção em que é apresentada a oferta calórica e proteica preconizada para o caso clínico descrito.
glicídeo 2,9 mg/kg/min; proteínas 1,5 g/kg/dia e lipídeo 1,0 g/kg/dia
glicídeo 6,1 mg/kg/min; proteínas 3,5 g/kg/dia e lipídeo 3,0 g/kg/dia
glicídeo 0,9 mg/kg/min e proteínas 0,6 g/kg/dia
glicídeo 1,1 mg/kg/min; proteínas 0,6 g/kg/dia e lipídeo 0,8 g/kg/dia
glicídeo 2,0 mg/kg/min; proteínas 0,8 g/kg/dia e lipídeo 1,0 g/kg/dia
Considerando que um paciente de trinta e cinco anos de idade, com diagnóstico de doença de Crohn recidivada, apresente, aproximadamente, dez episódios diários de diarreia, com esteatorreia e desnutrição leve, julgue os itens subsequentes.
O teor de lipídios deve estar em torno de 20% das calorias totais ingeridas por esse paciente, uma vez que os lipídios podem piorar a diarreia devido à deficiência de sais biliares.
Considerando que um paciente de trinta e cinco anos de idade, com diagnóstico de doença de Crohn recidivada, apresente, aproximadamente, dez episódios diários de diarreia, com esteatorreia e desnutrição leve, julgue os itens subsequentes.
A dieta desse paciente estará adequada caso contenha, aproximadamente, para cada quilograma de massa corporal, 35 kcal e 1,5 g de proteína, devido ao hipermetabolismo da doença inflamatória intestinal.
Considerando que um paciente de trinta e cinco anos de idade, com diagnóstico de doença de Crohn recidivada, apresente, aproximadamente, dez episódios diários de diarreia, com esteatorreia e desnutrição leve, julgue os itens subsequentes.
A dieta desse paciente deve ser rica em fibras insolúveis, pois, pela ação das bactérias intestinais, elas formam ácidos graxos de cadeia curta, importante fonte de energia para as células intestinais.
Considerando que um paciente de quarenta e cinco anos de idade, com doença renal crônica (DRC) e em fase de tratamento conservador, apresente massa corporal equivalente a 70 kg e taxa de filtração glomerular (TFG) de 20 mL/min, julgue os itens subsequentes, acerca do estado nutricional desse paciente e da prescrição dietética adequada a ele.
Recomenda-se, caso esse paciente não seja diabético, consumo máximo diário de 55 g de proteína.
Doenças hepáticas, pancreáticas e no sistema biliar demandam estratégias dietéticas específicas. Acerca desse assunto, julgue os itens subsecutivos.
O tratamento dietético da ascite, uma possível consequência da doença hepática, inclui, entre outros procedimentos, a restrição de sódio.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...