Lista completa de Questões sobre Nutrição e Saúde Pública para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), julgue os itens a seguir. As deficiências de ferro e vitamina A ainda persistem como problemas de saúde pública no Brasil.
Considerando a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), julgue os itens a seguir. Em 2009, o consumo energético diário médio da população brasileira foi inferior ao recomendado de 2.000 Kcal, em uma média que se assemelha à encontrada nos demais países em desenvolvimento.
Consenso da Sociedade Brasileira de Diabetes, recomenda o uso diário de duas a quatro porções de frutas (de modo geral, uma porção é igual a uma unidade ou fatia média) e de três a cinco de hortaliças (cruas e cozidas), valorizando a utilização de pelo menos uma fruta rica em vitamina C por dia. No entanto, alguns aspectos relativos às ações dos micronutrientes devem ser observados por pessoas com diabetes (Assinale V verdadeiro e F falso):
( ) As vitaminas C e E, o betacaroteno - precursor da vitamina A -, e o mineral selênio não são antioxidantes.
( ) As vitaminas C e E, o betacaroteno, e o mineral selênio são importantes, por exemplo, na proteção contra doenças cardiovasculares.
( ) A diabética gestante, ou a mulher que desenvolveu o diabetes gestacional, deve receber suplementação de ácido fólico para prevenção de defeitos no feto da mesma maneira que a não diabética.
( ) O consumo diário de cálcio deve atender às recomendações, especialmente para idosos com diabetes, para prevenção de doença óssea, cuja meta pode ser atingida com o consumo de leite e derivados e porções diárias de vegetais verde-escuros, além da exposição rotineira à luz solar.
Está correta a sequência:
Considerando a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), julgue os itens a seguir. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, a prevalência do aleitamento materno exclusivo é inferior à metade da população de crianças menores de seis meses de idade.
Considerando a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), julgue os itens a seguir. A Política Nacional de Atenção Básica e a Política Nacional de Promoção à Saúde são diretrizes que se somam à PNAN no estabelecimento da saúde e da segurança alimentar e nutricional.
O Guia Alimentar para a População Brasileira (GAPB), documento oficial publicado pelo Ministério da Saúde, aborda os princípios e as recomendações para uma alimentação adequada e saudável para a população brasileira, configurando-se como instrumento de apoio às ações de educação alimentar e nutricional no Sistema Único de Saúde (SUS). Com base nas diretrizes estabelecidas por essa publicação, julgue os itens a seguir. Ainda que utilizados moderadamente em preparações culinárias com base em alimentos in natura, óleos, gorduras, sal e açúcar contribuem para tornar a alimentação nutricionalmente desbalanceada.
O Guia Alimentar para a População Brasileira (GAPB), documento oficial publicado pelo Ministério da Saúde, aborda os princípios e as recomendações para uma alimentação adequada e saudável para a população brasileira, configurando-se como instrumento de apoio às ações de educação alimentar e nutricional no Sistema Único de Saúde (SUS). Com base nas diretrizes estabelecidas por essa publicação, julgue os itens a seguir. Os nutricionistas devem adaptar as recomendações quanto a alimentação contida no GAPB às condições específicas de cada pessoa, apoiando profissionais de saúde na organização da atenção nutricional.
O Guia Alimentar para a População Brasileira (GAPB), documento oficial publicado pelo Ministério da Saúde, aborda os princípios e as recomendações para uma alimentação adequada e saudável para a população brasileira, configurando-se como instrumento de apoio às ações de educação alimentar e nutricional no Sistema Único de Saúde (SUS). Com base nas diretrizes estabelecidas por essa publicação, julgue os itens a seguir. Limitar a pequenas quantidades o consumo de alimentos processados, minimamente processados ou ultraprocessados é recomendado.
Com base nos Protocolos do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) MS, 2008, julgue os itens a seguir. Pacientes idosos são avaliados, segundo recomendação do SISVAN, pelo IMC e pela circunferência da cintura.
Com base nos Protocolos do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) MS, 2008, julgue os itens a seguir. Um idoso com IMC de 26 Kg/m 2 é classificado como portador de sobrepeso.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...