Lista completa de Questões sobre Princípios Gerais de Conservação dos Alimentos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nutrição - Princípios Gerais de Conservação dos Alimentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que se refere ao tema tratado no texto acima, julgue os itens seguintes.
Recomenda-se adquirir algumas frutas e hortaliças, como banana, goiaba, manga, mamão, caqui, melancia, tomate, alface, couve-flor, antes do seu ponto de maturação ótimo, porque esses alimentos fazem parte do grupo dos produtos climatéricos.
Nutrição - Princípios Gerais de Conservação dos Alimentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que se refere ao tema tratado no texto acima, julgue os itens seguintes.
A cocção de hortaliças consideradas fontes de carotenoides pode alterar a biodisponibilidade dessas substâncias, uma vez que a isomerização dos trans-carotenoides a cis-carotenoides, promovida pelas mudanças de pH, aquecimento e exposição à luz, diminui tanto a coloração como a atividade provitamínica desses alimentos.
Nutrição - Princípios Gerais de Conservação dos Alimentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que se refere ao tema tratado no texto acima, julgue os itens seguintes.
A diferença de coloração das carnes vermelhas varia do vermelho-claro a uma cor entre marrom e preta, dependendo de essas carnes estarem cruas, mal passadas, ao ponto, bem passadas ou muito bem passadas. O ponto de cocção dessas preparações atinge valores de temperatura entre 40 ºC e 80 ºC, aproximadamente, e as mudanças de cor devem-se à desnaturação das proteínas miofibrilares dessas carnes.
Quanto aos cuidados na preservação dos alimentos, durante a sua fase de distribuição, afirma-se que as(os)
sobremesas cremosas podem ficar, no balcão de distribuição, à temperatura ambiente, desde que consumidas em menos de 3 horas.
preparações frias, colocadas no balcão de distribuição, podem ser distribuídas, no máximo, a 10°C por até 4 horas.
balcões térmicos devem ter quantidade suficiente de alimentos para servir durante todo o horário de distribuição, evitando reposições.
alimentos colocados nos balcões térmicos abaixo de 60°C e não distribuídos por mais de 3 horas poderão ser reaproveitados, desde que seja respeitada novamente a temperatura de segurança no centro geométrico.
alimentos preparados e destinados à distribuição devem ser mantidos em balcões térmicos, sendo que a água do balcão deve manter-se à temperatura de 60°C.
As doenças transmitidas por alimentos (DTAs) indistintamente, são referidas como envenenamentos alimentares. Com relação aos envenenamentos alimentares de origem biológica pode-se dizer que as intoxicações
resultam da ingestão de células microbianas intactas presentes no alimento.
resultam da ingestão de uma endotoxina secretada por células microbianas.
quando são de origem alimentar, os micro-organismos invadem o intestino e outras estruturas do hospedeiro.
dificilmente diferenciam-se das infecções no início de uma manifestação clínica de um quadro gastroentérico.
são veiculadas apenas por produtos de origem animal.
O binômio Tempo x Temperatura consiste nos dois fatores mais pesquisados para controlar, eliminando ou diminuindo o número de microorganismos durante o processamento, manipulação e distribuição dos alimentos para consumo. Sobre o processo de cocção e reaquecimento de preparações, é CORRETO afirmar:
A completa cocção a 60ºC interrompe a ocorrência de doença de origem alimentar.
A cocção adequada, no estágio final da preparação dos alimentos pode eliminar a contaminação inicial.
Para reaquecer pratos à base de carnes, estes deverão ficar à temperatura ideal de 60ºC no mínimo por 2 minutos.
O armazenamento de carnes cozidas para consumo posterior não aumenta imediatamente o risco de doença de origem alimentar.
O limite mínimo de temperatura para evitar o efeito bacteriostático é de 55ºC.
Nutrição - Princípios Gerais de Conservação dos Alimentos - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
Considerando a RDC nº 216 de 15 de setembro de 2004 que dispõe sobre o Regulamento Técnico de Boas Praticas para Serviços de Alimentação, julgue as assertivas abaixo e marque a alternativa CORRETA.
I - Alimentos preparados, são alimentos manipulados e preparados em serviços de alimentação, expostos à venda embalados ou não, subdividindo-se em duas categorias: alimentos cozidos, mantidos quentes e expostos ao consumo e, alimentos crus, mantidos refrigerados ou à temperatura ambiente, expostos ao consumo.
II - Durante a preparação dos alimentos, devem ser adotadas medidas a fim de minimizar o risco de contaminação cruzada. Deve-se evitar o contato direto ou indireto entre alimentos crus, semi-preparados e prontos para o consumo.
III - O responsável pelas atividades de manipulação dos alimentos deve ser comprovadamente submetido a curso de capacitação, abordando, no mínimo, os seguintes temas: contaminantes alimentares, doenças transmitidas por alimentos, manipulação higiênica dos alimentos e boas práticas.
apenas a I é verdadeira
I e II são falsas
II e III são verdadeiras
todas são verdadeiras
todas são falsas
A conservação do alimento é influenciada, entre outras coisas, por seu pH. Sabe-se que os mofos proliferam melhor em níveis altos de acidez; as bactérias em pH de 4,5 e as leveduras em pH
entre 1,5 e 3,5.
entre 4,0 e 5,0.
entre 4,0 e 6,0.
acima de 6,0.
acima de 7,0.
Nutrição - Princípios Gerais de Conservação dos Alimentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Em uma UAN, duas funções importantes se destacam: a principal, relacionada à preparação de refeições; e a secundária, relacionada à manutenção das condições operacionais. Considerando a relação entre as funções de produção de refeições e a de manutenção das condições operacionais da unidade, julgue os itens a seguir.
A etapa de higienização dos alimentos de origem vegetal gera poucos resíduos orgânicos e, por isso, o uso de hortaliças préprocessadas não reduz o consumo de água.
Nutrição - Princípios Gerais de Conservação dos Alimentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Na cadeia produtiva de alimentos, o monitoramento dos fatores que afetam a qualidade dos produtos visa promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e da comercialização de produtos e serviços. Nesse contexto e considerando o fluxo de produção em uma unidade de alimentação e nutrição (UAN), julgue os itens de 92 a 97.
Cereais e leguminosas são produtos que têm reduzida atividade de água e, por isso, são considerados alimentos semiperecíveis. Assim, a umidade relativa e a temperatura ambiente não são fatores preponderantes para sua conservação, sendo os insetos os agentes deteriorantes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...