Lista completa de Questões de Nutrição da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nutrição - Noções Fundamentais sobre Higiene dos Alimentos - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2012
São orientações do método recomendado para os alimentos que necessitam de lavagem e desinfecção, principalmente verduras, legumes e frutas, além daqueles que após a manipulação serão ingeridos crus, EXCETO:
Preparar um local próprio para a higienização.
Não se deve escorrer os resíduos das etapas realizadas, devendo ser servido dessa forma a fim de manter a segurança do alimento.
Colocar em imersão em água clorada, utilizando a concentração entre 100 e 200 ppm (MG/1) por 15 minutos.
Enxaguar ou imergir em água ou em vinagre a 2%, por 15 minutos.
Lavar os vegetais folhosos, folha a folha, e os legumes e frutas, um a um, retirando as partes estragadas e a matéria orgânica.
A injúria renal aguda afeta significativamente o estado nutricional e o metabolismo de todos os nutrientes, alterando a excreção de líquidos, de metabólitos, de eletrólitos e de minerais. Assinale a alternativa INCORRETA em relação à avaliação do estado nutricional destes pacientes.
O exame físico destes pacientes não sofre influência de retenção hídrica.
A maioria dos parâmetros que apresentam uma influência na avaliação está associada a fatores não nutricionais, tais como o estado inflamatório destes pacientes.
As proteínas séricas, como a albumina e a transferrina, embora façam parte da rotina de avaliação, são significativamente afetadas por causas não nutricionais.
A história nutricional pode ser o método disponível mais importante para a determinação do risco e da intervenção nutricional de pacientes com injúria renal aguda.
Nenhum método isolado é capaz de avaliar o estado nutricional de pacientes com injúria renal aguda.
A pancreatite aguda, em sua forma grave, acomete aproximadamente 25% dos pacientes com essa doença e apresenta uma taxa de mortalidade que varia entre 10-20%. Assinale a alternativa INCORRETA em relação à terapia nutricional nesta patologia.
Evidência que possibilita o fornecimento de nutrição enteral na pancreatite é o posicionamento da sonda após o ângulo de Treitz, pois nesta posição ocorre pouca ou nenhuma alteração da secreção exócrina pancreática.
Em pancreatite aguda leve, a terapia nutricional deve ser iniciada se não houver possibilidade do paciente receber alimentos por via oral após 14 dias.
A nutrição parenteral está indicada apenas naqueles pacientes incapazes de atingir os seus requerimentos nutricionais pela via enteral, por falência intestinal, ou em situações como íleo prolongado, fístula pancreática e síndrome compartimental abdominal.
Na pancreatite aguda grave, a terapia nutricional deve ser iniciada tão logo haja estabilidade hemodinâmica.
O objetivo primário da terapia nutricional na pancreatite aguda é minimizar o catabolismo, evitando, assim, a instalação de desnutrição proteica energética ou seu agravo.
A comunicação anormal entre duas superfícies epitelizadas pode ser externa, quando o trajeto se dá entre uma víscera oca e a pele; e interna, quando ocorre entre duas vísceras ocas, (podendo ser motivo de contraindicação de nutrição enteral), recebe o nome de
mesentério.
omento.
ducto torácico.
linfaedema.
fístula digestiva.
O suporte nutricional do paciente grave é um dos maiores desafios clínicos dentro da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Assinale a alternativa que NÃO corresponde às condutas atuais nos pacientes críticos.
O suporte nutricional deve ser iniciado nas 24-48 horas iniciais do tratamento, após a estabilização hemodinâmica, precedendo às respostas hipermetabólica e hipercatabólica que se instalam nas primeiras 72 horas da lesão inicial.
A nutrição enteral não deve ser iniciada em vigência de hipofluxo sistêmico e/ou do uso de drogas vasopressoras em doses elevadas (> 50-100 Yg/min).
Os pacientes graves com IMC > 30 kg/m2 são beneficiados com ofertas isocalóricas, com metas de 25-30 kcal/kg/dia.
A manutenção do decúbito elevado entre 30º a 45º, a oferta por infusão contínua por bomba de infusão, o uso de prócinéticos como metoclopramida e/ou eritromicina e a oferta pós-pilórica de dieta estão recomendados a todos os pacientes com risco de aspiração.
pacientes devem receber entre 1,2 e 2,0 g/kg/dia de proteína, dependendo do estado metabólico.
Nutrição - Boas Práticas de Produção e de Produção de Serviço - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2012
Boas práticas em serviços de alimentação são uma importante ferramenta para atingir um determinado padrão de qualidade e garantir a segurança dos alimentos através de condutas adequadas de manipulação. Considerando esse assunto é INCORRETO afirmar que
para assegurar a qualidade dos alimentos devem ser adotados diversos procedimentos em toda cadeia envolvida.
as Unidades de Alimentação que adotam um programa de controle de suas etapas (pré-preparo, preparo e distribuição) são mais capacitadas para evitar um surto de origem alimentar.
programas de treinamento permanentes e eficazes, bem como informação e conscientização dos manipuladores, são uma condição para oferecer ao consumo alimentos seguros e com propriedades nutricionais adequadas.
controlando-se a temperatura e tempo pode-se obter melhorias na qualidade e minimização de riscos de um surto de origem alimentar.
o treinamento de boas práticas é um pré-requisito para alcançar a inocuidade dos alimentos.
As preferências instintivas levam as pessoas a se alimentarem naturalmente com alimentos coloridos (por exemplo, frutas e verduras). Dessa forma, muitos pigmentos naturais em alimentos servem não somente para propósitos de colorir alimentos, mas também estão associados à promoção da saúde e bem-estar, reduzindo o risco de doenças crônicas não transmissíveis. Sobre o uso e aplicação de corantes naturais como compostos bioativos é correto afirmar que
os carotenoides, pigmentos responsáveis pelas cores esverdeadas dos vegetais, compreendem um grande número de compostos, muitos dos quais com atividade biológica.
dentre os benefícios dos corantes naturais como compostos bioativos em relação à saúde, citam-se suas propriedades antioxidantes, proteção contra danos oxidativos a componentes celulares e redução de risco de doenças cardiovasculares e de câncer.
a apoptose é um mecanismo de renovação celular programada que promove a eliminação e a troca seletiva de células danosas, visando a integridade do organismo e a manutenção da vida.
o licopeno é um pigmento carotenoide artificialmente encontrado em alimentos.
as antocianinas pertencem ao grupo dos carotenoides. São os componentes de muitos vegetais alaranjados.
Os alimentos funcionais têm sido, nos últimos anos, discutidos em eventos científicos de âmbitos nacional e internacional nas áreas de nutrição, alimentos e saúde. A diversidade de compostos bioativos nos alimentos e a ampla aplicação terapêutica de tais compostos justificam a inesgotável busca de conhecimentos acerca das suas propriedades fisiológicas ou funcionais. Sobre as propriedades funcionais do feijão é INCORRETO afirmar que
os feijões preenchem as principais recomendações dietéticas para a boa saúde: consumo de fibras, amido e outros carboidratos complexos, baixo consumo de lipídios e sódio.
os fatores antinutricionais, presentes nas leguminosas, são bem conhecidos por reduzirem seu valor nutricional, diminuindo a digestibilidade ou biodisponibilidade dos nutrientes.
dentre os componentes mais aceitos como responsáveis pela ação hipocolesterolemiante do feijão estão proteína, fibra solúvel, saponinas, esteroides, polifenóis e fitatos.
na nutrição humana, o feijão comum proporciona vários benefícios à saúde, sendo indicado na manipulação dietética de várias doenças, como distúrbios cardíacos, diabetes mellitus, obesidade e câncer.
entre os componentes do feijão pode-se citar as saponinas, que por via oral são amplamente absorvidas, podendo ser excretadas a partir de mudanças ou metabolizadas no intestino.
A avaliação do estado nutricional deve ser complementada através de exames laboratoriais de rotina em pacientes cirúrgicos. Os níveis de proteínas séricas, albumina e contagem de linfocitária no sangue periférico têm-se mostrado específicos e sensíveis para prever complicações pós-operatórias, taxas de permanência hospitalar e mortalidade em pacientes cirúrgicos. Em relação à albumina, é correto afirmar que
sua meia-vida varia de 8 a 10 dias, com média de 8,8 dias.
as taxas de albumina podem ser influenciadas pela carência de ferro.
a reserva corporal pode chegar a 4 a 5 g/kg.
a taxa de albumina sérica não sofre alteração na presença de desnutrição proteico-calórica.
A segurança alimentar e nutricional abrange, EXCETO:
Ampliação das condições de acesso aos alimentos por meio da produção, em especial da agricultura tradicional e familiar, do processamento, da industrialização, da comercialização, incluindo-se os acordos internacionais, do abastecimento e da distribuição dos alimentos, incluindo a água, bem como da geração de emprego e da redistribuição de renda.
Conservação da biodiversidade e utilização sustentável dos recursos.
A promoção da saúde, da nutrição e da alimentação da população, incluindo-se grupos populacionais específicos e populações em situação de vulnerabilidade social.
Garantir a qualidade biológica, sanitária, nutricional e tecnológica dos alimentos, bem como seu aproveitamento, estimulando práticas alimentares e estilos de vida saudáveis que respeitem a diversidade.
A implementação de políticas e estratégias sustentáveis e participativas de produção, comercialização e consumo de alimentos, deve acontecer sem a necessidade de observar as características culturais do país.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...