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Das muitas possíveis classificações dos conteúdos de aprendizagem, a distribuição ou agrupamento de conteúdos em três tipos, de acordo com aquilo que os alunos e alunas devem saber, saber fazer e ser (...), são um instrumento-chave para determinar, em primeiro lugar, as idéias subjacentes a qualquer intervenção pedagógica.
(Antoni Zabala, 1997)
Considerando a perspectiva construtivista expressa nesse trecho, podemos denominar os três tipos de conteúdos definidos acima, respectivamente, como:
A prática pedagógica referenciada por uma perspectiva interdisciplinar tem como princípio:
a superposição de matérias diferentes, oferecidas de forma simultânea, com a intenção de esclarecer conceitos comuns, mas sem o propósito de explicitar as possíveis relações entre eles.
a justaposição de disciplinas mais ou menos próximas, dentro de um mesmo setor de conhecimentos, como por exemplo, Ciências e Matemática, História e Geografia, etc.
a coordenação de duas disciplinas, cujos limites entre elas desaparecem, constituindo-se em um sistema de total correção entre conceitos e conhecimentos.
a intercomunicação e interação entre duas ou mais disciplinas e a modificação de conceitos, fazendo com que as disciplinas passem a depender umas das outras.
a construção de um sistema entre as disciplinas, sem fronteiras sólidas entre elas e cujas estruturas vão além da simples operacionalidade prática.
A avaliação da aprendizagem escolar é um elemento do processo de ensino e de aprendizagem. Dessa forma, a avaliação tanto serve para avaliar a aprendizagem dos alunos quanto o ensino desenvolvido pelo professor. Numa perspectiva emancipatória, que parte dos princípios da auto- -avaliação e da formação, podemos afirmar que:
os alunos também devem participar dos critérios que servirão de base para a avaliação de sua aprendizagem.
os professores devem utilizar a avaliação como um mecanismo de seleção para o processo de ensino.
alunos e professores devem compartilhar dos mesmos critérios que possam classificar as aprendizagens corretas.
os alunos também devem registrar o processo de avaliação que servirá para disciplinar o espaço da sala de aula.
alunos e professores devem participar do processo de avaliação para criar mecanismos seletivos e classificatórios.
A prática pedagógica dos professores está baseada em determinadas teorias de aprendizagem, mesmo que no momento da ação esta relação com a teoria não esteja num plano consciente. Dentre essas teorias, uma das que mais está impregnada nas representações dos professores é a empirista. Assinale a opção que apresenta uma afirmativa correta sobre a Teoria Empirista
A equilibração cognitiva é o modelo de aprendizagem no qual a Teoria Empirista se expressa.
A aprendizagem se dá a partir de situações em que o sujeito possa interagir com o meio.
A relação com outras pessoas é fundamental na construção da aprendizagem.
O conhecimento está fora do sujeito e é interiorizado pelos sentidos.
O sujeito possui todos os elementos para aprender e a tarefa da educação é dele fazer emergir o conhecimento.
Na figura acima, a professora corrige a prova de seus alunos assinalando as respostas baseadas em acertos e erros. Para os acertos, ela marca um C de certo; para os erros, ela assinala um X de errado. A situação descrita e o desenho acima trazem a idéia de uma avaliação baseada em uma perspectiva:
diagnóstica.
emancipatória.
mediadora.
formativa.
classificatória.
É senso comum na sociedade entender-se que o papel social da educação escolar é formar os alunos para serem cidadãos ativos e críticos, membros solidários e democráticos. No entanto, sabemos que, para essa formação se dar, necessitamos não só ensinar os conteúdos essenciais, como também precisamos de uma prática pedagógica que faça com que os alunos vivenciem experiências na escola que os levem a construir as competências necessárias a essa postura mais solidária e crítica. Assinale a alternativa que melhor exemplifica meios de ensino coerentes com a prática pedagógica descrita acima.
práticas avaliativas na direção de uma avaliação classificatória
projetos de trabalho que visem ao debate e à tomada de decisões
aulas expositivas que apresentem os conteúdos em suas especificidades
trabalhos individuais de pesquisa sobre a organização social
pesquisas teóricas acerca da temática da cidadania
Os projetos de trabalho, na concepção de Hernández, são uma proposta curricular, cujos conteúdos são tratados de forma integrada e não linear. Hernández fala: "A introdução dos Projetos de Trabalho foi planejada como uma forma de vincular a teoria com a prática e de alcançar um sentido de globalização, de introduzir uma nova maneira de fazer do professor e de gerar uma série de mudanças na organização dos conhecimentos escolares." A partir da concepção acima acerca do trabalho com projetos, assinale a alternativa que não é adequada a essa proposta.
formas de solidariedade e a formação de novas atitudes na escola e na comunidade por meio de uma educação de valores.
prevenção de riscos por meio de projeto de saúde que valoriza a vida e contra o uso abusivo de drogas.
prevenção da violência por meio do combate ao uso de armas e encaminhamento de alunos agressivos aos Conselhos Tutelares.
alternativas voluntárias e solidárias de trabalho remunerado com jovens, prevenindo a ociosidade e a violência.
valorização da vida e desenvolvimento da auto-estima, das ações solidárias e do esporte profissional.
Um dos dilemas contemporâneos da educação é a questão da indisciplina. Em um contexto cultural complexo e repleto de estímulos ao educando, o professor vem-se deparando com situações conflituosas que, muitas vezes, fragilizam a relação educando-educador. Um posicionamento adequado que se espera do educador, segundo Sayão e Aquino (2004), diante das situações de indisciplina, é:
reconhecer como assimétrica a relação educando-educador, dispensar revanchismos e introduzir o aluno no mundo público.
permitir a expressão ampla dos educandos, acolher suas demandas e fazer com que estabeleçam as regras.
normalizar as atitudes e hábitos dos alunos, controlar suas ações pela zelosa vigilância e prevenir situações de risco.
estabelecer contato com as famílias e encaminhar os alunos demasiadamente indisciplinados para os serviços de atendimento psicológico.
combinar as regras de conduta com os alunos, recordar as regras com freqüência e impor limites claros.
Uma das questões mais fundamentais da educação é a promoção de uma reforma do pensamento (Morin, 2000), a fim de que se possa articular e organizar os problemas do mundo. Para tal, nosso modo de conceber o conhecimento deve sofrer uma mudança por meio da educação, tornando visíveis o global, o multidimensional e o complexo, o que supõe:
educar para uma compreensão do mundo globalizado, reconhecer as diferentes dimensões do conhecimento e identificar os desafios da multiplicidade.
recompor o todo para conhecer as partes, conectar as partes umas com as outras e reconhecer os elementos diferentes como inseparáveis constitutivos.
promover a inteligência geral, estimular o livre exercício da curiosidade e simplificar os enunciados totalizantes.
enfatizar a especialização das disciplinas, provocar uma disjunção entre as humanidades e as ciências e contextualizar os saberes.
extrair o objeto do conhecimento de seu conjunto para analisá-lo, estabelecer relação sistêmica com os diferentes objetos e fortalecer os vínculos de solidariedade.
A visita ao campus de uma universidade, a ser realizada pelos alunos de uma escola de Ensino Médio, faz parte do trabalho de informação profissional. Os representantes de turma estão incumbidos de gerenciar a organização dos grupos de alunos por áreas de interesse na visita aos departamentos, coordenando interesses, disponibilidade de vagas e proximidade nos deslocamentos. As propostas de aprendizagem sob forma de situação-problema relacionam-se com o conceito de competência porque, em vista de um obstáculo ou desafio,
requerem mobilização de esquemas mentais e processos decisórios em um contexto uniforme, tecnologicamente estruturado
examinam o caráter metacognitivo dos alunos no uso de estratégias psicomotoras.
solicitam tomadas de decisão, mobilização de recursos e de esquemas de ação e de pensamento.
supõem saber agir, mobilizar recursos e esquemas cognitivos com seqüências programadas.
avaliam a mobilização de esquemas de pensamento e ação de forma acrítica, priorizando a dimensão relacional.
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