Questões de Pedagogia

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Com relação ao planejamento participativo — concepção, construção, acompanhamento e avaliação —, julgue os itens a seguir. Previsões certas, objetivos delineados por setores, metas únicas e previsão de controle das ações são características do planejamento participativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do projeto político-pedagógico da escola, sua concepção, seus princípios e eixos norteadores, e em relação à gestão educacional decorrente do projeto político-pedagógico, julgue os itens subseqüentes. Atualmente, o plano da escola é concebido como projeto político-pedagógico. Projeto, por ser um desdobramento de um plano; político, por contemplar decisões de órgãos responsáveis pela educação; e pedagógico, por envolver ações educacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em Conselho de Classe, os professores da turma C levantaram estratégias coletivas para recuperar paralelamente e acompanhar sistematicamente o avanço dos alunos, o que deverá ocorrer por meio de

  • A.

    tarefas regulares complementares às tarefas anteriores, de complexidade gradativa, a serem realizadas no horário regular das aulas.

  • B.

    tarefas sistemáticas e suplementares, para serem realizadas em casa, repetindo noções e conceitos trabalhados ao longo do período escolar de aulas.

  • C.

    exercícios de fixação propostos ao final de cada período de avaliação, em forma de aulas paralelas e suplementares.

  • D.

    trabalhos de pesquisa sobre temas já abordados em aula, para serem feitos em casa, com orientações prévias, como forma de consolidar noções e conceitos.

  • E.

    trabalhos com grupos de monitores escolhidos entre os melhores alunos, auxiliando a resolver questões com maior incidência de erros nos testes e provas.

Com relação ao planejamento participativo — concepção, construção, acompanhamento e avaliação —, julgue os itens a seguir. O conhecimento, as experiências de vida e a consciência política de cada indivíduo devem ser respeitados na construção do planejamento participativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao planejamento participativo — concepção, construção, acompanhamento e avaliação —, julgue os itens a seguir. Os problemas a que se refere o planejamento participativo devem ser extremamente estruturados pelo coordenador, com explicações claras e objetivas, e as soluções devem ser indicadas para aprovação do grupo mais amplo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Durante a realização de atividades nas aulas de Matemática, uma professora reserva um espaço para seus alunos formularem problemas. Uma de suas alunas produziu e ilustrou o problema abaixo a partir da seguinte proposta: Criar um problema para a pergunta Quantos fios de cabelo Joice tem a mais que Ana Paula?

Joice e Paula são duas espigas de milho que moram num grande milharal no interior de São Paulo. Resolveram participar de um concurso de cabelos. Joice estava radiante em frente do espelho penteando seus cabelos, quando percebeu que eles estavam caindo. Decidiu contá-los. Ela estava com 1 247 fios e no chão 320 caídos. Desesperada com a possibilidade de não participar do concurso, foi investigar os fios de Paula. Espiando, notou alguma coisa muito estranha. Paula penteava os cabelos e eles não caíam. Joice teve um ataque, pulou em cima de Paula e puxou seus cabelos. Que surpresa! Paula era careca. Quantos fios de cabelo Joice tem a mais que Paula?

Ao empregar essa estratégia, a professora não:

  • A.

    oferece à criança experiências diferentes com a escrita, em várias áreas do conhecimento, inclusive a matemática.

  • B.

    demonstra conhecimento de que há várias propostas de formulação de problemas.

  • C.

    dá ênfase ao trabalho centrado exclusivamente na proposição e resolução de problemas convencionais.

  • D.

    permite que a criança empenhe-se em pensar no problema como um todo, sem se preocupar apenas com os números, algumas palavras-chave ou a pergunta.

  • E.

    estimula a capacidade inventiva e questionadora da criança, desenvolvendo na sala de aula um clima de interação e respeito.

Com relação ao planejamento participativo — concepção, construção, acompanhamento e avaliação —, julgue os itens a seguir. Na construção do planejamento participativo da escola, a metodologia que usa estratégias normativas e definidas tem sido bastante aceita, haja vista que os professores não têm muito tempo, mas estão imbuídos de autonomia para tomar decisões.

  • C. Certo
  • E. Errado

Jogar com as crianças é uma experiência inesquecível. É maravilhoso ver o entusiasmo, o interesse e a dedicação que elas colocam nos jogos. A teoria de Piaget, no entanto, mostra-nos a necessidade de agir de forma diferente que os adultos em geral têm quando jogam com as crianças.

(Kamii e De Clark, Reinventando a Aritmética, 1999)

Um princípio que se contrapõe a essa teoria é:

  • A. oferecer às crianças muito tempo para pensar.
  • B.

    concordar com as idéias das crianças e sua forma de pensar somente quando elas não lhe parecerem estranhas.

  • C.

    fazer as interferências durante o jogo sempre de forma indireta.

  • D.

    jamais corrigir respostas erradas ou jogadas pouco inteligentes.

  • E.

    incentivar a interação para as crianças trocarem pontos de vista.

Numa sociedade em que se exige atualmente um profissional crítico, autônomo e capaz de tomar decisões, é necessário iniciar na escola um processo de discussão e reflexão de todo o contexto escolar. Com esse grande desafio, o professor precisa repensar as suas práticas educacionais para contemplar o paradigma emergente.

A quantidade de afirmativas corretas é:

  • A. 1
  • B. 2
  • C. 3
  • D. 4
  • E. 5

Quando os professores de uma escola são convidados a pensar a elaboração do currículo no espaço escolar, considerando os componentes do currículo como sendo: O que ensinar - Quando ensinar - Como ensinar, podemos afirmar que tal elaboração conjunta pode propiciar a construção de conhecimento no âmbito da escola. Os componentes curriculares - o quê, como e quando - são impulsionadores de discussões importantes, respectivamente, no âmbito da:

  • A. seqüenciação, didatização e seleção dos conteúdos.
  • B.

    metodologia, problematização e seqüenciação dos conteúdos.

  • C. seleção, didatização e metodologia dos conteúdos.
  • D. seleção, metodologia e seqüenciação dos conteúdos.
  • E.

    problematização, seqüenciação e metodologia dos conteúdos.

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