Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Se aceitarmos que tudo que é suscetível de ser aprendido pode ser considerado conteúdo de aprendizagem, podemos concluir que as intenções ou propósitos educativos manifestam-se na importância atribuída a cada um dos possíveis conteúdos educativos.
(
Antoni Zabala, 1997)A concepção tradicional de aprendizagem concebe o "conteúdo de aprendizagem", na maior parte das vezes, como informações que o estudante deve aprender. Considerando um enfoque construtivista de ensino-aprendizagem (expresso no trecho acima), podemos afirmar que esses conteúdos devem abranger aspectos:
apenas conceituais.
apenas conceituais e procedimentais.
conceituais, procedimentais e atitudinais.
conceituais, factuais e procedimentais.
factuais, procedimentais e motivacionais.
Na afirmação acima, Paulo Freire quer defender a idéia de que:
a escola é redentora das desigualdades sociais e econômicas de uma dada sociedade em um dado momento histórico.
é um erro decretar a escola como tendo apenas a tarefa de reprodutora da ideologia dominante.
a educação é neutra em relação às questões políticas, sociais e culturais, pois tem por tarefa ensinar os conteúdos.
toda intervenção no mundo é pedagógica e, portanto, indiferente aos obstáculos impostos pela classe dominante.
as intenções educacionais em uma sociedade estão para além das questões sociais e políticas inerentes às classes sociais.
Considerando a comunicação e a interlocução entre os participantes no processo de planejamento, mediante constituição de equipes, encontros e avaliações sistemáticas, capacitação de pessoal para o planejamento, constituição de grupos de estudo, aplicação de critérios na distribuição de tarefas, articulação com outros grupos sociais, com o currículo e com a construção do conhecimento, julgue os itens subseqüentes. Toda e qualquer organização interessada em implantar prática de natureza participativa deve promover o diálogo como esforço de aproximação.
Considerando a comunicação e a interlocução entre os participantes no processo de planejamento, mediante constituição de equipes, encontros e avaliações sistemáticas, capacitação de pessoal para o planejamento, constituição de grupos de estudo, aplicação de critérios na distribuição de tarefas, articulação com outros grupos sociais, com o currículo e com a construção do conhecimento, julgue os itens subseqüentes. Apesar das potencialidades de um grupo, podem surgir conflitos entre os participantes durante a organização do trabalho pedagógico em sala de aula. Diante de situações como essa, independentemente do nível de conflito, a melhor estratégia para preparar os alunos é o professor dissolver o grupo.
Considerando a comunicação e a interlocução entre os participantes no processo de planejamento, mediante constituição de equipes, encontros e avaliações sistemáticas, capacitação de pessoal para o planejamento, constituição de grupos de estudo, aplicação de critérios na distribuição de tarefas, articulação com outros grupos sociais, com o currículo e com a construção do conhecimento, julgue os itens subseqüentes. O tempo, o agrupamento e a atitude dos alunos nos trabalhos em grupo, a resolução de conflitos e o cuidado físico requerem a intervenção do professor mais intensamente nas séries iniciais da escolarização.
Com relação ao planejamento participativo concepção, construção, acompanhamento e avaliação , julgue os itens a seguir. A avaliação perde sua importância no processo de execução do planejamento participativo, uma vez que todos aprovam e tomam coletivamente as decisões.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Considerando as relações entre educação e treinamento de recursos humanos, tipos e modalidades de educação e treinamento; a educação a distância; a pedagogia e a andragogia, bem como a gestão do conhecimento, julgue os itens que se seguem. Planejamento, política e atividades de gestão de recursos humanos associados às estratégias de negócios e aos funcionários como recursos vitais para a organização são pressupostos defendidos pela gestão estratégica de recursos humanos.
No que se refere aos aspectos pedagógicos e técnico-didáticos do treinamento metodologia de ensino, conceituação, tipos e modalidades, técnicas e instrumentos de avaliação do desempenho didático e avaliação de aprendizagem , julgue os itens seguintes. A maneira de pensar a formação humana é alterada devido a fatores como: a organização da produção industrial, o modelo do Estado e das relações econômicas estabelecidas mundialmente.
No que se refere aos aspectos pedagógicos e técnico-didáticos do treinamento metodologia de ensino, conceituação, tipos e modalidades, técnicas e instrumentos de avaliação do desempenho didático e avaliação de aprendizagem , julgue os itens seguintes. Com base na concepção do conhecimento empirista, a avaliação de aprendizagem significa valorizar a autoavaliação e julgar o crescimento e o desenvolvimento de cada aluno.
A respeito de currículo como elemento formador da cidadania,
são feitas as afirmativas a seguir.
I - As grades curriculares expressam hierarquias, legitimam
concepções de educação e de docentes qualificados.
II - Todo conhecimento poderá desenvolver a consciência
crítica e lógica, o raciocínio e a sensibilidade, a memória,
a emoção, a estética e a ética, dependendo do trato
pedagógico.
III - A visão instrumental tanto das ciências como das letras
e das artes, se tratadas pelos docentes como docência,
familiariza os alunos para a totalidade da cultura científica,
literária e artística.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...