Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Se aceitarmos que tudo que é suscetível de ser aprendido pode ser considerado conteúdo de aprendizagem, podemos concluir que as intenções ou propósitos educativos manifestam-se na importância atribuída a cada um dos possíveis conteúdos educativos.

(Antoni Zabala, 1997)

A concepção tradicional de aprendizagem concebe o "conteúdo de aprendizagem", na maior parte das vezes, como informações que o estudante deve aprender. Considerando um enfoque construtivista de ensino-aprendizagem (expresso no trecho acima), podemos afirmar que esses conteúdos devem abranger aspectos:

  • A.

    apenas conceituais.

  • B.

    apenas conceituais e procedimentais.

  • C.

    conceituais, procedimentais e atitudinais.

  • D.

    conceituais, factuais e procedimentais.

  • E.

    factuais, procedimentais e motivacionais.

Na afirmação acima, Paulo Freire quer defender a idéia de que:

  • A.

    a escola é redentora das desigualdades sociais e econômicas de uma dada sociedade em um dado momento histórico.

  • B.

    é um erro decretar a escola como tendo apenas a tarefa de reprodutora da ideologia dominante.

  • C.

    a educação é neutra em relação às questões políticas, sociais e culturais, pois tem por tarefa ensinar os conteúdos.

  • D.

    toda intervenção no mundo é pedagógica e, portanto, indiferente aos obstáculos impostos pela classe dominante.

  • E.

    as intenções educacionais em uma sociedade estão para além das questões sociais e políticas inerentes às classes sociais.

Considerando a comunicação e a interlocução entre os participantes no processo de planejamento, mediante constituição de equipes, encontros e avaliações sistemáticas, capacitação de pessoal para o planejamento, constituição de grupos de estudo, aplicação de critérios na distribuição de tarefas, articulação com outros grupos sociais, com o currículo e com a construção do conhecimento, julgue os itens subseqüentes. Toda e qualquer organização interessada em implantar prática de natureza participativa deve promover o diálogo como esforço de aproximação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a comunicação e a interlocução entre os participantes no processo de planejamento, mediante constituição de equipes, encontros e avaliações sistemáticas, capacitação de pessoal para o planejamento, constituição de grupos de estudo, aplicação de critérios na distribuição de tarefas, articulação com outros grupos sociais, com o currículo e com a construção do conhecimento, julgue os itens subseqüentes. Apesar das potencialidades de um grupo, podem surgir conflitos entre os participantes durante a organização do trabalho pedagógico em sala de aula. Diante de situações como essa, independentemente do nível de conflito, a melhor estratégia para preparar os alunos é o professor dissolver o grupo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a comunicação e a interlocução entre os participantes no processo de planejamento, mediante constituição de equipes, encontros e avaliações sistemáticas, capacitação de pessoal para o planejamento, constituição de grupos de estudo, aplicação de critérios na distribuição de tarefas, articulação com outros grupos sociais, com o currículo e com a construção do conhecimento, julgue os itens subseqüentes. O tempo, o agrupamento e a atitude dos alunos nos trabalhos em grupo, a resolução de conflitos e o cuidado físico requerem a intervenção do professor mais intensamente nas séries iniciais da escolarização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao planejamento participativo — concepção, construção, acompanhamento e avaliação —, julgue os itens a seguir. A avaliação perde sua importância no processo de execução do planejamento participativo, uma vez que todos aprovam e tomam coletivamente as decisões.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as relações entre educação e treinamento de recursos humanos, tipos e modalidades de educação e treinamento; a educação a distância; a pedagogia e a andragogia, bem como a gestão do conhecimento, julgue os itens que se seguem. Planejamento, política e atividades de gestão de recursos humanos associados às estratégias de negócios e aos funcionários como recursos vitais para a organização são pressupostos defendidos pela gestão estratégica de recursos humanos.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere aos aspectos pedagógicos e técnico-didáticos do treinamento — metodologia de ensino, conceituação, tipos e modalidades, técnicas e instrumentos de avaliação do desempenho didático e avaliação de aprendizagem —, julgue os itens seguintes. A maneira de pensar a formação humana é alterada devido a fatores como: a organização da produção industrial, o modelo do Estado e das relações econômicas estabelecidas mundialmente.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere aos aspectos pedagógicos e técnico-didáticos do treinamento — metodologia de ensino, conceituação, tipos e modalidades, técnicas e instrumentos de avaliação do desempenho didático e avaliação de aprendizagem —, julgue os itens seguintes. Com base na concepção do conhecimento empirista, a avaliação de aprendizagem significa valorizar a autoavaliação e julgar o crescimento e o desenvolvimento de cada aluno.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de currículo como elemento formador da cidadania,

são feitas as afirmativas a seguir.

I - As grades curriculares expressam hierarquias, legitimam

concepções de educação e de docentes qualificados.

II - Todo conhecimento poderá desenvolver a consciência

crítica e lógica, o raciocínio e a sensibilidade, a memória,

a emoção, a estética e a ética, dependendo do trato

pedagógico.

III - A visão instrumental tanto das ciências como das letras

e das artes, se tratadas pelos docentes como docência,

familiariza os alunos para a totalidade da cultura científica,

literária e artística.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    I e III, apenas.

  • E.

    II e III, apenas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...