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Diversos alunos de 10 anos da turma B estão apresentando dificuldades na aprendizagem da Matemática. A professora está num impasse: prossegue no ensino frontal do programa da disciplina ou tenta trabalhar com o ensino individualizado, embora com as limitações decorrentes de uma turma numerosa. Pensando em reconduzir o processo de ensino e aprendizagem de maneira a criar condições de melhor desempenho dos alunos, a professora deverá: I - compreender que o sentido da aprendizagem se constrói por meio de diferentes tipos de atividades, nas quais os alunos interagem, expressam diferentes pautas de conhecimento e necessitam "interpretação" do professor; II - desenvolver a cooperação entre os alunos e formas de ensino mútuo e individualizado, como ampliação do processo de gestão pedagógica da turma; III - saber que o conhecimento é construído na relação com o mundo e que a realidade apreendida pelo aluno é uma representação fragmentada, que requer a intervenção moral do professor. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
Para preparar um trabalho de campo a ser realizado pelos alunos de 9 anos de uma escola de Ensino Fundamental, a professora encaminhava decisões coletivas, sob a forma de situações-problema, referentes a: lugar de lanche, transporte, coleta de material etc. Propostas de aprendizagem sob forma de situação-problema relacionam-se com o conceito de competência porque, em vista de um obstáculo ou desafio,
requerem a mobilização de esquemas mentais e processos decisórios em um contexto uniforme, tecnologicamente estruturado.
examinam o caráter metacognitivo dos alunos no uso de estratégias psicomotoras.
solicitam tomadas de decisão, mobilização de recursos e de esquemas de ação e de pensamento.
supõem saber agir, mobilizar recursos e esquemas cognitivos com seqüências programadas.
avaliam a mobilização de esquemas de pensamento e ação de forma acrítica, priorizando a dimensão relacional
A partir da leitura de um texto sobre aves, um grupo de alunos de 8 anos discutia a veracidade do comentário de um colega que afirmava ter visto galinhas colocarem ovos azuis; outras crianças acrescentavam informações sobre como tornar os ovos de galinha cor-de-rosa. A situação descrita permite identificar princípios psicopedagógicos no currículo escolar, entre os quais:
as experiências educacionais escolares estão condicionadas ao desenvolvimento da linguagem oral e escrita, que comanda as ações psicomotoras.
os efeitos das experiências educacionais são influenciados por conhecimentos prévios pertinentes, de cunho escolar ou não, que interagem com novas aprendizagens.
a ampliação dos esquemas de conhecimento deve ser feita a partir da promoção de aprendizagens memorísticas repetitivas e pela interiorização de memórias coletivas, que caracterizam as aprendizagens significativas.
o conteúdo a ser trabalhado deve ser linearmente proposto, estabelecendo vínculos entre a estrutura epistemológica dos conhecimentos científicos e as aprendizagens significativas.
o material de aprendizagem e os conhecimentos prévios devem relacionar-se de forma intencional, a fim de promover aprendizagens memorístico-culturais.
Para que o Projeto Político Pedagógico de uma escola possa de fato ser um processo participativo, é preciso
definir os objetivos de acordo com as normas da Secretaria de Educação.
preparar professores que acompanhem as ações da comunidade escolar.
exercitar a capacidade de tomar decisões coletivamente.
escolher as pessoas competentes para a elaboração de um bom projeto.
avaliar a capacidade de trabalho das pessoas que irão participar do processo.
A atividade de visitação do bairro no qual a escola está situada, com o objetivo de conhecer sua estrutura, relação de serviços oferecidos à comunidade e profissionais que trabalham nesses espaços, é uma prática comum entre os professores. Essa atividade fundamenta-se
na construção de significados como elemento norteador do processo ensino/aprendizagem.
na relação das experiências cotidianas como fator de classificação psicossocial na aprendizagem.
na relação de significância lógica como estruturante do pensamento cartesiano.
na lógica construtivista como elemento integrante da aprendizagem funcionalista
no valor potencialmente significativo que a experiência promove para aprendizagens memorísticas.
implementação das ações de número 5 levantam as seguintes questões para a escola: I – participação, tomando a escola como espaço de atuação pública dos alunos; II – normas e regras, enfatizando-as como organização coletiva; III – projetos, favorecendo a compreensão da multiplicidade de aspectos que compõem a realidade; IV – valores morais, legitimando o pensamento dos professores e demais autoridades. Estão corretas as questões:
I e II, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
A elaboração do Projeto Político Pedagógico da escola, muitas vezes, vem a ser um desafio, na medida em que a avaliação e a renovação das práticas educacionais tornam- se uma exigência durante sua construção. Esta renovação é complexa porque perpassa todos os aspectos da prática social e pedagógica na escola.
Para que esta transformação seja possível, um dos elementos fundamentais é a
colaboração da Secretaria da Educação no acolhimento às idéias do grupo escola.
autonomia para cada professor poder escolher o trabalho que irá realizar.
autonomia para cada professor poder escolher o trabalho que irá realizar.
participação dos dirigentes da escola em um projeto progressista.
disposição dos envolvidos no processo com a vontade política de mudar.
As Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental no Sistema de ensino do Estado de São Paulo dão destaque ao regime de ciclos de progressão continuada e refutam o argumento de que este regime produz declínio no desempenho dos alunos. Para tal, contra-argumentam que
a progressão continuada não exclui a retenção do aluno dentro de uma série e é recomendada, a fim de que não haja mascaramento das reais condições de aprendizagem.
as escolas têm autonomia para, em seu projeto pedagógico, retomar o regime seriado, caso a avaliação institucional indique que houve prejuízo ao desempenho global da escola
as competências não se desenvolvem linearmente para todos os alunos, o que demanda a revisão da organização do currículo e a modificação das práticas de ensino e de avaliação.
o regime seriado continua sendo levado em conta na organização das turmas, considerando-se, ainda, a possibilidade de reclassificação de alunos.
estudos empíricos revelaram que este regime equaciona os problemas de indisciplina no interior das escolas, favorecendo sobremaneira os processos de aprendizagem.
A organização do ensino em ciclos, com regime de progressão continuada, não supõe diminuição ou eliminação de mecanismos de avaliação. Ao contrário, este regime demanda uma ampliação das práticas de avaliação em seus diferentes níveis e tipos, visando à melhoria da qualidade de ensino. Dentre estes níveis de avaliação está a institucional que, num âmbito interno, em regime de progressão continuada, deve ter como objetivo:
estabelecer critérios de seleção de alunos para a passagem entre séries e entre ciclos, por meio de testagens, para colher amostras da aprendizagem efetivada e escalonar o desempenho geral da escola.
analisar os procedimentos pedagógicos, administrativos e financeiros, tendo em vista estabelecer novas orientações e corrigir trajetórias, a partir de definições do conselho de escola.
oferecer subsídios para a composição do projeto políticopedagógico da instituição e de seus indicadores de autonomia, para o estabelecimento de diagnósticos e de regras de retenção.
medir o desempenho escolar por meio de escalas padronizadas, tendo em vista o envio de resultados à Secretaria Estadual de Educação.
elaborar relatórios sintéticos a serem apreciados pelo conselho da escola e anexados ao plano de gestão, constituindo- se como documentos a serem apresentados à comunidade escolar.
Só se erra quando se busca conhecer.
O erro, numa concepção de educação sócio-construtivista, é visto como
deficiência metodológica, que não propiciou condições de aprendizagem.
meio para se trabalhar as deficiências cognitivas dos alunos.
dificuldade particular de um aluno, não podendo ser generalizada.
caminho seguro para se obter uma aprendizagem significativa.
parte integrante do processo de conhecimento.
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