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As práticas escolares envolvem relações de dominação, mas ao mesmo tempo são marcadas por conflitos, tensões e tentativas de resistência.
A relação professor-aluno pode ser estabelecida em termos de troca e respeito mútuo, onde as competências e os limites de cada um são respeitados e usados
com o objetivo de obter uma educação de qualidade.
para conseguir que o aluno respeite o professor.
em direção ao exercício da autonomia e da independência.
para manter a disciplina de estudo e apreensão do conhecimento.
na busca de uma relação horizontal, sem diferenças de funções.
A disciplina na sala de aula é resultado de compromissos firmados pelo grupo.
Cabe ao professor
informar aos educandos as regras de conduta definidas pela escola.
elaborar as regras a serem cumpridas pelos educandos.
encaminhar as transgressões à Direção da escola.
mediar situações de diálogo e de confronto.
solicitar ao Conselho de Escola a organização das regras de convivência da escola.
O diálogo pressupõe um ato de reflexão-ação comigo, com o outro e com o mundo.
O planejamento participativo revela a importância da organização coletiva e sua possibilidade de
uma prática mais eficiente.
resultados mais produtivos.
atividades mais estruturadas.
ação crítica e transformadora.
otimização de trabalho e recursos.
Fala-se hoje, com insistência, no professor pesquisador. No meu entender o que há de pesquisador no professor não é uma qualidade ou uma forma de ser ou de atuar que se acrescente à de ensinar. Faz parte da natureza da prática docente a indagação, a busca, a pesquisa.
Nesse sentido, é preciso que, em sua formação permanente, o professor
reconheça suas deficiências e se empenhe em estudar.
compreenda a importância da aquisição de técnicas de pesquisa.
obtenha uma postura humilde de procura de seu próprio conhecimento.
se perceba e se assuma, porque professor, como pesquisador.
repense seu papel de professor, buscando aprender como se pesquisa.
Reconheço no meu interlocutor alguém que, mesmo defendendo idéias que recuso, desempenha uma função essencial na minha auto-renovação, no enriquecimento de meu conhecimento, na superação de minhas verdades absolutas que podem estar sempre ocorrendo comigo sem que eu me dê conta delas.
De acordo com o texto, para a ampliação do conhecimento interno é preciso que essa procura se dê
primeiramente, na direção do olhar sobre o mundo.
na aceitação da existência de olhar de forma homogênia os objetos.
inicialmente, na direção do olhar crítico sobre si mesmo.
na tolerância do pensamento do outro sobre o que penso do mundo.
fundamentalmente, na compreensão das dificuldades de entendimento do outro.
Você está querendo dizer que se um aluno não aprende não é porque ele não presta atenção?
A surpresa dessa professora mostra como, ainda hoje, o
aluno com déficit cultural não consegue se concentrar nos estudos.
fracasso escolar está diretamente relacionado à questão disciplinar.
atraso cognitivo cria obstáculos para uma boa aprendizagem.
aluno que apresenta dificuldade auditiva é marginalizado.
desconhecimento de problemas psicológicos impossibilita um ensino competente.
José, professor do Ensino Médio acompanhou sua turma numa visita à Câmara Municipal para algumas entrevistas com os vereadores. Essa atividade pedagógica estimula o protagonismo juvenil porque
confronta os alunos com os conteúdos geopolíticos estudados no currículo, preparatórios para a vida universitária.
estimula o diálogo com poderes instituídos da sociedade civil organizada em camadas sociais distintas.
auxilia na formação da consciência do voto como ação responsável.
induz os alunos ao cumprimento de compromissos de interesse partidário, quando eleitos em cargos públicos.
fortalece a formação do grêmio estudantil como instância de representação de entidades civis dentro da escola.
As respostas das crianças oferecem imensas possibilidades de análise em termos de perspectivas diferenciadas e/ou contraditórias às do adulto sobre fenômenos que estão sendo estudados. A postura do professor frente às alternativas de solução construídas pelo aluno deveria estar comprometida com a concepção de erro "construtivo", o que significa considerar que o conhecimento produzido pelo educando, num dado momento de sua experiência de vida, é um conhecimento em processo de superação.
Isso vale dizer que o
conhecimento correto não existe, pois há sempre a possibilidade do erro.
acerto não tem importância no processo de ensinoaprendizagem.
conhecer correto, ter a certeza e o erro, fazem parte do processo de conhecimento.
movimento de procurar o conhecimento só se dará a partir do erro.
caminho para se obter o conhecimento correto é negar o erro.
16 Vigotsky afirma que o bom ensino é aquele que se adianta ao desenvolvimento, ou seja, que se dirige às funções psicológicas que estão em vias de se completarem.
(
Rego, 2001)Isso significa dizer que, na abordagem sociointeracionista, a qualidade do trabalho pedagógico está associada à:
capacidade de promoção de avanços no desenvolvimento do aluno a partir daquilo que potencialmente ele poderá vir a saber.
possibilidade de promover situações em que o aluno demonstre aquilo que já sabe e aprendeu fora da escola.
criação de zonas de atuação pedagógica a partir de conhecimentos mais adiantados nas séries escolares.
proposição de pré-requisitos para a aprendizagem que demonstrem a prontidão dos alunos.
introdução de conceitos difíceis que levem os alunos a estudar além daquilo que está nos livros didáticos
Atento à "natureza social" do ser humano, que desde o berço vive rodeado por seus pares em um ambiente impregnado pela cultura, Vygotsky defendeu que o desenvolvimento da inteligência se dá
em ciclos concêntricos conforme a faixa etária.
pela aquisição de conhecimentos.
por meio do desenvolvimento de habilidades.
a partir da obtenção da capacidade de abstração.
pelo processo de interação social.
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