Questões de Pedagogia

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Após encontrar o Texto VI no mural de um dos corredores da escola, um aluno de 4ª série chegou à sala de aula relatando sua descoberta: uma das ações do projeto "Comunidade Presente" obtivera o triplo de implementação em relação a outra ação do mesmo projeto até dezembro de 1998. A professora aproveitou a situação para sair da sala com toda a turma e levá-la até o mural. Lá chegando, promoveu uma discussão, perguntando inicialmente ao aluno que trouxera a informação como havia chegado àquela conclusão. Tal encaminhamento buscou desenvolver um conteúdo

  • A.

    conceitual de apreciação da ordem e correção na elaboração e apresentação de trabalhos.

  • B.

    atitudinal de interesse na leitura e análise dos elementos presentes em uma representação.

  • C.

    procedimental de curiosidade em conhecer a evolução histórica dos instrumentos de cálculo.

  • D.

    matemático, de ordenação de números naturais e racionais, na forma decimal

  • E.

    concreto de respeito e valorização do trabalho cooperativo como fonte de aprendizagem.

Leia o fragmento do poema "Pássaro Vermelho", de Milton Nascimento e Fernando Brandt:

É correto afirmar que o poema apresentado pode servir para o professor discutir com seus alunos, principalmente:

  • A. as diferenças sociais e culturais.
  • B. a diversidade racial.
  • C. a aculturação.
  • D. a divisão natural do trabalho.
  • E. os diferentes tipos de preconceito.

Paulo é um aluno que apresenta necessidades educacionais

especiais e, como tal, está amparado por legislação

nacional e estadual. Alguns de seus direitos no interior da

escola estão apresentados nas afirmativas que se seguem.

I – O atendimento educacional de alunos com necessidades

especiais deve se dar nas classes comuns das escolas,

no primeiro ciclo da educação fundamental.

II – O trabalho pedagógico deve envolver os mesmos materiais

didáticos utilizados pelos demais alunos, evitandose,

assim, qualquer tipo de discriminação.

III – Alunos que apresentam altas habilidades devem realizar

atividades que favoreçam o aprofundamento e o enriquecimento

dos aspectos curriculares.

IV – A avaliação deve variar segundo características das necessidades

especiais do aluno e a modalidade de atendimento

escolar oferecida.

É(São) correta(s) a(s) afirmativa(s):

  • A.

    IV, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    III e IV, apenas.

  • E.

    II, III e IV, apenas.

Os alunos organizam uma linha de tempo com os acontecimentos mais significativos da história do município.

Essa atividade – confecção e exploração da linha de tempo – permite ao professor trabalhar com seus alunos a noção de tempo:

  • A. histórico.
  • B. intuitivo.
  • C. social.
  • D. físico.
  • E. psicológico.

O projeto político-pedagógico deve ser entendido como a própria organização do trabalho pedagógico da escola como um todo.

                                                                                                                  (Veiga, 2003)

O projeto da escola é, respectivamente, político e pedagógico, porque:

  • A.

    intenciona perpetuar valores culturais e sociais e traduz as opções pedagógicas do sistema de ensino.

  • B.

    favorece a reprodução dos valores sociais e propõe opções educativas que levam à construção das estratégias pedagógicas.

  • C.

    expressa a formação do cidadão para um tipo de sociedade e define as ações educativas para que a escola cumpra suas intenções educacionais.

  • D.

    traduz os anseios da sociedade e coordena as ações pedagógicas traçadas pelo corpo técnico-administrativo da escola.

  • E.

    rompe com as estruturas sociais e políticas e trata de especificar o trabalho pedagógico desenvolvido pela escola e sua equipe.

O impacto gerado pela sociedade da informação na escola evidencia nova demanda quanto ao papel social da escola e aos processos de aprendizagem, que devem valorizar

  • A.

    a instrumentalização de professores e alunos para uso de novas tecnologias de informação e conseqüente desenvolvimento das habilidades de leitura de textos descontínuos.

  • B.

    a investigação em fontes oficiais da informação sobre fatos sociais para a compreensão sistêmica do mundo em transformação.

  • C.

    a promoção, pelos professores, da organização e do relacionamento de informações oriundas de diferentes setores da sociedade para assimilação pelos alunos.

  • D.

    a promoção da cidadania planetária, baseada no empoderamento e no acesso às tecnologias avançadas que estimulam o raciocínio lógico-formal

  • E.

    o desenvolvimento de competências e de conhecimentos, capacidades e valores de forma integrada, formando saberes.

Um professor planejou com seus alunos uma visita a uma fábrica de sapatos. Os alunos percorreram todas as dependências, observaram os operários trabalhando, entrevistaram pessoas, fizeram anotações. Assinale a etapa do trabalho desenvolvido em sala de aula, após a visita feita, em que está implícito o conceito de divisão social do trabalho.

  • A.

    organização de um esquema apresentando as etapas da produção de um sapato

  • B.

    elaboração de planta simplificada mostrando a disposição espacial do local visitado

  • C.

    confecção de uma linha de tempo representando um dia na vida de um operário

  • D.

    utilização de mapa para identificação de locais de onde vem a matéria-prima (couro) e para onde é vendida a produção

  • E.

    discussão sobre as entrevistas feitas, com roteiros preparados pelos alunos, com os operários e o proprietário da fábrica

Um dos aspectos relevantes para a implementação dos processos de mudança pedagógica refere-se ao desenvolvimento, nos professores, de novas competências, dentre as quais a de

  • A.

    conhecimento e uso de tecnologias de informação como requisito profissional.

  • B.

    trabalho reflexivo em equipe, articulando teoria e prática.

  • C.

    comunicação com as famílias de forma direta e constante, por meio de serviço especializado com profissionais terceirizados.

  • D.

    busca de solução de conflitos, favorecendo a revitalização da autoridade docente e o restabelecimento de medidas disciplinares

  • E.

    desenvolvimento da participação em decisões escolares, estabelecendo conselhos normativos liderados pelos docentes.

Observe atentamente a foto abaixo.

Imaginemos uma situação de ensino de História em uma turma de 4ª série.

A professora utiliza a foto acima para disparar uma discussão com os alunos em sala.

A partir da situação descrita, podemos concluir que a professora trabalha com uma perspectiva de currículo:

  • A. estruturalista.
  • B. positivista.
  • C. fenomenológica.
  • D. tecnicista.
  • E. crítica.

O tema do lixo urbano – como se produz, seu destino e o impacto na vida das cidades – constitui um projeto de alunos de 10 anos, na escola X, o qual prevê etapas bem definidas de elaboração de trabalhos de pesquisa. A base curricular em que se apóia esse tema de projeto, com objetivos de desenvolvimento pessoal, afetivo e social, tem enfoque

  • A.

    cognitivo- evolutivo que integra investigação e análise de práticas sociais comunitárias.

  • B.

    antropológico que articula as experiências culturais de grupos sociais mais organizados.

  • C.

    genético que integra entre si os diversos processos cognitivos e evolutivos presentes no desenvolvimento orgânico, universal.

  • D.

    transcultural que destaca a análise e solução de situações sociais, características das cidades em desenvolvimento.

  • E.

    psicológico-social que articula o desenvolvimento individual com fenômenos sociais, mediado pelas experiências culturais.

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