Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Após encontrar o Texto VI no mural de um dos corredores da escola, um aluno de 4ª série chegou à sala de aula relatando sua descoberta: uma das ações do projeto "Comunidade Presente" obtivera o triplo de implementação em relação a outra ação do mesmo projeto até dezembro de 1998. A professora aproveitou a situação para sair da sala com toda a turma e levá-la até o mural. Lá chegando, promoveu uma discussão, perguntando inicialmente ao aluno que trouxera a informação como havia chegado àquela conclusão. Tal encaminhamento buscou desenvolver um conteúdo
conceitual de apreciação da ordem e correção na elaboração e apresentação de trabalhos.
atitudinal de interesse na leitura e análise dos elementos presentes em uma representação.
procedimental de curiosidade em conhecer a evolução histórica dos instrumentos de cálculo.
matemático, de ordenação de números naturais e racionais, na forma decimal
concreto de respeito e valorização do trabalho cooperativo como fonte de aprendizagem.
Leia o fragmento do poema "Pássaro Vermelho", de Milton Nascimento e Fernando Brandt:
É correto afirmar que o poema apresentado pode servir para o professor discutir com seus alunos, principalmente:
Paulo é um aluno que apresenta necessidades educacionais especiais e, como tal, está amparado por legislação nacional e estadual. Alguns de seus direitos no interior da escola estão apresentados nas afirmativas que se seguem. I – O atendimento educacional de alunos com necessidades especiais deve se dar nas classes comuns das escolas, no primeiro ciclo da educação fundamental. II – O trabalho pedagógico deve envolver os mesmos materiais didáticos utilizados pelos demais alunos, evitandose, assim, qualquer tipo de discriminação. III – Alunos que apresentam altas habilidades devem realizar atividades que favoreçam o aprofundamento e o enriquecimento dos aspectos curriculares. IV – A avaliação deve variar segundo características das necessidades especiais do aluno e a modalidade de atendimento escolar oferecida. É(São) correta(s) a(s) afirmativa(s):
IV, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
Os alunos organizam uma linha de tempo com os acontecimentos mais significativos da história do município.
Essa atividade – confecção e exploração da linha de tempo – permite ao professor trabalhar com seus alunos a noção de tempo:
O projeto político-pedagógico deve ser entendido como a própria organização do trabalho pedagógico da escola como um todo.
(Veiga, 2003)
O projeto da escola é, respectivamente, político e pedagógico, porque:
intenciona perpetuar valores culturais e sociais e traduz as opções pedagógicas do sistema de ensino.
favorece a reprodução dos valores sociais e propõe opções educativas que levam à construção das estratégias pedagógicas.
expressa a formação do cidadão para um tipo de sociedade e define as ações educativas para que a escola cumpra suas intenções educacionais.
traduz os anseios da sociedade e coordena as ações pedagógicas traçadas pelo corpo técnico-administrativo da escola.
rompe com as estruturas sociais e políticas e trata de especificar o trabalho pedagógico desenvolvido pela escola e sua equipe.
O impacto gerado pela sociedade da informação na escola evidencia nova demanda quanto ao papel social da escola e aos processos de aprendizagem, que devem valorizar
a instrumentalização de professores e alunos para uso de novas tecnologias de informação e conseqüente desenvolvimento das habilidades de leitura de textos descontínuos.
a investigação em fontes oficiais da informação sobre fatos sociais para a compreensão sistêmica do mundo em transformação.
a promoção, pelos professores, da organização e do relacionamento de informações oriundas de diferentes setores da sociedade para assimilação pelos alunos.
a promoção da cidadania planetária, baseada no empoderamento e no acesso às tecnologias avançadas que estimulam o raciocínio lógico-formal
o desenvolvimento de competências e de conhecimentos, capacidades e valores de forma integrada, formando saberes.
Um professor planejou com seus alunos uma visita a uma fábrica de sapatos. Os alunos percorreram todas as dependências, observaram os operários trabalhando, entrevistaram pessoas, fizeram anotações. Assinale a etapa do trabalho desenvolvido em sala de aula, após a visita feita, em que está implícito o conceito de divisão social do trabalho.
organização de um esquema apresentando as etapas da produção de um sapato
elaboração de planta simplificada mostrando a disposição espacial do local visitado
confecção de uma linha de tempo representando um dia na vida de um operário
utilização de mapa para identificação de locais de onde vem a matéria-prima (couro) e para onde é vendida a produção
discussão sobre as entrevistas feitas, com roteiros preparados pelos alunos, com os operários e o proprietário da fábrica
Um dos aspectos relevantes para a implementação dos processos de mudança pedagógica refere-se ao desenvolvimento, nos professores, de novas competências, dentre as quais a de
conhecimento e uso de tecnologias de informação como requisito profissional.
trabalho reflexivo em equipe, articulando teoria e prática.
comunicação com as famílias de forma direta e constante, por meio de serviço especializado com profissionais terceirizados.
busca de solução de conflitos, favorecendo a revitalização da autoridade docente e o restabelecimento de medidas disciplinares
desenvolvimento da participação em decisões escolares, estabelecendo conselhos normativos liderados pelos docentes.
Observe atentamente a foto abaixo.
Imaginemos uma situação de ensino de História em uma turma de 4ª série.
A professora utiliza a foto acima para disparar uma discussão com os alunos em sala.
A partir da situação descrita, podemos concluir que a professora trabalha com uma perspectiva de currículo:
O tema do lixo urbano – como se produz, seu destino e o impacto na vida das cidades – constitui um projeto de alunos de 10 anos, na escola X, o qual prevê etapas bem definidas de elaboração de trabalhos de pesquisa. A base curricular em que se apóia esse tema de projeto, com objetivos de desenvolvimento pessoal, afetivo e social, tem enfoque
cognitivo- evolutivo que integra investigação e análise de práticas sociais comunitárias.
antropológico que articula as experiências culturais de grupos sociais mais organizados.
genético que integra entre si os diversos processos cognitivos e evolutivos presentes no desenvolvimento orgânico, universal.
transcultural que destaca a análise e solução de situações sociais, características das cidades em desenvolvimento.
psicológico-social que articula o desenvolvimento individual com fenômenos sociais, mediado pelas experiências culturais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...