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Segundo Monica Thurler, caracterizam o "clima" de escolas consideradas eficazes:
hierarquia que permita a definição clara de papeis.
divisão clara de papéis, de modo que cada um saiba o que lhe compete.
"Tolerância Zero" com relação à violência para garantir tranqüilidade.
mecanismos de controle efetivos, de modo a se evitar burlas.
prioridades claramente definidas e partilhadas.
Um grupo de professores se reuniu para analisar o caso de Luciana. Cada um deles emitiu uma opinião a respeito da transferência de conhecimentos, algo que Luciana não conseguia realizar. Tais opiniões foram reproduzidas a seguir. No que diz respeito à transferência de conhecimentos, identifique as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F). I - "Se Luciana não transfere conhecimentos, supõe-se que sua capacidade de reinvestir aquisições cognitivas em situações novas está, de alguma forma, sendo comprometida." II - "A transferência não é evidente, pois mobiliza esquemas de inferência, de generalização, de resolução de problemas, de raciocínio por analogia." III - "A transferência de conhecimentos é um processo espontâneo, de modo que Luciana deve estar sendo inibida em sua espontaneidade." IV - "Precisamos lembrar que estes esquemas são construídos muito desigualmente e que podemos favorecer a aquisição de uma competência universal da transferência que atinja Luciana." V - "Podemos ajudar Luciana por meio de uma diversificação de tarefas e de situações, de maneira a que possa exercitar a transferência, negociando com ela um novo contrato didático." A seqüência correta é:
I – V ; II – V ; III – V ; IV – F ; V – F
I – V ; II – V ; III – F ; IV – V ; V – V
I – V ; II – V ; III – F ; IV – F ; V – V
I – F ; II – F ; III – V ; IV – F ; V – V
I – F ; II – F ; III – V ; IV – V ; V – F
Para Isabel Alarcão, uma escola reflexiva expressa
uma comunidade de aprendizagem e estabelece uma relação dialética com o conhecimento novo.
uma comunidade de aprendizagem e produz conhecimento sobre educação.
um laboratório social em que os alunos recebem o mesmo treinamento que os professores.
a necessidade de revisão radical da formação de professores, testando-os no desempenho de habilidades didáticas.
uma cooperativa de educadores que estabelece uma relação dialética com o conhecimento novo.
Marta é uma das representantes dos pais dos alunos no colegiado da escola. Ela tem consciência de que, para o real exercício de sua representatividade, o papel dos pais de alunos nesta instância decisória é de
colaborar com a equipe de profissionais da escola, no sentido de avalizar soluções tomadas para os problemas.
opinar democraticamente quando solicitados a contribuir nas reflexões a respeito de aplicação de verbas públicas.
definir entre si os rumos institucionais, garantidos pelo direito de ação gestora conferido pela LDB 9.394/96.
exercer o poder participativo diante das orientações de ações pedagógicas e administrativas da escola.
acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos para oferecer um reforço escolar adequado no ambiente doméstico.
Várias explicações vêm sendo buscadas para a ocorrência do fracasso escolar. A situação de Luciana pode ser explicada, por exemplo, pela "indiferença às diferenças", que atribui o fracasso
à herança genética da estudante, provavelmente comprometida por hereditariedade.
à condição econômico-social desfavorável da aluna e de sua família.
à desadaptação da estudante ao ambiente escolar e às suas regras específicas.
ao meio cultural desprovido de estímulos ao estudo no ambiente doméstico.
ao funcionamento do sistema de ensino quanto à forma como trata as diferenças.
Segundo Isabel Alarcão, uma das expressões chaves para a educação, no contexto educativo internacional nesta virada de século, é refletir para
se integrar.
criar.
agir autonomamente.
se adaptar de maneira crítica.
superar condicionamentos sociais.
A missão de educar de forma comprometida com o contexto temporal e sociocultural, na perspectiva de uma comunidade aprendente, caracteriza uma escola reflexiva, que tem como elemento norteador
a formação continuada de professores, baseada em competências pedagógicas de liderança carismática situadas na ação docente.
a centralidade do currículo, baseado na seqüencialidade, na homogeneidade e na conformidade.
a gestão democrática, mobilizadora dos estilos pessoais e dos modelos hierárquico e pedagógico, instituídos na gênese da comunidade.
o conceito de organização aprendente, que define seus referentes na cultura ministerial.
o projeto educativo como instrumento de construção coletiva, de mudança organizacional e de emergência de um novo objeto científico.
A estruturação do ensino em ciclos em progressão continuada promove o desenvolvimento do aluno para que adquira os domínios básicos dos conhecimentos culturais, em ritmos próprios, com valorização das conquistas de cada um. A progressão continuada prevê, respectivamente, como estratégias pedagógicas e como aspectos organizacionais:
socialização de conhecimentos pelos alunos e adoção de critérios de montagem de turmas por desempenho
exposição sistemática dos conteúdos escolares para toda a turma e reclassificação meritória.
monitoria de grupos pelos alunos e horário reduzido de aulas para turnos diurno e noturno.
trabalhos com pequenos grupos com temáticas diferenciadas pelo grau de conhecimentos e controle de freqüência.
trabalho com pequenos grupos e reorganização nos horários e nos tempos escolares
Segundo Gandin e Gandin, a idéia de Qualidade Total em Educação substitui:
uma concepção tecnicista de planejamento escolar.
uma concepção burocrática de organização escolar.
a idéia de hierarquia na gestão da escola.
a idéia de administração escolar.
a idéia de democratização.
Uma telenovela em exibição no momento tem procurado conscientizar a população em relação às pessoas com necessidades especiais, apresentando o caso de uma menina com deficiência visual e os diversos avanços que ela vem obtendo, a partir de oportunidades que lhe são oferecidas. Em relação à inclusão de situações semelhantes à dessa menina no contexto escolar, o desafio é
acolher crianças e jovens no contexto regular, favorecendo a socialização e integração com os demais, sem a preocupação com a aprendizagem formal.
comprometer os professores com o trabalho individualizado com crianças e jovens portadores de dificuldades especiais, com adoção de um currículo comportamental mínimo.
qualificar professores para atuar com alunos portadores de dificuldades especiais, auxiliados por profissionais especializados, nas atividades regulares do currículo escolar.
qualificar os professores interdisciplinarmente para atuar com os alunos com dificuldades diversas, acompanhando- os nas experiências educativas e definindo critérios comparativos e seletivos.
qualificar professores de diferentes áreas curriculares para conhecer como os alunos com dificuldades especiais aprendem, promovendo experiências educativas diferenciadas e com modelo de avaliação normativa.
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