Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A partir da análise do Texto V, um professor solicitou à turma que fizesse uma pesquisa sobre a origem dos alimentos e das comidas brasileiras, identificando, assim, as marcas deixadas pelos diferentes povos formadores da nossa cultura na culinária. Com tal atividade o professor pretendeu mostar que a culinária brasileira também pode se caracterizar como
representação de uma simbologia africana.
estereótipo de diferentes grupos sociais.
símbolo de aculturação e recriação temporal.
fator de identidade de grupos e indivíduos.
momento de celebração social e cultural do grupo.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
No que se refere a projetos educacionais, julgue os próximos itens.
Na formulação dos projetos educacionais, a diversidade, o potencial e as limitações do grupo são aspectos que devem ser levados em consideração.
71 "O Tema Transversal Constituição da pluralidade cultural no Brasil traz a discussão a respeito da confluência de heranças que se preservaram, vencendo políticas explícitas de homogeneização cultural." Ao fazermos dialogar o Texto VII com esta afirmação, podemos considerar a congada como
prática de resistência cultural da herança africana.
celebração da vitória dos mouros contra cristãos.
batida marcante do som da marimba e do atabaque.
culto à Nossa Senhora d'Ajuda e Bom Sucesso.
levantamento do mastro para São Benedito.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
No que se refere a projetos educacionais, julgue os próximos itens.
A elaboração coletiva de projetos educacionais favorece o desenvolvimento de capacidades relacionadas à tomada de decisões, comunicação interpessoal, formulação e resolução de problemas do cotidiano escolar.
Na situação descrita no Texto III, o momento da Roda de Notícias, ao relacionar a presença do lixo flutuante no canal a uma das formas de poluição, caracteriza-se por trazer para o debate outras questões sobre o mesmo tema. Ao levar para a sala de aula algumas informações que inter-relacionam saúde pessoal e ambiental, o professor precisa dar especial atenção
à prevenção das doenças infecto-contagiosas e aos problemas de higiene.
às representações do ciclo de vida da espécie humana.
aos cuidados como os filhotes dos animais mamíferos.
aos hábitos de utilização dos recursos materiais.
aos padrões de cultivo de cereais em ambientes naturais.
Com relação a metodologias de ensino, julgue os itens subseqüentes.
Na sociedade brasileira considerada sua diversidade cultural , espera-se que as metodologias de ensino privilegiem o maior número possível de conteúdos, potencializando capacidades para intervir e responder aos problemas reais do cotidiano das crianças.
Na área urbana, em especial, a casa, a escola e a comunidade não são unidades isoladas. São sistemas em constantes trocas com o ambiente, que é o receptor final do lixo e dos resíduos eliminados pelo corpo das pessoas. Para estudar as técnicas que a sociedade humana cria para efetuar essas trocas, mantendo casa, escola, comunidade e ambiente em condições saudáveis, o professor deve desenvolver com os alunos atividades a respeito de
equilíbrio global.
fluxo da natureza.
qualidade de vida.
saneamento básico.
diversidade ambiental.
Com relação a metodologias de ensino, julgue os itens subseqüentes.
As metodologias de ensino têm por base um modelo conceitual que se fundamenta em uma concepção de homem e de sociedade.
No Texto III, o aluno que leu, reescreveu e apresentou a notícia aproximou-se do debate acerca das relações entre ambiente e sociedade. Na temática ambiental, um dos conteúdos que precisa ser trabalhado é o de
desenvolvimento sustentável.
instalação de ecobarreiras.
dragagem de canais.
lixo flutuante.
fim das enchentes.
Com relação a metodologias de ensino, julgue os itens subseqüentes.
Uma das concepções teóricas define metodologias de ensino como sendo conjuntos organizados de procedimentos didáticos que visam à consecução dos objetivos propostos para o processo educacional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...