Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à avaliação no processo ensino/aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
O processo de avaliação é parte do processo ensinoaprendizagem.
Segundo os PCN, "um conhecimento fundamental para a leitura da Pluralidade Cultural são as muitas linguagens que se apresentam como fator de identidade de grupos e indivíduos". O trabalho com as diferentes linguagens artísticas no Ensino Fundamental possibilita que os alunos percebam
o reconhecimento dos diferentes artistas na sociedade capitalista brasileira.
o uso de materiais diferenciados cada vez mais sofisticados e complexos.
a vinculação das obras de arte com os seus criadores em espaços e tempos diversos
a homogeneidade dos trabalhos artísticos em locais e momentos diferentes.
a competição entre diferentes artistas em outras temporalidades.
Com relação à avaliação no processo ensino/aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
A educação inclusiva centra o processo de avaliação na forma como o aluno aprende e na qualidade do que é aprendido.
A escola que prioriza a discussão das histórias dos índios, dos movimentos de reação destes ao domínio europeu, os mecanismos de resistência desenvolvidos pelos africanos escravizados e seus descendentes e as formas criativas de sobrevivência na sociedade escravocrata e nos quilombos está buscando narrar a História
do ponto de vista dos grupos sociais que a produziram.
do ponto de vista do racismo, da discriminação e da exclusão.
oficial, pautada no ponto de vista dos dominadores.
contada nos livros didáticos, disseminada no senso comum dos vitoriosos.
com sobreposição de tempos no social, no cultural e no individual.
Com relação à avaliação no processo ensino/aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
A avaliação denominada diagnóstica trata de descrição e julgamento dos alunos, expressando níveis de aproveitamento em notas ou conceitos.
Uma professora de uma turma da 1ª série do Ensino Fundamental, ao discutir com os alunos a temática da marcação do tempo pela lua e pelo sol, mostrou a existência de outros calendários. Apresentando aos alunos outras culturas que marcam fatos e festas das suas tradições por outros paradigmas diferentes daqueles definidos pelo calendário civil, está transversalizando os conteúdos, principalmente, com
Língua Portuguesa e Geografia.
Arte e Meio Ambiente.
Saúde e História.
Educação Física e Ciências Naturais.
Pluralidade Cultural e Matemática.
Com relação à avaliação no processo ensino/aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
A avaliação somativa visa à verificação de interesses, possibilidades e problemas específicos de aprendizagem dos alunos.
O Texto VI traz para reflexão a necessidade de enfrentamento de uma situação urgente no Brasil, em relação aos direitos da criança. A conquista da autonomia moral pelas crianças torna-se um objetivo de trabalho, na busca da incorporação sistemática ao currículo escolar de temas e problemas desenvolvidos por programas como o "Comunidade Presente" . Para alcançar tal objetivo, os alunos devem ser acolhidos em um ambiente escolar no qual se sintam
orientados e condicionados.
observados e analisados.
valorizados e respeitados.
disciplinados e modelados.
incentivados e dirigidos.
Segundo Vygotsky, a zona de desenvolvimento proximal é
a capacidade que o indivíduo desenvolve de fazer e aprender por si próprio.
a necessidade que o indivíduo tem de ser auxiliado por um adulto para aprender.
a diferença entre o nível das tarefas realizáveis com a ajuda de outros mais experientes e o nível das tarefas que podem ser realizadas como uma atividade independente.
a diferença entre o que a criança consegue fazer sozinha e o que ela consegue fazer com o grupo na busca de seus próprios caminhos.
um conceito que incorpora as principais contribuições de Piaget ao pensamento psicolingüístico.
Com relação à avaliação no processo ensino/aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
A avaliação formativa favorece o desenvolvimento da autocrítica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...