Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para registrar os dados coletados e sistematizar os conhecimentos sobre as redes de abastecimento de água, desde a captação até a distribuição, os alunos podem trabalhar na
observação de microscópios.
elaboração de terrários.
construção de maquetes.
comparação de textos informativos.
classificação de coleções.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com referência ao planejamento participativo em educação, julgue os itens a seguir.
Coerência, unidade, flexibilidade, contextualização e clareza são características do planejamento participativo.
Para investigar o fenômeno da erosão resultante da ocupação do solo ribeirinho próximo ao endereço da escola, uma professora orientou os alunos a coletar informações e organizar os dados coletados. Esta atividade deve ter como fontes para análise:
índices de fertilidade da terra reservada à agricultura.
transformações decorrentes do pastoreio intensivo.
áreas de pisoteamento animal do solo seminu.
amostras de adubo para o plantio de sementes.
entrevistas com moradores antigos da região.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com referência ao planejamento participativo em educação, julgue os itens a seguir.
Constitui planejamento participativo educacional o instrumento elaborado pelo gestor da escola com a finalidade de encontrar soluções mais adequadas aos problemas coletivos e individuais.
observação direta de fenômeno natural.
repertório orientado por história em quadrinhos.
ilustração derivada de folhetos impressos.
fechamento parcial de experimento.
ficha de interpretação de sistemas explicativos.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Em relação aos conhecimentos teórico-práticos, julgue o item a seguir.
O processo ensino-aprendizagem orientado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais parte de situações práticas, contextualizadas, visando à sua teorização.
Uma das atividades do projeto "Comer para viver", desenvolvido na 1
dos alunos. Uma das crianças, de ascendência oriental, revelou
que sua família costumava comer algas marinhas em
grande quantidade. "Mas por que comer algas do mar?" - foi
a pergunta que encaminhou a investigação. As crianças descobriram
que as algas do mar são importantes porque concentram
uma grande quantidade de sais minerais. Os conteúdos
desenvolvidos na situação descrita foram:
I - valorização do exame de saúde periódico, pelo estudo
do crescimento e desenvolvimento físico;
II - respeito às potencialidades e limites do próprio corpo e
de terceiros, com adoção de postura física adequada;
III - identificação dos alimentos disponíveis na comunidade
e de seu valor nutricional;
IV - levantamento das necessidades relacionadas ao processo
orgânico de nutrição corporal.
Estão corretos os conteúdos:
I e II, apenas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Considerando o depoimento acima, julgue os itens que se seguem.
Cabe à escola promover a aquisição de equipamentos necessários à aprendizagem da linguagem tecnológica, para que os alunos das classes desfavorecidas possam atuar nos diversos contextos culturais.
Como fonte de investigação dos fenômenos e suas transformações, os desafios para experimentar ampliam-se quando
o professor procede à demonstração de um fenômeno para sua turma
o professor oferece aos alunos um protocolo definido do experimento.
os alunos observam e acompanham os resultados do experimento de forma bem protegida.
os alunos constroem o experimento, discutindo idéias e manipulando materiais.
os resultados confirmam o guia pré-estabelecido para o experimento.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Considerando o depoimento acima, julgue os itens que se seguem.
Hoje, cabe à instituição escolar integrar-se à cultura tecnológica presente na comunidade em que estão inseridos seus alunos, buscando selecionar o tipo de informações mais adequadas a serem veiculadas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...