Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Trabalhar na Zona de Desenvolvimento Proximal pressupõe:

  • A.

    Identificar o que o aluno ainda não faz sozinho e registrar na ficha de avaliação.

  • B.

    Identificar o que o aluno ainda não faz só e mediar para que a resolução se efetive.

  • C.

    Identificar o que o aluno já sabe e propor conhecimentos mais complexos.

  • D.

    Identificar o que o aluno já sabe e propor vários exercícios de fixação.

Numa sala de aula de matemática, a professora cede a cada aluno três dados. Em seguida, pede que os enfileire e conte o número de faces. Passados alguns minutos, ela observou que havia três respostas: 11, 13 e 15. Numa análise com um grupo de professoras, chegou-se a construir três afirmativas:

 

Dentre essas afirmativas, pode-se dizer que

  • A.

    todas estão corretas.

  • B.

    somente a 2ª está correta.

  • C.

    a 1ª e a 3ª estão corretas.

  • D.

    a 2ª e a 3ª estão corretas.

  • E.

    nenhuma está correta.

O processo de discriminação e inferiorização da mulher é antigo, entretanto, adquire novas faces a partir das mudanças históricas que estamos vivenciando. Em relação a uma postura mais igualitária de educação é correto afirmar que:

  • A.

    Uma educação igualitária é uma discussão isolada e reflexiva por parte dos pedagogos para cada tipo de discriminação.

  • B.

    Uma educação não-sexista há que reconhecer as pessoas na sua diversidade, não separando tarefas e funções de cuidar da formação plena do ser humano.

  • C.

    Convém restringir o feminismo às questões que dizem exclusivamente a mulher e suas lutas.

  • D.

    Uma educação não-sexista há que reconhecer as pessoas na sua diversidade, separando com critérios tarefas e funções de cuidar da formação plena do ser humano.

O ensino da escrita deve ser organizado para que se torne necessário às crianças; assim:

  • A.

    Deve ser sempre permeado por um sentido, um desejo, pressupondo um interlocutor.

  • B.

    Deve sempre utilizar brinquedos para ser entendido.

  • C.

    Constitui-se num objeto de conhecimento com fim em si mesmo.

  • D.

    Fazer cópias de texto dá sentido à aprendizagem.

Vergnoud (1995), em Carraher, Carraher & Schliemann, no texto sobre "cultura matemática e modelos matemáticos", propõe uma abordagem sobre os estudos dos conceitos, apresentando nele três aspectos. Esses aspectos são

  • A.

    objetivos-obstáculos; os invariantes e a questão da simbolização.

  • B.

    conjunto de situações; os invariantes e a questão da simbolização.

  • C.

    heurística; objetivos-obstáculos e os invariantes.

  • D.

    heurística; os invariantes e os objetivos-obstáculos.

  • E.

    conjunto de situações, os invariantes e os objetivos-obstáculos.

Para a pedagogia, as relações das crianças na sociedade, intermediadas pela família, são um fenômeno mutável no tempo. Assim, é correto afirmar que:

  • A.

    Com o advento da industrialização as obrigações das famílias vão ficando cada vez mais amplas e com ênfase na autoridade materna.

  • B.

    A família é uma instância importante no processo de socialização e no desenvolvimento da subjetividade autônoma.

  • C.

    Com o advento da industrialização as obrigações das famílias vão ficando cada vez mais amplas e com ênfase na autoridade paterna.

  • D.

    Como instância mediadora entre o indivíduo e a sociedade, a família deveria promover a manutenção do egocentrismo infantil.

A escrita é um simbolismo de segunda ordem, pois:

  • A.

    Inviabiliza a ampliação do desenvolvimento mental.

  • B.

    Está no Nível de Desenvolvimento Potencial.

  • C.

    Não representa diretamente o objeto a que se refere.

  • D.

    Está relacionada diretamente à fala.

Numa sala de aula de matemática, a professora pergunta aos alunos: "Como é que vocês sabem que um número é maior do que outro?" Ouve, então, as respostas:

A professora conclui que

  • A.

    todas as afirmativas estão corretas.

  • B.

    somente a 2ª afirmativa está correta.

  • C.

    somente a 3ª afirmativa está correta.

  • D.

    as afirmativas 2ª e 3ª estão corretas.

  • E.

    somente a 1ª afirmativa está correta.

Um pedagogo comprometido com o seu tempo e com a sociedade brasileira reconhece na prática que não se erradica o analfabetismo se não se erradica a pobreza. Com esta compreensão, em termos de práticas educacionais, é correto afirmar que:

  • A.

    A educação infantil no país deve ser redesenhada e assumir a maior parte das verbas por parte dos órgãos públicos.

  • B.

    O ensino fundamental no país deve ser redesenhado e a educação infantil assumir a maior parte das verbas por parte dos órgãos públicos.

  • C.

    A educação infantil no país deve ser redesenhada e o ensino fundamental deve assumir a maior parte das verbas por parte dos órgãos públicos.

  • D.

    Para dar prioridade ao atendimento da educação infantil, é necessário que haja a educação de adultos dos pais de família para que possam colaborar com os professores de seus filhos.

Entende-se por letramento:

  • A.

    O uso da escrita e da leitura com função social.

  • B.

    A apropriação dos códigos.

  • C.

    Alfabetização de adultos.

  • D.

    Um método de alfabetização.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...