Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Pergunta-se a uma criança quanto é 200 – 35. Ela responde: "se fosse 30 daria 70. Mas é 35, então é 65, 165". Este procedimento desenvolvido por ela

  • A.

    está errado.

  • B.

    é o de agrupamentos repetidos.

  • C.

    é o da decomposição.

  • D.

    estaria certo, se fosse para a operação 100–35.

  • E.

    é do algoritmo do empréstimo.

Cidadania é, essencialmente consciência/vivência de direitos e deveres. Todo pedagogo, comprometido com seu tempo reconhece que não há cidadania sem democracia. É correto afirmar que a democracia fundamenta-se em três direitos a saber:

  • A.

    direitos civis, direitos filosóficos e direitos políticos.

  • B.

    direitos civis, direitos sociais e direitos políticos.

  • C.

    direitos civis, direitos sociais e direitos científicos.

  • D.

    direitos civis, direitos sociais e direitos pedagógicos.

Considera-se adequado para o trabalho nas séries iniciais:

  • A.

    Fragmentos de textos científicos.

  • B.

    A maior diversidade textual possível.

  • C.

    Tão somente textos literários.

  • D.

    Poesias e músicas, apenas

Segundo o texto "Matemática escrita versus matemática oral" de Carraher, Carraher & Schliemann, é incorreto dizer que

  • A.

    dados sobre as habilidades cognitivas dos alunos das escolas públicas e particulares, em geral, e matemática, em particular, mostraram diferenças significativas entre os dois grupos.

  • B.

    as crianças entre 10-11 anos exercem uma atividade econômica, a qual faz com que a matemática elementar seja uma habilidade necessária à sobrevivência entre as crianças das classes populares nas cidades grandes.

  • C.

    para o primeiro ano de aprendizagem formal da matemática, os resultados mostraram que 98% das crianças das escolas particulares foram aprovadas ao final do ano, contra apenas 68% das crianças das escolas públicas.

  • D.

    este estudo mostrou que a diferença entre a eficiência das crianças na escola e na venda resulta das estratégias cognitivas escolhidas por elas para a resolução dos problemas.

  • E.

    o procedimento oral era o preferido nas situações de venda e o procedimento escrito era o mais freqüente nos exercícios de computação.

Em educação, a teoria não é, por si só, a solução para novas práticas. Surge a necessidade permanente por parte dos pedagogos, de atitudes constantes de reflexão e registros das práticas pedagógicas. Nessa direção é correto afirmar que:

  • A.

    O cotidiano é a estratégia básica para a publicação daquilo que os pedagogos fazem, do que pensam e sabem em seus locais de trabalho.

  • B.

    O dialogo é a estratégia básica para a publicação daquilo que os pedagogos fazem, do que pensam e sabem em seus locais de trabalho.

  • C.

    O dialogo é a estratégia básica para a publicação daquilo que os pedagogos fazem, do que pensam e sabem, devendo ser evitado, preferencialmente, em seus locais de trabalho.

  • D.

    O livro didático é a estratégia básica para a publicação daquilo que os pedagogos fazem, do que pensam e sabem em seus locais de trabalho.

A atual compreensão da alfabetização não utiliza a palavra e as silabas isoladamente, porque:

  • A.

    Os elementos isolados descaracterizam a língua e dificultam a significação do real.

  • B.

    As crianças aprendem mais rápido com o texto.

  • C.

    Os elementos isolados descaracterizam a língua, embora signifiquem melhor a realidade.

  • D.

    As crianças têm dificuldades matemáticas para juntar as partes.

Uma professora distribui cartões com a configuração de nove quadrados, conforme figura abaixo e um conjunto de dois pontos (fichas abaixo), denominado de constelações. A seguir, pede que os alunos preencham o quadro com as constelações (dois) de diversos modos possíveis para o quadrado dado, contando, em seguida, o número de possibilidades diferentes de preenchimentos.

Esta atividade didática/metodológica desenvolve

  • A.

    a geometria métrica e a probabilidade, com 36 possibilidades diferentes, para se preencher o cartão com essa dada constelação.

  • B.

    as representações de um número e a geometria formal, no sentido de informar apenas o nome da figura e as possibilidades, que são de 49 modos possíveis, para se preencher o cartão com essa dada constelação.

  • C.

    a noção de espaço e as possibilidades, que são de 36 modos diferentes, para se preencher o cartão com essa dada constelação.

  • D.

    as representações de um número e a geometria formal, no sentido de informar, apenas, o nome da figura e as possibilidades, que são de 36 modos possíveis, para se preencher o cartão com essa dada constelação.

  • E.

    a geometria métrica e a probabilidade com 49 possibilidades diferentes, para se preencher o cartão com essa dada constelação.

A gestão democrática em educação é de fundamental importância para uma sociedade mais equânime e inclusiva. É, portanto, atitude e método. Existem algumas limitações e obstáculos a instauração de um processo democrático como parte de uma gestão mais eficiente. Dentre eles é correto afirmar que:

  • A.

    Em gestão educacional temos muita experiência democrática, estão faltando líderes mais autoritários.

  • B.

    Em gestão educacional ainda temos uma mentalidade que não delega aos técnicos e aos educadores a capacidade de governar e definir rumos para a educação nos pais.

  • C.

    Em gestão educacional ainda temos uma mentalidade que atribui aos técnicos e apenas a eles a capacidade de governar, sendo o povo incapaz de exercer governo e apresentar propostas para a área educativa.

  • D.

    Em gestão educacional a própria estrutura de nosso sistema educativo é extremamente horizontal.

Constitui em aspecto essencial para quem está sendo alfabetizado:

  • A.

    Ter passado por treinamento psicomotor

  • B.

    Ter, obrigatoriamente, freqüentado a pré-escola.

  • C.

    Saber somar para juntar as famílias silábicas.

  • D.

    A idéia de representação e a função dos símbolos.

Uma professora, na sala de aula da quarta série do ensino fundamental, propõe que seus alunos resolvam a operação 13 : 4. Ao analisar as respostas de seus alunos, comenta com outros professores que obteve respostas onde: ora o quociente era 3 e resto 2; ora o quociente era 3,52 e o resto 0. Diante disto, ouviu os seguintes comentários:

Deste modo, está(ão) correta(s) a(s) professora(s)

  • A.

    X, Y e Z.

  • B.

    Y e Z.

  • C.

    X apenas.

  • D.

    X e Y apenas.

  • E.

    Y apenas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...