Questões de Pedagogia

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A educação contemporânea vive um desafio global. Para viver esse tempo presente o pedagogo precisa engajar as crianças jovens e adultos para viver no mundo da diferença e da solidariedade entre diferentes. A educação tem que ser local como ponto de partida, mas tem que que ser internacional e intercultural como ponto de chegada. Com esta compreensão é correto afirmar que:

  • A.

    A educação precisa preparar o cidadão para participar de uma sociedade pragmática.

  • B.

    A educação precisa preparar o cidadão para participar de uma sociedade planetária.

  • C.

    A educação precisa preparar o cidadão para participar de uma sociedade escolástica.

  • D.

    A educação precisa preparar o cidadão para participar de uma sociedade linear.

São considerados aspectos importantes na análise lingüística:

  • A.

    Unidade temática, seqüência lógica, paragrafação, elementos coesivos, aspectos formais, outros códigos, análise no interior da palavra.

  • B.

    Unidade temática, seqüência lógica, paragrafação, elementos coesivos, aspectos formais, análise no interior da palavra, número.

  • C.

    Unidade temática, seqüência lógica, paragrafação, elementos coesivos, aspectos formais, outros códigos, rima.

  • D.

    Unidade temática, seqüência lógica, paragrafação, elementos coesivos, aspectos formais, outros códigos, páginas.

Para Parra, no artigo "cálculo mental na escola primária" (em Parra e Saiz), ela pleiteia o melhoramento da contagem em duas direções. E, numa delas, refere-se ao que diz respeito ao domínio e à extensão da série numérica oral. Nesse sentido, cita algumas capacidades que o aluno deve dispor da série numérica oral para o cálculo mental. Leia as afirmativas abaixo.

Dentre essas capacidades citadas, segundo a autora, estão corretas as afirmativas

  • A.

    I e II.

  • B.

    II e III.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    II, III e IV.

  • E.

    I, II, III e IV.

O projeto político pedagógico é um instrumento que deve ser implementado na perspectiva de uma educação para a cidadania. Com esta compreensão é correto afirmar que:

  • A.

    O projeto político pedagógico precisa ser construído inclusive por interferência política partidária. Um processo sempre inconcluso e se possível parcial.

  • B.

    O projeto político pedagógico não nega o instituído coletivamente, que é a sua história, seus atores. O projeto político pedagógico não deve confrontar o instituído com o instituinte.

  • C.

    O projeto político pedagógico precisa ser construído sem interferência política. Um processo sempre inconcluso e se possível imparcial.

  • D.

    O projeto político pedagógico não nega o instituído coletivamente, que é a sua história, seus atores. O projeto político pedagógico sempre confronta o instituído com o instituinte.

Os principais tipos de narrativa de ficção são:

  • A.

    Romance, texto informativo, novela.

  • B.

    Conto, romance e novela.

  • C.

    Novela, crônica, texto informativo.

  • D.

    Conto, texto científico, novela.

Para Brousseau, em Parra e Saiz, o objeto de estudo da didática da matemática é a situação didática. E, para análise das situações didáticas, Brousseau distingue quatro tipos nos processos didáticos, e dentre eles, apenas um, dentre as opções abaixo, não faz parte deste contexto. Assinale-o.

  • A.

    Situações de ação.

  • B.

    Situações de obstáculos.

  • C.

    Situações de formulações.

  • D.

    Situações de validação.

  • E.

    Situações de institucionalização.

A principal atividade na infância é a brincadeira. A maneira que as crianças jogam ou brincam é um meio que constrói sua identidade cultural. As brincadeiras envolvem emoções, afetividades e rupturas. Com esta compreensão é correto afirmar que:

  • A.

    O papel do pedagogo é garantir a possibilidades das brincadeiras e dos jogos, viabilizando a organização do espaço com observação permanente, orientando as escolhas das brincadeiras.

  • B.

    Tanto a brincadeira quanto o jogo são marcados pela intenção e decisão do pedagogo. É o pedagogo que dá sentido aos jogos e às brincadeiras infantis.

  • C.

    O papel do pedagogo é garantir a possibilidades das brincadeiras e dos jogos, viabilizando a organização do espaço e impondo as regras necessárias.

  • D.

    Tanto a brincadeira quanto o jogo são marcados pela intenção e decisão da criança. É a criança que dá sentido aos jogos e às brincadeiras.

No processo de alfabetização, o convívio com a linguagem escrita deve ser real. Isto, metodologicamente, significa:

  • A.

    Só utilizar textos clássicos na sala de aula.

  • B.

    Intensificar, na sala de aula, os símbolos desconectados de sua função social.

  • C.

    Intensificar, na sala de aula, a interação com as produções gráficas utilizadas no meio cultural.

  • D.

    Trabalhar com cartilhas de famílias silábicas.

Para Brousseau, em Parra e Saiz, a escolha das condições de ensino se justifica, exclusivamente, pela necessidade de dar sentido aos conhecimentos, e, para isso, descreve quatro características que dão sentido aos conhecimentos. Sabendo disto, assinale a alternativa que não corresponde a um desses quatro sentidos.

  • A.

    Modelos "incitativos".

  • B.

    Tramas de raciocínios e provas.

  • C.

    Trama de reformulações e formulações.

  • D.

    Modelos implícitos.

  • E.

    Relações essencialmente dialéticas.

A educação não é a simples transmissão da herança dos antepassados, sobretudo, é o processo pelo qual também se torna possível a gestação do novo e ruptura com o velho. Sobre o ato pedagógico é correto afirmar que:

  • A.

    É uma atividade sistemática de interação entre seres sociais, tornando complexa a relação de reciprocidade entre individuo e sociedade.

  • B.

    É uma atividade sistemática e nem sempre intencional de interação entre seres sociais, tornando possível a relação de reciprocidade entre individuo e sociedade.

  • C.

    É uma atividade intencional de interação entre seres sociais, tornando complexa a relação de reciprocidade entre individuo e sociedade.

  • D.

    É uma atividade sistemática e intencional de interação entre seres sociais, tornando possível a relação de reciprocidade entre individuo e sociedade.

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