Questões de Pedagogia

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Atualmente, compreende-se o processo de alfabetização como:

  • A.

    Apropriação de conhecimento do alfabeto.

  • B.

    Apropriação de diferentes linguagens.

  • C.

    Apropriação da leitura.

  • D.

    Apropriação da escrita.

Na aplicação do exercício, ligar os alimentos da coluna "A" com a coluna "B", conforme a ilustração abaixo.

O professor poderá utilizar com seus alunos esse exercício para

  • A.

    conhecer as conseqüências da desnutrição.

  • B.

    saber quais os produtos finais da digestão das proteínas, gorduras e dos carboidratos.

  • C.

    reconhecer os diferentes tipos de alimentos quanto à composição química.

  • D.

    conhecer os principais métodos de conservação dos alimentos.

  • E.

    saber explicar onde ocorrem, no organismo, transformações dos alimentos, de acordo com sua constituição.

Quando falamos em educar para a cidadania, a tarefa é árdua e constante. Um pedagogo comprometido com o seu tempo, entende que precisamos exigir do Estado o cumprimento de suas obrigações, no entanto ainda é correto afirmar que:

  • A.

    Os educadores progressistas influentes nos órgãos públicos educacionais podem exercer vigilância e fazer pressão para que a escola realmente se transforme em um espaço de mudança.

  • B.

    Os pais e sindicatos podem exercer vigilância e fazer pressão para que a escola realmente se transforme em um espaço de mudança, assumindo inclusive a docência.

  • C.

    Os agrupamentos progressistas gestados na sociedade civil podem exercer vigilância e fazer pressão para que a escola realmente se transforme em um espaço de mudança.

  • D.

    Somente profissionais da educação críticos e comprometidos podem exercer vigilância e fazer pressão para que a escola realmente se transforme em um espaço de mudança.

Como a espontaneidade se liga com o processo de construção de conhecimento em teatro?

  • A.

    Não dá para ensinar espontaneidade, ela depende da pessoa, não contribuindo portanto para o ensino de teatro.

  • B.

    Espontaneidade é simplesmente ação livre, ensinar teatro é deixar os alunos agirem livremente.

  • C.

    Podemos desenvolver a espontaneidade no teatro exercitando-a em situações de jogo.

  • D.

    A espontaneidade precisa ser controlada através do teatro.

De acordo com os estudos de Telma Weiss, sobre a avaliação, analise as afirmativas.

Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).

  • A.

    I e II.

  • B.

    II e III.

  • C.

    I e III.

  • D.

    apenas a III.

  • E.

    Todas.

Ao analisar a práxis humana, constatamos que ela supõe um trabalho material cujo resultado é a produção dos bens materiais. O homem antecipa a ação por meio do pensamento, criando idéias e teorias. Em relação ao trabalho e o papel da escola é correto afirmar que:

  • A.

    É preciso que os alunos com maior potencial cognitivo sejam iniciados na compreensão dos fundamentos científicos das diferentes técnicas que caracterizam o processo de trabalho produtivo, sabendo avaliar os fins a que se destina o trabalho, bem como, as conseqüências dele decorrentes.

  • B.

    É preciso que todos os alunos sejam iniciados na compreensão dos fundamentos científicos das diferentes técnicas que caracterizam o processo de trabalho produtivo, sabendo avaliar os fins a que se destina o trabalho, bem como, as conseqüências dele decorrentes.

  • C.

    A escola é ela mesma um local de trabalho, no entanto, não sofre as influências da sociedade em que está inserida.

  • D.

    Apesar de pertencer ao mundo do trabalho, não compete a escola dar condições para que se discuta as relações de trabalho que os educandos estão inseridos.

Nos jogos teatrais, assim como nos jogos de regras:

  • A.

    o professor deve ensinar a forma de se seguir as regras.

  • B.

    as regras são para ser seguidas, não havendo espaço para combinação e portanto para acordo do grupo.

  • C.

    as regras devem ser sagradas independentemente da reciprocidade dos meios empregados para ganhar.

  • D.

    pode haver um acordo do grupo sobre as regras do jogo, porque as regras inicialmente estabelecem um parâmetro, mas podem perder gradualmente a rigidez.

Durante muitos anos, a educação desvinculou-se das questões sociais, criando um abismo entre escola, família e comunidade. Atualmente, ao discutirmos a questão da qualidade do ensino, as atenções voltam-se para vários fatores. Em relação ao papel do docente, podemos afirmar que

  • A.

    é o maior responsável pela má qualidade da educação, devido à sua falta de compromisso e à desqualificação profissional.

  • B.

    este deve ser um articulador e colaborador na relação da escola com as famílias e a comunidade, deve zelar pela aprendizagem dos alunos e participar das atividades de planejamento, entre outras.

  • C.

    é o profissional responsável pelo processo de aprendizagem e pela avaliação dos alunos, sendo opcional colaborar com a articulação entre escola, família e comunidade.

  • D.

    é o responsável pela aprendizagem dos alunos, devendo exigir a participação e a presença dos pais na escola.

  • E.

    é um profissional que deve cumprir com os seus compromissos em sala de aula e não deve se envolver com a comunidade e a família dos alunos, para não ferir os princípios éticos contidos na LDB.

A criação do Estado e, paralelamente, a propriedade privada, bem como o grande incremento do comércio foram fatores que conjugados, impuseram aos homens a necessidade de formalização do contrato social. Assim, a escrita surge como ferramenta fundamental para a fixação daquilo que se faz, se diz e se pensa. Conhecendo a história e o poder da escrita tornase cada vez mais necessário que o pedagogo contemporâneo, fortaleçase na discussão das metodologias de alfabetização. Nesta perspectiva é correto afirmar que:

  • A.

    As tendências relacionadas a alfabetização sofreram e continuam sofrendo, influência de pacotes educacionais ligados a modismos de época, aceitos pela maioria dos professores que não discutem os fundamentos teóricos das propostas apresentadas.

  • B.

    As metodologias de alfabetização vêm sofrendo modificações no decorrer de nossa história educacional, acompanhando, de certa forma, as necessidades geradas pelas formas de organização social e econômica de nosso país.

  • C.

    As metodologias de alfabetização permanecem inalteradas no decorrer de nossa história educacional, acompanhando, de certa forma, a organização social e econômica de nosso país.

  • D.

    As tendências metodológicas, relacionadas a alfabetização, no país, são aceitas pela maioria dos professores que discutem os fundamentos teóricos das propostas apresentadas

O foco do jogo "Cabo de Guerra" é dar realidade ao objeto (uma corda imaginária):

  • A.

    Quando a concentração é plena, a dupla faz corretamente a mímica do jogo, mas sai sem estar cansada.

  • B.

    Quando a concentração é plena, a dupla sai do jogo com toda a evidência de ter realmente jogado.

  • C.

    Quando a concentração é plena, a corda parece elástica.

  • D.

    Quando a concentração é plena os jogadores terminam caindo no chão.

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