Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O educando é caracterizado pelas múltiplas determinações da realidade. É um sujeito ativo que pela ação e a aprendizagem ao mesmo tempo se constrói ou se aliena. A educação visa a aquisição de um patamar novo pelo educando, uma participação ativa na cultura elaborada. Dentro dessa perspectiva é correto afirmar que:

  • A.

    O educando necessita de mediação do educador para tomar em suas mãos a cultura que possui interagindo e apropriando-se do saber elaborado e socialmente válido.

  • B.

    O educando não necessita de mediação do educador para tomar em suas mãos a cultura que possui interagindo e apropriando-se do saber socialmente imposto.

  • C.

    O educando necessita de mediação do educador para tomar em suas mãos a cultura que possui, não interagindo, mais apropriandose do saber elaborado e socialmente imposto.

  • D.

    O educando não necessita de mediação do educador para tomar em suas mãos a cultura que possui interagindo e apropriando-se do saber elaborado e socialmente válido.

A interação com o texto no processo teatral:

  • A.

    deve ser sempre a primeira atividade de teatro a ser feita na sala de aula.

  • B.

    nunca deve ser feita na escola, onde os jogos devem dominar o foco dos trabalhos.

  • C.

    pode ser feita com textos dramáticos e não dramáticos a partir de jogos.

  • D.

    somente interessa quando o texto for criado pelo aluno.

Em sua obra Pedagogia da Autonomia, Freire (1996) descreve os saberes necessários à prática educativa a partir da reflexão sobre a dimensão ética, política e epistemológica. Nesta perspectiva, analise as afirmativas abaixo.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A.

    I e III.

  • B.

    II e III.

  • C.

    I e II.

  • D.

    apenas a I.

  • E.

    Todas.

Proporcionar a todas as crianças e jovens o acesso e a permanência na escola básica, provendo-lhes de uma sólida formação cultural e cientifica é dever da sociedade e particularmente do poder público. O pedagogo insere-se também nesta luta e tarefa. Entre a escolarização e as lutas democráticas, por sua efetivação a toda população é correto afirmar que:

  • A.

    Para a efetivação dos vínculos entre a escolarização e as lutas pela democratização da sociedade, torna-se necessária à atuação com mais rigor, na dimensão política.

  • B.

    O pedagogo precisa ter claro, que a atuação política tem caráter pedagógico e que nem sempre a atuação pedagógica tem caráter político.

  • C.

    Para a efetivação dos vínculos entre a escolarização e as lutas pela democratização da sociedade, torna-se necessária à atuação, com mais rigor, em duas dimensões, a política e a pedagógica.

  • D.

    Para a efetivação dos vínculos entre a escolarização e as lutas pela democratização da sociedade, torna-se necessária à atuação, com mais rigor, na dimensão pedagógica.

Admite-se que, no processo de domínio da linguagem teatral, a comunicação ficava mais objetiva e o trabalho evoluía quando:

  • A.

    o professor fazia a leitura do que ele havia entendido da cena apresentada.

  • B.

    o foco do jogo era claro para quem atuava e para quem assistia.

  • C.

    o grupo que assistia a cena ria bastante da cena apresentada.

  • D.

    não havia separação entre quem atuava e quem assistia.

Davis (1992), em seu livro Psicologia na Educação, analisa as contribuições da psicologia para a aprendizagem escolar e destaca as bases psicológicas do desenvolvimento e da aprendizagem. De acordo com seu estudo, é correto afirmar que

  • A.

    a criança se desenvolve em contato com o ambiente e com outras pessoas, embora a aprendizagem só ocorra no ambiente escolar.

  • B.

    devido às condições de pobreza, miséria e privação cultural, em que a maioria das crianças brasileiras vivem, a escola é o único lugar onde ela poderá desenvolver suas hipóteses sobre a língua escrita e a noção de quantidade que lhe permitirá a aprendizagem da matemática.

  • C.

    a escola e o professor possuem papel fundamental na educação de crianças, jovens e adultos, pois, no ambiente escolar, existe uma intenção prévia de criar condições de interação professor-aluno-objeto que propiciem o aprimoramento dos processos de pensamento e da capacidade de aprender. Neste sentido, a psicologia do desenvolvimento e a da aprendizagem poderão auxiliar no desenvolvimento do aluno.

  • D.

    a aprendizagem possui natureza estritamente pedagógica e psicológica, cabendo ao professor o papel fundamental de contribuir para que o aluno supere suas limitações e dificuldades de aprendizagem, decorrentes de sua experiência social.

  • E.

    o ambiente não interfere no desenvolvimento e na aprendizagem, uma vez que ao contrário de outras espécies, as características humanas são biologicamente herdadas.

As políticas dirigidas à democratização da gestão partem da premissa de que cabe ao cidadão decidir os rumos daquilo que é público. No âmbito da educação é de fundamental importância que o pedagogo contemporâneo oportunize a discussão com a comunidade, no processo de planejamento das ações educativas. Em relação ao planejamento, como instrumento de mobilização popular, é correto afirmar que:

  • A.

    O planejamento popular não envolve partilha de poder. A participação no processo substitui a deliberação sobre as prioridades.

  • B.

    O planejamento popular envolve partilha de poder. A participação no processo não substitui a deliberação sobre as prioridades definidas por um grupo gestor.

  • C.

    O planejamento popular é fruto da ação de um grupo gestor, que repassa os encaminhamentos aos grupos envolvidos.

  • D.

    O planejamento popular é fruto de uma ação coletiva, que explicita as tensões e os anseios dos grupos envolvidos.

Escolha a alternativa correta. Para consolidar uma Pedagogia da Educação Infantil uma série de orientações teórico-práticas em instituições educativas para as crianças de zero a seis anos deve-se:

  • A.

    considerar práticas pedagógicas pautadas por uma perspectiva da criança como um vir a ser, universal, de tempo cronológico linear e homogêneo.

  • B.

    considerar práticas pedagógicas pautadas na estimulação precoce que visa atingir determinados comportamentos sociais e padrões cognitivos.

  • C.

    considerar e valorizar práticas pedagógicas pautadas por um modelo de criança padrão centrado na estimulação ou no desenvolvimento de habilidades.

  • D.

    considerar práticas que enfatizam as crianças como sujeitos da sua ação na relação pedagógica, entendendo-os como múltiplos sujeitos múltiplos no âmbito das determinações sócio-culturais.

No sistema de Viola Spolin, o foco tem a função de:

  • A.

    indicar a forma certa de se fazer teatro.

  • B.

    permitir que o aluno congele a cena no momento correto.

  • C.

    delimitar que conflitos deverão ser representados.

  • D.

    ajudar a isolar segmentos de técnicas teatrais complexas para que sejam completamente exploradas.

De acordo com Veiga (1996), os princípios norteadores do Projeto Político-Pedagógico são: a igualdade de condições de acesso e permanência na escola; a qualidade; a gestão democrática, a liberdade e a valorização do magistério. Nesta perspectiva, é correto afirmar que

  • A.

    o Projeto Político-Pedagógico é um documento que expressa o desejo coletivo de mudança, devendo ser elaborado internamente, apenas, pelos professores e pela equipe técnica da escola. Ao tomar conhecimento do PPP, os pais, alunos e comunidade poderão acompanhá-lo e seguir suas orientações.

  • B.

    o Projeto Político-Pedagógico é uma ação intencional que se constitui num processo democrático e coletivo de organização e planejamento pedagógico da escola em sua globalidade. Enquanto instrumento de luta, visa superar a fragmentação do trabalho, o autoritarismo e a centralização do poder, na perspectiva de formar cidadãos críticos e participativos na sociedade.

  • C.

    o Projeto Político-Pedagógico é um documento de apoio à prática docente, garantindo, nesse sentido, a autonomia do professor para decidir isoladamente o perfil do cidadão que deseja formar, a metodologia e os critérios de avaliação deve adotar em sala de aula.

  • D.

    no Projeto Político-Pedagógico, estão definidos os conhecimentos e os saberes coletivos que fazem parte dos programas oficiais de ensino com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais e Diretrizes Curriculares Nacionais, devendo ser seguidos, rigorosamente, visando a uma Educação de qualidade.

  • E.

    ao elaborar o Projeto Político-Pedagógico, a escola cria mecanismos democráticos que garantem o repasse de verba direto para a escola, visando solucionar os problemas financeiros.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...