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O planejamento de condições de ensino deve ser realizado de modo a facilitar todas as fases do processo de aprendizagem. Para que isso ocorra, é preciso criar eventos instrucionais que estimulem cada etapa do processamento cognitivo de informações. A respeito da criação de condições de ensino (recursos e métodos), julgue os seguintes itens.
Segundo a abordagem instrucional, um plano de ensino adequado deverá incluir os seguintes eventos instrucionais: criar expectativas de sucesso ou de confirmação de desempenho, dirigir a atenção do aprendiz para os estímulos de ensino, informar os objetivos de ensino ao aprendiz, provocar a lembrança de conhecimentos pré-requisitos, apresentar materiais de estímulo, prover orientações de aprendizagem, ampliar o contexto da aprendizagem por meio de situações e novos exemplos, programar ocasiões de prática, provocar o desempenho descrito nos objetivos de ensino e prover retroalimentação para confirmar ou corrigir desempenhos dos aprendizes.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Uma professora de 2.ª série, após dois meses de trabalho, chamou a atenção dos alunos para os erros que eles estavam cometendo em seus trabalhos em sala de aula. Segundo a professora, essa conversa não produziu mudanças positivas; ao contrário, os alunos pareciam piores. Com isso, ela procurou a coordenadora pedagógica da escola para discutir algumas dificuldades que estava percebendo em sua turma: os alunos não prestavam atenção nas explicações, não conseguiam ler com entonação, não faziam a pontuação correta na leitura tampouco nos textos escritos, trocavam letras e não sabiam fazer as operações simples de adição e subtração. A coordenadora pedagógica logo deu algumas explicações: se os alunos não prestam atenção é porque não lêem, não escrevem e não estudam a tabuada em casa e os pais não se responsabilizam pelas atividades escolares dos filhos. A coordenadora propôs fazer uma reunião com os pais, a fim de solicitar que eles assumissem melhor o acompanhamento dos filhos. Os pais foram chamados à escola para ouvir a avaliação da professora e da coordenadora.
Diante da situação hipotética e considerando a relação professoraluno, julgue os itens a seguir.
O diálogo estabelecido entre a coordenadora pedagógica e a professora pode ser entendido como uma das formas para melhorar a relação entre a professora e os alunos.
O que se entende por avaliação a serviço da ação?
Coloca o conhecimento obtido, pela observação ou investigação, a serviço da melhoria da situação avaliada.
Refere-se à intenção prognóstica, somativa, de explicação e apresentação de resultados finais.
Tem por objetivo a verificação e o registro de dados do desempenho escolar individual, definindo intervenções no processo.
Significa acentuar o caráter seletivo e burocrático da avaliação, entendendo que só dessa forma o aluno terá condições de auto avaliar seu desempenho.
Jussara Hoffman quando pondera sobre o uso equivocado dos testes, está preocupada em saber se os educadores pensam e definem a intencionalidade básica inerente à aplicação de testes ou solicitação de tarefas ao aluno. Afirma ela que, em função dos equívocos decorrentes de imprecisões da terminologia, o teste é entendido como instrumento
adequado para a apreensão das habilidades adquiridas.
de constatação e mensuração e não de investigação.
que possibilita a compreensão do desenvolvimento global dos alunos.
privilegiado, para garantir a função seletiva da escola na sociedade moderna.
de interação entre educador e educando, que evita a relação pessoal, em nome da objetividade.
Analisar a gestão da educação, seja ela desenvolvida nas escolas ou nos sistemas estaduais e municipais de ensino, implica em refletir sobre as políticas de educação no país. Isto porque há uma ligação muito forte entre elas pois a gestão transforma metas e objetivos educacionais em ações, dando concretude às direções traçadas pelas políticas. Neste sentido, a gestão democrática na educação requer mais do que simples mudanças nas estruturas organizacionais. Diante disso é correto afirmar que gestão democrática é:
a preocupação do gestor com problemas administrativos, envolvendo apenas estratégias de ações visando a viabilizar a execução orçamentária dos recursos oriundos dos programas coordenados pelo Governo Federal.
o processo de coordenação das estratégias de ação para alcançar os objetivos definidos e requer liderança centrada na competência humana, política, social e profissional, legitimidade e credibilidade.
o processo de coordenação pedagógica visando a alcançar os objetivos definidos a partir do plano de curso.
o processo de coordenação administrativa e pedagógica visando alcançar os objetivos traçados do plano de unidade didática.
As alternativas C e D estão corretas.
Uma das funções do administrador escolar, juntamente com o diretor e outros especialistas, é promover a discussão, com o coletivo da escola, da distribuição e aplicação dos recursos financeiros visando a um ensino de qualidade. Parte desses recursos são provenientes do FUNDEF - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério, instituído pela Emenda Constitucional n°14/96. Sobre o referido Fundo é correto afirmar:
A criação de condições propícias à aprendizagem compreende a escolha de modos de entrega da instrução, dos recursos ou meios de ensino, do planejamento e da aplicação de estratégias instrucionais adequadas à natureza dos objetivos de ensino. Acerca de recursos e métodos de ensino, julgue os itens a seguir.
A efetividade do planejamento de ensino depende da articulação adequada de condições internas (características do aprendiz) e de condições externas à aprendizagem. Entre as condições externas criadas por treinamentos para facilitar e induzir a aprendizagem estão os métodos, as técnicas, as abordagens, as estratégias, os meios e os recursos de ensino.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Uma professora de 2.ª série, após dois meses de trabalho, chamou a atenção dos alunos para os erros que eles estavam cometendo em seus trabalhos em sala de aula. Segundo a professora, essa conversa não produziu mudanças positivas; ao contrário, os alunos pareciam piores. Com isso, ela procurou a coordenadora pedagógica da escola para discutir algumas dificuldades que estava percebendo em sua turma: os alunos não prestavam atenção nas explicações, não conseguiam ler com entonação, não faziam a pontuação correta na leitura tampouco nos textos escritos, trocavam letras e não sabiam fazer as operações simples de adição e subtração. A coordenadora pedagógica logo deu algumas explicações: se os alunos não prestam atenção é porque não lêem, não escrevem e não estudam a tabuada em casa e os pais não se responsabilizam pelas atividades escolares dos filhos. A coordenadora propôs fazer uma reunião com os pais, a fim de solicitar que eles assumissem melhor o acompanhamento dos filhos. Os pais foram chamados à escola para ouvir a avaliação da professora e da coordenadora.
Diante da situação hipotética e considerando a relação professoraluno, julgue os itens a seguir.
A professora, quando conversou com os alunos, conseguiu vê-los como sujeitos capazes de superar as dificuldades apresentadas, o que contribuiu significativamente para melhorar a relação professor-aluno.
Segundo Hoffmann (2002) vários estudiosos contemporâneos apontam a preocupação de superar o viés positivista e classificatório das práticas avaliativas escolares. Neste sentido buscam:
Retomar o caminho das verdades absolutas, dos critérios objetivos, das medidas padronizadas.
Retomar o papel do professor enquanto único responsável pelas práticas avaliativas escolares.
Retomar o sentido ético da avaliação, de juízo consciente de valor, de respeito às diferenças, de compromisso com a aprendizagem para todos e a formação da cidadania.
Retomar os parâmetros comparativos, de maturidade e normalidade.
Na maioria das escolas, a ação do professor é limitada a transmitir e corrigir. O processo educativo se desenvolve através de momentos estanques, sem elos de continuidade, desconectados em termos de progressão na construção do conhecimento. Não se trata de considerar a avaliação como uma fórmula mágica, ou seja, de se imaginar a possibilidade de uma avaliação mediadora, por si só, impulsionadora de saltos mecânicos de um nível de conhecimento a outro.
Segundo Jussara Hoffmann, é preciso partir da
realização de provas objetivas e dissertativas como forma de avaliar com precisão e adequadamente os alunos.
negação da prática atual quanto ao seu caráter de terminalidade e da simples constatação de erros e acertos.
consciência do aluno sobre a importância de estudar e de sua compreensão sobre o significado da avaliação.
realidade cognitiva dos alunos para poder construir provas adequadas à capacidade deles.
compreensão dos diferentes significados existentes sobre avaliação educacional e optar por um deles.
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