Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere os quatro objetivos abaixo:
eliminar a centralização autoritária;
diminuir a divisão do trabalho que distancia segmentos sociais;
eliminar o binômio dirigentes e dirigidos;
garantir a participação consciente de todos na tomada das decisões que afetam a eles e ao projeto comum.
Esse conjunto articulado de objetivos caracteriza:
um programa partidário de esquerda
uma gestão democrática e participativa
uma gestão por objetivos
uma proposta utópica de gestão
uma agenda neoliberal
Coloque (F) para Falso e (V) para Verdadeiro e assinale alternativa correta:
A criação de condições propícias à aprendizagem compreende a escolha de modos de entrega da instrução, dos recursos ou meios de ensino, do planejamento e da aplicação de estratégias instrucionais adequadas à natureza dos objetivos de ensino. Acerca de recursos e métodos de ensino, julgue os itens a seguir.
A escolha dos meios instrucionais deve ser realizada de acordo com a natureza dos objetivos de ensino. Assim, objetivos que exigem a manipulação de objetos reais pelo aprendiz requerem que esses objetos façam parte dos meios de ensino e estejam incorporados às estratégias instrucionais. Quando isso não for possível, o planejador instrucional deverá buscar situações de simulação que aproximem o aprendiz tanto quanto possível da realidade com que ele terá que se defrontar durante e após a instrução.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Uma professora de 2.ª série, após dois meses de trabalho, chamou a atenção dos alunos para os erros que eles estavam cometendo em seus trabalhos em sala de aula. Segundo a professora, essa conversa não produziu mudanças positivas; ao contrário, os alunos pareciam piores. Com isso, ela procurou a coordenadora pedagógica da escola para discutir algumas dificuldades que estava percebendo em sua turma: os alunos não prestavam atenção nas explicações, não conseguiam ler com entonação, não faziam a pontuação correta na leitura tampouco nos textos escritos, trocavam letras e não sabiam fazer as operações simples de adição e subtração. A coordenadora pedagógica logo deu algumas explicações: se os alunos não prestam atenção é porque não lêem, não escrevem e não estudam a tabuada em casa e os pais não se responsabilizam pelas atividades escolares dos filhos. A coordenadora propôs fazer uma reunião com os pais, a fim de solicitar que eles assumissem melhor o acompanhamento dos filhos. Os pais foram chamados à escola para ouvir a avaliação da professora e da coordenadora.
Diante da situação hipotética e considerando a relação professoraluno, julgue os itens a seguir.
Com base na situação hipotética e nos princípios norteadores das teorias construtivistas, a professora está construindo uma relação bastante positiva com os alunos, pois aponta os erros para que os pais possam ajudá-los.
É correto afirmar que:
O trabalho diversificado, onde são oferecidas diferentes atividades para diferentes alunos corresponde aos princípios inclusivos.
As adaptações curriculares e a facilitação das atividades correspondem aos princípios inclusivos.
A ênfase nos conteúdos programáticos da série e a adoção do livro didático como ferramenta exclusiva, corresponde à visão de escola dentro dos princípios inclusivos.
O ensino individualizado/diferenciado para os alunos que apresentam déficits intelectuais e problemas de aprendizagem é uma solução que não corresponde aos princípios inclusivos.
No momento em que o professor entende que o aprendiz sempre sabe alguma coisa e pode usar esse conhecimento para seguir aprendendo, ele se dá conta de que a pura intuição (do professor) não é mais suficiente para guiar o trabalho.
Segundo Telma Weisz, é preciso
ensinar o professor a preparar suas aulas a partir de uma referência metodológica.
procurar uma metodologia de ensino adequada às características de cada aluno.
planejar um curso a partir das exigências apontadas em cada área do conhecimento.
organizar a prática educativa de modo que o educando possa administrar a sua própria aprendizagem.
considerar o conhecimento prévio do aprendiz e as contradições que ele enfrenta no processo de aprendizagem.
De acordo com Ivani Fazenda "O pensar e o agir interdisciplinar se apóiam no princípio de que nenhuma fonte do conhecimento é, em si mesma, completa e de que, pelo diálogo com outras formas de conhecimento, de maneira a se interpenetrarem, surgem novos desdobramentos na compreensão da realidade e sua representação". Portanto, podemos, basicamente, entender o sentido de interdisciplinaridade como:
Trabalho cooperativo e em equipe com justaposição de conteúdos
Visão comum do trabalho pelos participantes de uma equipe com integração de funções
Adoção de um único método de trabalho por várias disciplinas
Princípio que estabelece o sentido de unidade na diversidade, mediante uma visão de conjunto, que permita ao homem fazer sentido dos conhecimentos e informações dissociados e até mesmo antagônicos que vêm recebendo, de tal modo que possa reencontrar a identidade do saber na multiplicidade de conhecimentos.
As alternativas A e B estão corretas
Os limites de idade na escolaridade obrigatória variam entre os países e segundo as circunstâncias históricas que afetaram cada um deles. No Brasil, a faixa etária de escolaridade está compreendida entre 07 e 14 anos. Quanto ao ensino obrigatório é correto afirmar:
As condições sociais, como trabalho dos pais e centros de interesses dos meninos/as e jovens na sociedade contemporânea, tendem a acabar com a obrigatoriedade da educação.
A escolarização obrigatória não é uma necessidade em sociedades avançadas, pois a educação nessas sociedades pode ser desenvolvida através de trabalhos no meio familiar, igrejas e instituições sociais: conselhos comunitários, clubes sociais, entre outros.
A obrigatoriedade representa um projeto de socialização do cidadão, a oportunidade e a intenção de sentar as bases de uma cultura comum para todo um grupo social. A educação, com seu efeito socializador, homogeneíza crenças, aspirações, valores e comportamentos básicos para manter uma ordem numa sociedade complexa.
A educação nas sociedades em desenvolvimento, como no Brasil, apesar de obrigatória em determinada faixa etária, tem o caráter de garantir privilégios, onde os sujeitos de classes de melhor poder aquisitivo optam por matricular seus filhos em escolas privadas e de melhor qualidade.
A criação de condições propícias à aprendizagem compreende a escolha de modos de entrega da instrução, dos recursos ou meios de ensino, do planejamento e da aplicação de estratégias instrucionais adequadas à natureza dos objetivos de ensino. Acerca de recursos e métodos de ensino, julgue os itens a seguir.
O uso de novas tecnologias da informação e da comunicação em treinamentos e em programas de educação e qualificação profissional a distância pode aumentar a interatividade da interface homem-computador e otimizar os processos de aprendizagem, de avaliação da aprendizagem e de acompanhamento dos hábitos de estudo dos aprendizes.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com referência ao processo de ensino-aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
De acordo com a psicologia genética, a aprendizagem escolar é resultado de um complexo e intricado processo de intervenção pedagógica do professor em sala de aula.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...