Questões de Pedagogia

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Considere os quatro objetivos abaixo:

• eliminar a centralização autoritária;

• diminuir a divisão do trabalho que distancia segmentos sociais;

• eliminar o binômio dirigentes e dirigidos;

• garantir a participação consciente de todos na tomada das decisões que afetam a eles e ao projeto comum.

Esse conjunto articulado de objetivos caracteriza:

  • A.

    um programa partidário de esquerda

  • B.

    uma gestão democrática e participativa

  • C.

    uma gestão por objetivos

  • D.

    uma proposta utópica de gestão

  • E.

    uma agenda neoliberal

Coloque (F) para Falso e (V) para Verdadeiro e assinale alternativa correta:

  • A. F, V, F, V e F.
  • B. V, F, V, F e V.
  • C. F, F, V, V e V.
  • D. V, F, V, V e V.

A criação de condições propícias à aprendizagem compreende a escolha de modos de entrega da instrução, dos recursos ou meios de ensino, do planejamento e da aplicação de estratégias instrucionais adequadas à natureza dos objetivos de ensino. Acerca de recursos e métodos de ensino, julgue os itens a seguir.

A escolha dos meios instrucionais deve ser realizada de acordo com a natureza dos objetivos de ensino. Assim, objetivos que exigem a manipulação de objetos reais pelo aprendiz requerem que esses objetos façam parte dos meios de ensino e estejam incorporados às estratégias instrucionais. Quando isso não for possível, o planejador instrucional deverá buscar situações de simulação que aproximem o aprendiz tanto quanto possível da realidade com que ele terá que se defrontar durante e após a instrução.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma professora de 2.ª série, após dois meses de trabalho, chamou a atenção dos alunos para os erros que eles estavam cometendo em seus trabalhos em sala de aula. Segundo a professora, essa conversa não produziu mudanças positivas; ao contrário, os alunos pareciam piores. Com isso, ela procurou a coordenadora pedagógica da escola para discutir algumas dificuldades que estava percebendo em sua turma: os alunos não prestavam atenção nas explicações, não conseguiam ler com entonação, não faziam a pontuação correta na leitura tampouco nos textos escritos, trocavam letras e não sabiam fazer as operações simples de adição e subtração. A coordenadora pedagógica logo deu algumas explicações: se os alunos não prestam atenção é porque não lêem, não escrevem e não estudam a tabuada em casa e os pais não se responsabilizam pelas atividades escolares dos filhos. A coordenadora propôs fazer uma reunião com os pais, a fim de solicitar que eles assumissem melhor o acompanhamento dos filhos. Os pais foram chamados à escola para ouvir a avaliação da professora e da coordenadora.

Diante da situação hipotética e considerando a relação professoraluno, julgue os itens a seguir.

Com base na situação hipotética e nos princípios norteadores das teorias construtivistas, a professora está construindo uma relação bastante positiva com os alunos, pois aponta os erros para que os pais possam ajudá-los.

  • C. Certo
  • E. Errado

É correto afirmar que:

  • A.

    O trabalho diversificado, onde são oferecidas diferentes atividades para diferentes alunos corresponde aos princípios inclusivos.

  • B.

    As adaptações curriculares e a facilitação das atividades correspondem aos princípios inclusivos.

  • C.

    A ênfase nos conteúdos programáticos da série e a adoção do livro didático como ferramenta exclusiva, corresponde à visão de escola dentro dos princípios inclusivos.

  • D.

    O ensino individualizado/diferenciado para os alunos que apresentam déficits intelectuais e problemas de aprendizagem é uma solução que não corresponde aos princípios inclusivos.

No momento em que o professor entende que o aprendiz sempre sabe alguma coisa e pode usar esse conhecimento para seguir aprendendo, ele se dá conta de que a pura intuição (do professor) não é mais suficiente para guiar o trabalho.

Segundo Telma Weisz, é preciso

  • A.

    ensinar o professor a preparar suas aulas a partir de uma referência metodológica.

  • B.

    procurar uma metodologia de ensino adequada às características de cada aluno.

  • C.

    planejar um curso a partir das exigências apontadas em cada área do conhecimento.

  • D.

    organizar a prática educativa de modo que o educando possa administrar a sua própria aprendizagem.

  • E.

    considerar o conhecimento prévio do aprendiz e as contradições que ele enfrenta no processo de aprendizagem.

De acordo com Ivani Fazenda "O pensar e o agir interdisciplinar se apóiam no princípio de que nenhuma fonte do conhecimento é, em si mesma, completa e de que, pelo diálogo com outras formas de conhecimento, de maneira a se interpenetrarem, surgem novos desdobramentos na compreensão da realidade e sua representação". Portanto, podemos, basicamente, entender o sentido de interdisciplinaridade como:

  • A.

    Trabalho cooperativo e em equipe com justaposição de conteúdos

  • B.

    Visão comum do trabalho pelos participantes de uma equipe com integração de funções

  • C.

    Adoção de um único método de trabalho por várias disciplinas

  • D.

    Princípio que estabelece o sentido de unidade na diversidade, mediante uma visão de conjunto, que permita ao homem fazer sentido dos conhecimentos e informações dissociados e até mesmo antagônicos que vêm recebendo, de tal modo que possa reencontrar a identidade do saber na multiplicidade de conhecimentos.

  • E.

    As alternativas A e B estão corretas

Os limites de idade na escolaridade obrigatória variam entre os países e segundo as circunstâncias históricas que afetaram cada um deles. No Brasil, a faixa etária de escolaridade está compreendida entre 07 e 14 anos. Quanto ao ensino obrigatório é correto afirmar:

  • A.

    As condições sociais, como trabalho dos pais e centros de interesses dos meninos/as e jovens na sociedade contemporânea, tendem a acabar com a obrigatoriedade da educação.

  • B.

    A escolarização obrigatória não é uma necessidade em sociedades avançadas, pois a educação nessas sociedades pode ser desenvolvida através de trabalhos no meio familiar, igrejas e instituições sociais: conselhos comunitários, clubes sociais, entre outros.

  • C.

    A obrigatoriedade representa um projeto de socialização do cidadão, a oportunidade e a intenção de sentar as bases de uma cultura comum para todo um grupo social. A educação, com seu efeito socializador, homogeneíza crenças, aspirações, valores e comportamentos básicos para manter uma ordem numa sociedade complexa.

  • D.

    A educação nas sociedades em desenvolvimento, como no Brasil, apesar de obrigatória em determinada faixa etária, tem o caráter de garantir privilégios, onde os sujeitos de classes de melhor poder aquisitivo optam por matricular seus filhos em escolas privadas e de melhor qualidade.

A criação de condições propícias à aprendizagem compreende a escolha de modos de entrega da instrução, dos recursos ou meios de ensino, do planejamento e da aplicação de estratégias instrucionais adequadas à natureza dos objetivos de ensino. Acerca de recursos e métodos de ensino, julgue os itens a seguir.

O uso de novas tecnologias da informação e da comunicação em treinamentos e em programas de educação e qualificação profissional a distância pode aumentar a interatividade da interface homem-computador e otimizar os processos de aprendizagem, de avaliação da aprendizagem e de acompanhamento dos hábitos de estudo dos aprendizes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência ao processo de ensino-aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

De acordo com a psicologia genética, a aprendizagem escolar é resultado de um complexo e intricado processo de intervenção pedagógica do professor em sala de aula.

  • C. Certo
  • E. Errado
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