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A equipe de uma escola da rede pública de 5.ª a 8.ª série idealizou um projeto de informática para atender os jovens e adolescentes com baixo poder aquisitivo, uma vez que eles não possuem computador e atualmente é uma exigência do mercado de trabalho ter conhecimento em informática. Quando elaborou o projeto, a equipe convidou os estudantes para discutir o projeto. Os estudantes ficaram bastante motivados. Diante do interesse, a equipe escolar iniciou as ações para a implantação do projeto. Os membros da equipe entraram em contato com diversos órgãos para solicitar apoio financeiro. A Secretaria de Educação informou que não poderia financiar, pois o projeto não tinha sido previsto anteriormente. Nesse caso, os alunos tiveram de procurar outras alternativas. As instituições comunitárias, de certa forma, não negaram a importância do projeto, mas responderam que não tinham condições de fornecer qualquer ajuda. Desanimada, a equipe escolar adiou a execução do projeto por prazo indeterminado. Os alunos buscaram outras tentativas de financiamento, mas a equipe se recusou.
Diante da situação hipotética e considerando o papel político-pedagógico e a organicidade do ensinar, do aprender e do pesquisar, julgue os itens a seguir.
Ao elaborar o projeto de informática, a equipe escolar propõe algo que ainda não existe na escola, mas é uma possibilidade real, da qual ela pode ir se aproximando gradativamente. Tal iniciativa supõe um posicionamento político, uma forma de organizar a convivência social e um posicionamento pedagógico que caracterizam as instituições escolares em uma perspectiva de fazer com que o possível e o desejável se tornem realidade.
A partir das análises e comparações realizadas pela pesquisadora Ana Lúcia G. de Faria, em seu livro Educação Pré-Escolar e Cultura, sobre os Parques Infantis propostos por Mário de Andrade na década de 30, e as atuais EMEIs do município de São Paulo, é correto afirmar que:
as propostas das EMEIs atuais representam uma evolução aprimorada daquelas realizadas por Mário de Andrade para os Parques Infantis.
as propostas das EMEIs atuais devem corrigir a falha que existia nos Parques Infantis, onde Mário de Andrade defendia o ócio.
nos primeiros Parques Infantis não havia escolarização e a brincadeira, a expressão artística e as manifestações culturais eram valorizadas, o que quase não ocorre nas EMEIs atuais.
nas EMEIs atuais não há escolarização e a brincadeira e a expressão artística são valorizadas, o que não havia nos Parques Infantis.
tanto as atuais EMEIs quanto os Parques Infantis representam e representaram importantes espaços para a escolarização inicial das crianças.
- De acordo com alguns autores, há dois paradigmas opostos, comumente utilizados como referenciais para definir uma empresa e o estilo de execução de seu trabalho. São eles os paradigmas:
mecanicista e holístico;
mecanicista e determinista;
inatista e holístico;
holístico e determinista;
determinista e inatista.
Assinale a alternativa que não faz parte dos itens mencionados por Madalena Freire como ingredientes fundamentais no processo de formação:
Resgate da hipótese do pensamento do educando (educador).
Planejamento da informação teórica.
Acompanhamento da reflexão sobre a prática do processo de formação.
Ação persecutória e monitoramento constante do educando com o objetivo de uma eficaz avaliação continuada.
A dicotomia entre o cuidar/educar, tão amplamente discutido no âmbito da educação infantil, supõe a definição de propostas pedagógicas adequadas que apontem para a superação desse impasse. Das alternativas selecionadas, assinale aquela que aponta para tal superação.
O cuidado e a educação estão inerentes a qualquer proposta pedagógica; estar consciente deste fato, supõe o respeito às aquisições individuais das crianças sem a intervenção de terceiros.
Toda prática pedagógica necessita criar condições para satisfazer as necessidades físicas das crianças. Assisti-las em seu processo de construção é fundamental, dado o seu grau de dependência para a realização de tarefas.
A prática pedagógica com crianças de zero a seis anos necessita da organização de atividades integradas, em que a assistência e a educação não estejam hierarquizadas, contribuindo, dessa forma, para a formação da criança.
Cuidar e educar, implica assistir as carências das criança, suas necessidades físicas, buscando para isso integralizar atividades que influenciem na construção do seu desenvolvimento físico.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com referência à pesquisa participante como instrumento de inovação e de avaliação do ensinar e do aprender, julgue os seguintes itens.
A pesquisa participante na educação pode ser entendida como descrições dos fenômenos educativos, supondo que tais descrições possam auxiliar os profissionais envolvidos a melhorar a qualidade do ensino e a formação para o exercício da cidadania.
A presença da linguagem musical na educação infantil tem a finalidade de
dar suporte à formação de hábitos, atitudes e comportamentos.
transmitir tradições do contexto em que as crianças estão inseridas, por meio de sua presença nas festas e comemorações.
auxiliar na memorização de conteúdos matemáticos e lingüísticos.
promover o desenvolvimento rítmico e psicomotor, necessários à alfabetização e ao desenvolvimento da imagem corporal.
desenvolver a percepção e conhecimento das possibilidades e qualidades expressivas dos sons e a criatividade.
Alguns autores consideram que as mudanças numa empresa ocorrem em quatro níveis qualitativos. São eles:
identitário, relacional, processual e de recursos;
psicológico, coletivo, processual e material;
corporativo, relacional, subjetivo e de recursos;
identitário, patronal, processual e financeiro;
psicológico, relacional, espiritual e de recursos.
Segundo Madalena Freire, os fatores que movem o processo de aprendizagem são:
A emissão e a recepção de conhecimento.
A ação, a interação e a troca entre educador e educando.
A contemplação do educando, a ação do educador e o ambiente de paz.
Compreender a infância como construção histórica, isto é, compreender as crianças como sujeitos históricos implica:
tomar como ponto de partida o universo em que a criança está inserida, seu processo particular e natural de se relacionar com o mundo, buscando, para isso, o desenvolvimento de práticas adequadas ao seu nível biológico e psicológico.
respeitar os contextos infantis, valorizar a natureza biológica e psicológica de cada criança, a especificidade de seu mundo mágico e suas diferentes formas de adaptação ao meio-ambiente.
considerar a classe social em que a criança está inserida, seu processo de socialização no interior da família e da comunidade, procurando conhecer às interações sociais as quais esta sujeita nesses diferentes contextos.
buscar conhecer o contexto social da criança, considerando sua natureza infantil, seus fatores biológicos e psicológicos como determinantes para a organização da prática pedagógica.
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