Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com referência à pesquisa participante como instrumento de inovação e de avaliação do ensinar e do aprender, julgue os seguintes itens.
Atualmente, as propostas de educação têm requerido do professor que proceda à análise crítico-reflexiva do processo sob sua responsabilidade.
Do ponto de vista da promoção, na educação infantil, da construção das identidades das crianças a partir das interações que ocorrem entre elas, o contato com crianças que apresentam necessidades especiais é considerado como
uma oportunidade das crianças com necessidades especiais aprenderem com as crianças normais, que são mais habilitadas e podem oferecer modelos de ações mais adequadas àquelas.
a maneira mais eficaz de ensinar as crianças normais a respeitarem os direitos e ajudarem as crianças com necessidades especiais a realizarem as mesmas atividades que aquelas realizam.
um grande desafio para todas as crianças e uma experiência que tem resultado no desenvolvimento da solidariedade entre elas e no respeito às diferenças.
interessante, desde que as crianças com necessidades especiais apresentem um nível de desenvolvimento equivalente ao das crianças normais, independente de sua idade, para acompanhar as atividades que são propostas.
indesejável, pois o professor precisa optar por dar mais atenção às crianças com necessidades especiais ou às crianças normais, sendo que sempre faltará atenção a alguma delas.
Na LDB não consta o termo "dependência", como possibilidade do aluno avançar na série realizando curso de dependência em disciplina em que não obteve êxito. A explicação para isso é:
A dependência não é permitida na Educação básica.
A dependência é permitida, mas o nome é depreciativo e não auxilia no processo de formação da auto-estima do educando. Faz-se necessário que cada unidade escolar encontre maneiras de utilizar a dependência, quando necessária, que não fira o amor-próprio do aluno.
A dependência é permitida. O fato de não se colocar esse termo denota que não se privilegia mais o ensino por séries, sendo dependência um recurso característico deste tipo de organização.
A dependência é antipedagógica e é permitida apenas para as redes municipais em circunstâncias muito especiais.
Enumere a coluna B de acordo com a tendência pedagógica descrita na coluna A:
Coluna A
1. Abordagem tradicional.
2. Abordagem comportamentalista.
3. Abordagem humanista.
4. Abordagem cognitivista
5. Abordagem sócio-cultural.
Coluna B
( ) O conhecimento é considerado como uma construção humana. A passagem de um estado de desenvolvimento para o seguinte é sempre caracterizada pela formação de novas estruturas que não existiam anteriormente no individuo.
( ) Toda ação educativa para ser valida, deve, necessariamente, ser precedida tanto de uma reflexão sobre o homem como de uma análise do meio de vida desse homem concreto.
( ) A experiência planejada é considerada a base do conhecimento. Fica clara a orientação empirista: o conhecimento é o resultado direto da experiência.
( ) Todo aluno tem potencialidade para aprender a tendência e realizar essa potencialidade, todo aluno possui capacidade organísmica de valoração e a criatividade é função da autoavaliação.
( ) A realidade é algo que será transmitido ao individuo, principalmente pelo processo de educação formal, além das outras instâncias, como família e Igreja.
A seqüência correta da Coluna B, de cima para baixo é:
5, 3, 4, 1, 2.
4, 5, 2, 3, 1.
1, 2, 5, 4, 3.
4, 2, 3, 1, 5.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
No que diz respeito à organização do trabalho na escola pública, com vistas à melhoria da qualidade do ensino, julgue os itens subseqüentes.
Promover oportunidades coletivas que reúnam professores que desenvolvem um mesmo conteúdo nas diversas séries e níveis escolares e propiciar oportunidades periódicas de reavaliação do currículo e dos programas são princípios que organizam o trabalho pedagógico da escola.
A atividade lúdica está presente e exerce importante papel no desenvolvimento humano. No planejamento pedagógico para a educação infantil esta atividade deve
ocupar um espaço físico e temporal determinado e ser usada como estratégia didática para consolidação de conteúdos trabalhados em atividades dirigidas.
ser priorizada na organização do espaço físico e temporal e favorecida nos momentos e situações de interação das crianças.
desempenhar o papel de atividade livre, em momentos pré-determinados, deixando-se ao encargo das crianças a escolha e organização da mesma.
ser priorizada na maior parte do tempo, deixando-se ao encargo das crianças a escolha e organização da mesma.
ocupar um espaço físico e temporal determinado e neste cumprir o papel de atividade direcionada para a descarga de energia.
Assinale a alternativa correta com relação à organização da educação básica:
A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, mas não em períodos semestrais.
A educação básica poderá organizar-se em ciclos somente com base na idade.
A educação básica poderá organizar-se em grupos não seriados, somente com base na competência.
A educação básica poderá organizar-se de diversas maneiras, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.
Entender as instituições educacionais hoje pressupõe compreendê-las e colocar em relação com novos paradigmas acerca das funções do conhecimento, da relação escola - sociedade e das interações produzidas nestes contextos. Diante da afirmação acima, escreva "C" para as alternativas corretas e "E"para as alternativas erradas.
( ) Edgar Morin na busca do "ser"e do "saber", aponta para um caminho em que as novas descobertas e certezas se elaboram, compreendendo o ser humano ao mesmo tempo sujeito e objeto de sua construção e mundo.
( ) A produção da profissão docente/professor reflexivopesquisador associados com desenvolvimento de habilidades e competências buscam apresentar um perfil docente que de conta das novas dimensões do conhecimento, das relações interpessoais, entre outras, investigando novas análises.
( ) A educação instrumento centrado em si mesma tem como atribuição a única e exclusivamente, assegurar aos indivíduos a transmissão de conteúdos científicos, sistematizados e produzidos ao longo da história da humanidade.
( ) A reflexão do trabalho docente guarda estreita vinculação com o pensamento e a ação nas situações reais e históricas em que os professores se encontram. Não é uma atividade individual, pois pressupõe relações sociais que servem aos interesses humanos.
( ) O professor como sujeito que não reproduz apenas o conhecimento pode fazer do seu próprio trabalho em sala de aula, um espaço de práxis docente e de transformação humana.
A seqüência é:
E, C, E, C, E.
C, C, C, E, C.
E, E, C, E, C.
C, C, E, C, C.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca dos tipos de liderança, dos mecanismos de participação e das normas e formas organizativas facilitadoras da integração grupal, julgue os itens de se seguem.
Atualmente, os profissionais da escola devem buscar formas variadas de mobilizar e organizar a comunidade escolar alunos, pais e comunidade , visando à resolução de problemas internos da escola.
Numa escola de educação infantil que respeite o direito da criança à infância e valorize a cultura infantil, a maneira mais adequada do professor tratar os desenhos é:
identificar as fases/etapas dessas produções de forma a que estas apoiem o planejamento de novas estratégias de aprimoramento dos mesmos.
organizá-los de forma a documentar a evolução das produções de cada criança para ensinar às famílias como valorizá-los.
por meio deles, identificar o período de desenvolvimento em que a criança se encontra, verificando sua correspondência em relação à faixa etária.
buscando valorizar a capacidade expressiva da criança, mais do que procurar compará-la a modelos prédefinidos.
verificar quais das crianças possui o dom para essa forma de expressão artística e promover-lhes maiores estímulos para o desenvolvimento desse dom.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...