Questões de Pedagogia

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Com referência à pesquisa participante como instrumento de inovação e de avaliação do ensinar e do aprender, julgue os seguintes itens.

Atualmente, as propostas de educação têm requerido do professor que proceda à análise crítico-reflexiva do processo sob sua responsabilidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Do ponto de vista da promoção, na educação infantil, da construção das identidades das crianças a partir das interações que ocorrem entre elas, o contato com crianças que apresentam necessidades especiais é considerado como

  • A.

    uma oportunidade das crianças com necessidades especiais aprenderem com as crianças normais, que são mais habilitadas e podem oferecer modelos de ações mais adequadas àquelas.

  • B.

    a maneira mais eficaz de ensinar as crianças normais a respeitarem os direitos e ajudarem as crianças com necessidades especiais a realizarem as mesmas atividades que aquelas realizam.

  • C.

    um grande desafio para todas as crianças e uma experiência que tem resultado no desenvolvimento da solidariedade entre elas e no respeito às diferenças.

  • D.

    interessante, desde que as crianças com necessidades especiais apresentem um nível de desenvolvimento equivalente ao das crianças normais, independente de sua idade, para acompanhar as atividades que são propostas.

  • E.

    indesejável, pois o professor precisa optar por dar mais atenção às crianças com necessidades especiais ou às crianças normais, sendo que sempre faltará atenção a alguma delas.

Na LDB não consta o termo "dependência", como possibilidade do aluno avançar na série realizando curso de dependência em disciplina em que não obteve êxito. A explicação para isso é:

  • A.

    A dependência não é permitida na Educação básica.

  • B.

    A dependência é permitida, mas o nome é depreciativo e não auxilia no processo de formação da auto-estima do educando. Faz-se necessário que cada unidade escolar encontre maneiras de utilizar a dependência, quando necessária, que não fira o amor-próprio do aluno.

  • C.

    A dependência é permitida. O fato de não se colocar esse termo denota que não se privilegia mais o ensino por séries, sendo dependência um recurso característico deste tipo de organização.

  • D.

    A dependência é antipedagógica e é permitida apenas para as redes municipais em circunstâncias muito especiais.

Enumere a coluna B de acordo com a tendência pedagógica descrita na coluna A:

Coluna A

1. Abordagem tradicional. 
2. Abordagem comportamentalista.
 3. Abordagem humanista. 
4. Abordagem cognitivista 
5. Abordagem sócio-cultural.

Coluna B

( ) O conhecimento é considerado como uma construção humana. A passagem de um estado de desenvolvimento para o seguinte é sempre caracterizada pela formação de novas estruturas que não existiam anteriormente no individuo. 
( ) Toda ação educativa para ser valida, deve, necessariamente, ser precedida tanto de uma reflexão sobre o homem como de uma análise do meio de vida desse homem concreto. 
( ) A experiência planejada é considerada a base do conhecimento. Fica clara a orientação empirista: o conhecimento é o resultado direto da experiência.
 ( ) Todo aluno tem potencialidade para aprender a tendência e realizar essa potencialidade, todo aluno possui capacidade organísmica de valoração e a criatividade é função da autoavaliação.
 ( ) A realidade é algo que será transmitido ao individuo, principalmente pelo processo de educação formal, além das outras instâncias, como família e Igreja.

A seqüência correta da Coluna B, de cima para baixo é:

  • A.

    5, 3, 4, 1, 2.

  • B.

    4, 5, 2, 3, 1.

  • C.

    1, 2, 5, 4, 3.

  • D.

    4, 2, 3, 1, 5.

No que diz respeito à organização do trabalho na escola pública, com vistas à melhoria da qualidade do ensino, julgue os itens subseqüentes.

Promover oportunidades coletivas que reúnam professores que desenvolvem um mesmo conteúdo nas diversas séries e níveis escolares e propiciar oportunidades periódicas de reavaliação do currículo e dos programas são princípios que organizam o trabalho pedagógico da escola.

  • C. Certo
  • E. Errado

A atividade lúdica está presente e exerce importante papel no desenvolvimento humano. No planejamento pedagógico para a educação infantil esta atividade deve

  • A.

    ocupar um espaço físico e temporal determinado e ser usada como estratégia didática para consolidação de conteúdos trabalhados em atividades dirigidas.

  • B.

    ser priorizada na organização do espaço físico e temporal e favorecida nos momentos e situações de interação das crianças.

  • C.

    desempenhar o papel de atividade livre, em momentos pré-determinados, deixando-se ao encargo das crianças a escolha e organização da mesma.

  • D.

    ser priorizada na maior parte do tempo, deixando-se ao encargo das crianças a escolha e organização da mesma.

  • E.

    ocupar um espaço físico e temporal determinado e neste cumprir o papel de atividade direcionada para a descarga de energia.

Assinale a alternativa correta com relação à organização da educação básica:

  • A.

    A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, mas não em períodos semestrais.

  • B.

    A educação básica poderá organizar-se em ciclos somente com base na idade.

  • C.

    A educação básica poderá organizar-se em grupos não seriados, somente com base na competência.

  • D.

    A educação básica poderá organizar-se de diversas maneiras, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.

Entender as instituições educacionais hoje pressupõe compreendê-las e colocar em relação com novos paradigmas acerca das funções do conhecimento, da relação escola - sociedade e das interações produzidas nestes contextos. Diante da afirmação acima, escreva "C" para as alternativas corretas e "E"para as alternativas erradas.

( ) Edgar Morin na busca do "ser"e do "saber", aponta para um caminho em que as novas descobertas e certezas se elaboram, compreendendo o ser humano ao mesmo tempo sujeito e objeto de sua construção e mundo.

( ) A produção da profissão docente/professor reflexivopesquisador associados com desenvolvimento de habilidades e competências buscam apresentar um perfil docente que de conta das novas dimensões do conhecimento, das relações interpessoais, entre outras, investigando novas análises.

( ) A educação instrumento centrado em si mesma tem como atribuição a única e exclusivamente, assegurar aos indivíduos a transmissão de conteúdos científicos, sistematizados e produzidos ao longo da história da humanidade.

( ) A reflexão do trabalho docente guarda estreita vinculação com o pensamento e a ação nas situações reais e históricas em que os professores se encontram. Não é uma atividade individual, pois pressupõe relações sociais que servem aos interesses humanos.

( ) O professor como sujeito que não reproduz apenas o conhecimento pode fazer do seu próprio trabalho em sala de aula, um espaço de práxis docente e de transformação humana.

A seqüência é:

  • A.

    E, C, E, C, E.

  • B.

    C, C, C, E, C.

  • C.

    E, E, C, E, C.

  • D.

    C, C, E, C, C.

Acerca dos tipos de liderança, dos mecanismos de participação e das normas e formas organizativas facilitadoras da integração grupal, julgue os itens de se seguem.

Atualmente, os profissionais da escola devem buscar formas variadas de mobilizar e organizar a comunidade escolar — alunos, pais e comunidade —, visando à resolução de problemas internos da escola.

  • C. Certo
  • E. Errado

Numa escola de educação infantil que respeite o direito da criança à infância e valorize a cultura infantil, a maneira mais adequada do professor tratar os desenhos é:

  • A.

    identificar as fases/etapas dessas produções de forma a que estas apoiem o planejamento de novas estratégias de aprimoramento dos mesmos.

  • B.

    organizá-los de forma a documentar a evolução das produções de cada criança para ensinar às famílias como valorizá-los.

  • C.

    por meio deles, identificar o período de desenvolvimento em que a criança se encontra, verificando sua correspondência em relação à faixa etária.

  • D.

    buscando valorizar a capacidade expressiva da criança, mais do que procurar compará-la a modelos prédefinidos.

  • E.

    verificar quais das crianças possui o dom para essa forma de expressão artística e promover-lhes maiores estímulos para o desenvolvimento desse dom.

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