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Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
No que se refere à função sociocultural da escola, julgue os itens que se seguem.
A escola, para exercer sua função sociocultural, deve refletir sobre a atuação de seus membros e levá-los a assumir a responsabilidade pela aprendizagem de todos os alunos, de acordo com suas atribuições.
A professora Ana trabalha com crianças de 4 anos. Em seu grupo, entrou recentemente uma criança que tem se manifestado com freqüência através de comportamentos e expressões agressivas tanto com ela, quanto com as demais crianças. Corre no bairro a fama de que essa criança tem problemas porque o seu pai está preso e sua mãe lhe dá pouca atenção. Qual a melhor maneira da professora Ana ajudar essa criança?
Chamar sua mãe para tentar convencê-la de que a criança precisa de um psicólogo e orientá-la sobre como encaminhar a criança a esse profissional.
Tentar compensar a carência afetiva da criança em sala de aula, dando-lhe carinho e ajudando as demais crianças a terem paciência com ela.
Procurar se aproximar da mãe e da criança, para conhecê-las melhor e poder definir sua forma de atuar.
Chamar sua mãe e orientá-la sobre as necessidades de seu filho e sobre como ela deve agir para ele se tornar menos agressivo.
Solicitar junto à direção da escola providências para que tanto a criança quanto sua mãe sejam encaminhadas a um atendimento psicológico.
Escolha a alternativa que completa com coerência o seguinte pensamento de Daniel Martins da Costa, em seu livro Por que ensinar língua estrangeira na escola de 1o grau (p. 45).
O que se conclui, neste momento, é que a interação comunicativa e a negociação do significado são "a própria" aprendizagem. Em outras palavras, é essencialmente a capacidade de resolver problemas, e não a facilidade em produzir enunciados ensaiados, que se constitui no que deveria ser desenvolvido nos alunos [nas aulas de língua estrangeira]. Isto quer dizer igualmente...
o ensino das regras gramaticais da língua como objetivo final.
a ênfase sobre formas de conhecimento abstrato em detrimento de comportamentos efetivos.
a reiteração da figura do professor como centro do processo de ensino.
a ênfase na padronização e repetição das funções da língua como condição para o aprendizado.
o ensino da língua enquanto "processo" e a habilidade para pôr o discurso em ação.
Uma técnica de aprendizagem por simulação é:
a delegação;
o estudo de caso;
o estudo dirigido;
o painel;
o psicodrama.
"O aluno se torna 'cliente' a quem a escola vende um "produto".E, como se sabe, o cliente é rei, é ele quem manda. Inverte-se radicalmente a legitimidade dos olhares: é o aluno quem olha e julga. A vergonha possível fica por conta da escola e de seus professores. "Quem é a senhora para me dar ordens e me repreender? Eu estou pagando a escola e, portanto, seu salário".Eis o que alguns alunos já dizem a seus professores em escolas particulares. E estes, desiludidos de autoridade e cujo olhar não tem poder de censurar, abandonam a tarefa de disciplinar. A tarefa torna-se outra: trata-se de "segurar" o aluno (...)"
O trecho acima está diretamente relacionado a um conceito que podemos chamar de:
Culto à infância.
Culto à juventude.
Culto à liberdade.
Culto da motivação.
As interações sociais entre os sujeitos adulto-criança e criança-criança promovidas no interior das Instituições de Educação Infantil, concretizam ações importantes para o desenvolvimento da criança. Nesse sentido, é correto afirmar que:
I. o processo de trocas sociais possibilitam à criança a inserção em práticas diferenciadas, possibilitando o contato com conhecimentos historicamente acumulados por pessoas da sua cultura.
II. na interação criança-criança, deve-se propiciar momentos para que bebês e crianças bem pequenas aproveitem a companhia de crianças maiores para desenvolver novas habilidades e competências.
III. as interações das crianças devem ser consideradas apenas como momentos de brincadeira e imitação de atividades dos adultos, não sendo fundamentais no processo de desenvolvimento e aprendizagem.
IV. na interação adulto-criança, o adulto tem um papel fundamental no desenvolvimento das capacidades motoras e cognitivas, na estimulação da linguagem, na exploração do ambiente em que vive, na conquista do andar.
V. a interação adulto-criança, na instituição de Educação Infantil, deve limitar-se às intervenções e orientações do professor para a criança sobre os momentos da rotina.
Assinale a alternativa:
estão corretas as afirmações I, II e IV.
estão corretas as afirmações I, II, e III.
estão corretas as afirmações II, III, IV e V.
estão corretas as afirmações II, IV e V.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
No que se refere à função sociocultural da escola, julgue os itens que se seguem.
Com o processo de globalização, as transformações científicas e a discussão ético-valorativa, a escola é demandada a instrumentalizar jovens e adultos para participar da cultura, bem como das relações sociais e políticas da sociedade.
Quando duas crianças se desentendem diante de um jogo e vivenciam um conflito de idéias e interesses, diante do professor de educação infantil, a postura inicial mais adequada deste é a de
oferecer uma alternativa às crianças que compatibilize as idéias e interesses de cada uma.
avaliar qual das crianças tem mais razão e ajudá-la a convencer a outra, enriquecendo seus argumentos.
retirá-las da situação de conflito propondo uma outra atividade que harmonize as suas relações.
questioná-las a respeito dos princípios lógicos envolvidos no conflito, para que cheguem a uma conclusão.
acompanhar as iniciativas das mesmas, auxiliando, se necessário, para que tentem chegar a suas próprias resoluções.
Hoje em dia, vários pesquisadores enfatizam a necessidade de se tratar a leitura em aula de língua estrangeira não apenas da perspectiva interacional, mas sobretudo como resultante de procedimentos sociointeracionais. Na perspectiva sociointeracional, um dos aspectos enfatizados em relação à aula de leitura é
a necessidade de relacionar sempre a leitura com as demais habilidades lingüísticas: a fala, a compreensão oral e a escrita.
o estudo prévio e detalhado da gramática e do vocabulário do texto a ser lido.
a diminuição da intervenção do professor, para que o aluno tenha um papel mais ativo de construção e negociação de sentidos.
a atividade de leitura em grupo para que, por consenso, os alunos cheguem ao sentido único do texto.
a leitura em voz alta, em que os alunos se revezam sob o comando do professor.
"São as que, além de cuidar de recursos e de processos, também se ocupam do nível das relações, no qual o impulso é questão do desenvolvimento das pessoas, pois só pessoas se desenvolvem" (Moggi,J. 1999, p.51). Essa afirmativa representa a definição do conceito de empresas:
eficientes;
eficazes;
qualitativas;
construtivas;
excelentes.
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