Questões de Pedagogia

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No que se refere à função sociocultural da escola, julgue os itens que se seguem.

A escola, para exercer sua função sociocultural, deve refletir sobre a atuação de seus membros e levá-los a assumir a responsabilidade pela aprendizagem de todos os alunos, de acordo com suas atribuições.

  • C. Certo
  • E. Errado

A professora Ana trabalha com crianças de 4 anos. Em seu grupo, entrou recentemente uma criança que tem se manifestado com freqüência através de comportamentos e expressões agressivas tanto com ela, quanto com as demais crianças. Corre no bairro a fama de que essa criança tem problemas porque o seu pai está preso e sua mãe lhe dá pouca atenção. Qual a melhor maneira da professora Ana ajudar essa criança?

  • A.

    Chamar sua mãe para tentar convencê-la de que a criança precisa de um psicólogo e orientá-la sobre como encaminhar a criança a esse profissional.

  • B.

    Tentar compensar a carência afetiva da criança em sala de aula, dando-lhe carinho e ajudando as demais crianças a terem paciência com ela.

  • C.

    Procurar se aproximar da mãe e da criança, para conhecê-las melhor e poder definir sua forma de atuar.

  • D.

    Chamar sua mãe e orientá-la sobre as necessidades de seu filho e sobre como ela deve agir para ele se tornar menos agressivo.

  • E.

    Solicitar junto à direção da escola providências para que tanto a criança quanto sua mãe sejam encaminhadas a um atendimento psicológico.

Escolha a alternativa que completa com coerência o seguinte pensamento de Daniel Martins da Costa, em seu livro Por que ensinar língua estrangeira na escola de 1o grau (p. 45).

O que se conclui, neste momento, é que a interação comunicativa e a negociação do significado são "a própria" aprendizagem. Em outras palavras, é essencialmente a capacidade de resolver problemas, e não a facilidade em produzir enunciados ensaiados, que se constitui no que deveria ser desenvolvido nos alunos [nas aulas de língua estrangeira]. Isto quer dizer igualmente...

  • A.

    o ensino das regras gramaticais da língua como objetivo final.

  • B.

    a ênfase sobre formas de conhecimento abstrato em detrimento de comportamentos efetivos.

  • C.

    a reiteração da figura do professor como centro do processo de ensino.

  • D.

    a ênfase na padronização e repetição das funções da língua como condição para o aprendizado.

  • E.

    o ensino da língua enquanto "processo" e a habilidade para pôr o discurso em ação.

Uma técnica de aprendizagem por simulação é:

  • A.

    a delegação;

  • B.

    o estudo de caso;

  • C.

    o estudo dirigido;

  • D.

    o painel;

  • E.

    o psicodrama.

"O aluno se torna 'cliente' a quem a escola vende um "produto".E, como se sabe, o cliente é rei, é ele quem manda. Inverte-se radicalmente a legitimidade dos olhares: é o aluno quem olha e julga. A vergonha possível fica por conta da escola e de seus professores. "Quem é a senhora para me dar ordens e me repreender? Eu estou pagando a escola e, portanto, seu salário".Eis o que alguns alunos já dizem a seus professores em escolas particulares. E estes, desiludidos de autoridade e cujo olhar não tem poder de censurar, abandonam a tarefa de disciplinar. A tarefa torna-se outra: trata-se de "segurar" o aluno (...)"

O trecho acima está diretamente relacionado a um conceito que podemos chamar de:

  • A.

    Culto à infância.

  • B.

    Culto à juventude.

  • C.

    Culto à liberdade.

  • D.

    Culto da motivação.

As interações sociais entre os sujeitos adulto-criança e criança-criança promovidas no interior das Instituições de Educação Infantil, concretizam ações importantes para o desenvolvimento da criança. Nesse sentido, é correto afirmar que:

I. o processo de trocas sociais possibilitam à criança a inserção em práticas diferenciadas, possibilitando o contato com conhecimentos historicamente acumulados por pessoas da sua cultura.

II. na interação criança-criança, deve-se propiciar momentos para que bebês e crianças bem pequenas aproveitem a companhia de crianças maiores para desenvolver novas habilidades e competências.

III. as interações das crianças devem ser consideradas apenas como momentos de brincadeira e imitação de atividades dos adultos, não sendo fundamentais no processo de desenvolvimento e aprendizagem.

IV. na interação adulto-criança, o adulto tem um papel fundamental no desenvolvimento das capacidades motoras e cognitivas, na estimulação da linguagem, na exploração do ambiente em que vive, na conquista do andar.

V. a interação adulto-criança, na instituição de Educação Infantil, deve limitar-se às intervenções e orientações do professor para a criança sobre os momentos da rotina.

Assinale a alternativa:

  • A.

    estão corretas as afirmações I, II e IV.

  • B.

    estão corretas as afirmações I, II, e III.

  • C.

    estão corretas as afirmações II, III, IV e V.

  • D.

    estão corretas as afirmações II, IV e V.

No que se refere à função sociocultural da escola, julgue os itens que se seguem.

Com o processo de globalização, as transformações científicas e a discussão ético-valorativa, a escola é demandada a instrumentalizar jovens e adultos para participar da cultura, bem como das relações sociais e políticas da sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quando duas crianças se desentendem diante de um jogo e vivenciam um conflito de idéias e interesses, diante do professor de educação infantil, a postura inicial mais adequada deste é a de

  • A.

    oferecer uma alternativa às crianças que compatibilize as idéias e interesses de cada uma.

  • B.

    avaliar qual das crianças tem mais razão e ajudá-la a convencer a outra, enriquecendo seus argumentos.

  • C.

    retirá-las da situação de conflito propondo uma outra atividade que harmonize as suas relações.

  • D.

    questioná-las a respeito dos princípios lógicos envolvidos no conflito, para que cheguem a uma conclusão.

  • E.

    acompanhar as iniciativas das mesmas, auxiliando, se necessário, para que tentem chegar a suas próprias resoluções.

Hoje em dia, vários pesquisadores enfatizam a necessidade de se tratar a leitura em aula de língua estrangeira não apenas da perspectiva interacional, mas sobretudo como resultante de procedimentos sociointeracionais. Na perspectiva sociointeracional, um dos aspectos enfatizados em relação à aula de leitura é

  • A.

    a necessidade de relacionar sempre a leitura com as demais habilidades lingüísticas: a fala, a compreensão oral e a escrita.

  • B.

    o estudo prévio e detalhado da gramática e do vocabulário do texto a ser lido.

  • C.

    a diminuição da intervenção do professor, para que o aluno tenha um papel mais ativo de construção e negociação de sentidos.

  • D.

    a atividade de leitura em grupo para que, por consenso, os alunos cheguem ao sentido único do texto.

  • E.

    a leitura em voz alta, em que os alunos se revezam sob o comando do professor.

"São as que, além de cuidar de recursos e de processos, também se ocupam do nível das relações, no qual o impulso é questão do desenvolvimento das pessoas, pois só pessoas se desenvolvem" (Moggi,J. 1999, p.51). Essa afirmativa representa a definição do conceito de empresas:

  • A.

    eficientes;

  • B.

    eficazes;

  • C.

    qualitativas;

  • D.

    construtivas;

  • E.

    excelentes.

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