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Para responder às questões de números 55 e 56 considere o texto abaixo.
No modelo de decodificação, o ato de leitura
depende da contribuição do leitor para a construção do sentido.
é visto como dependente das circunstâncias em que se encontra o leitor.
pressupõe a pluralidade de sentidos possíveis para cada texto.
tem a função de depreender o sentido inerente ao texto.
só tem sentido se for realizado em voz alta.
O desenvolvimento de um clima organizacional saudável numa empresa implica:
estabelecer valores individualizados;
adotar um estilo homogêneo de gerência;
evitar a flexibilização;
aprimorar a comunicação;
desenvolver uma visão setorial da organização.
Antes de condenar a indisciplina é necessário levar em consideração alguns fatores, exceto:
A razão de ser das normas impostas.
A razão de ser dos comportamentos esperados.
A classe social do aluno.
A idade do aluno.
Assinale a alternativa INCORRETA no que diz respeito às ações que objetivam a integralização do cuidar /educar nas instituições de Educação Infantil.
Ações próprias do cuidar evidenciam a necessidade da assistência adequada na infância e, em paralelo, implicam uma educação adequada que estimule o desenvolvimento e a aprendizagem.
Ações que são específicas das atividades voltadas para cuidados, atividades essas ligadas a aspectos biológicos (nutrição, saúde, higiene, sono etc.), estão desvinculadas das atividades de educação nas Instituições de Educação Infantil.
Ações que dizem respeito a cuidados relativos a aspectos biológicos e afetivo-emocionais, associados à educação, cuidados que vão além da preservação da vida orgânica, necessitando de vários campos de conhecimentos, visam ao desenvolvimento integral das crianças em seus aspectos psicológicos, sociais, intelectuais e físicos.
Ações de relações educativas, estabelecidas junto à criança na instituição de Educação Infantil, requerem traçar objetivos que contemplem o cuidado na sua integralidade.
A equipe de uma escola da rede pública de 5.ª a 8.ª série idealizou um projeto de informática para atender os jovens e adolescentes com baixo poder aquisitivo, uma vez que eles não possuem computador e atualmente é uma exigência do mercado de trabalho ter conhecimento em informática. Quando elaborou o projeto, a equipe convidou os estudantes para discutir o projeto. Os estudantes ficaram bastante motivados. Diante do interesse, a equipe escolar iniciou as ações para a implantação do projeto. Os membros da equipe entraram em contato com diversos órgãos para solicitar apoio financeiro. A Secretaria de Educação informou que não poderia financiar, pois o projeto não tinha sido previsto anteriormente. Nesse caso, os alunos tiveram de procurar outras alternativas. As instituições comunitárias, de certa forma, não negaram a importância do projeto, mas responderam que não tinham condições de fornecer qualquer ajuda. Desanimada, a equipe escolar adiou a execução do projeto por prazo indeterminado. Os alunos buscaram outras tentativas de financiamento, mas a equipe se recusou.
Diante da situação hipotética e considerando o papel político-pedagógico e a organicidade do ensinar, do aprender e do pesquisar, julgue os itens a seguir.
Os objetivos do ensino fundamental não estão voltados para o acesso à tecnologia. Portanto, o projeto não deveria ter sido organizado naquela escola.
As formas não científicas de produção do conhecimento, como a arte, as brincadeiras e os jogos tradicionais infantis
estão presentes em diferentes culturas, fazem parte das atividades humanas essenciais e, portanto, devem ser consideradas nas programações pedagógicas desde o nível da educação infantil.
estão presentes em diferentes culturas, fazem parte das atividades humanas essenciais e, por isso, não precisam ser consideradas nas programações pedagógicas da educação infantil.
não estão presentes em todas as culturas, mas fazem parte das atividades humanas essenciais e, portanto, devem ser consideradas nas programações pedagógicas desde o nível da educação infantil.
estão presentes em diferentes culturas, mas não fazem parte das atividades humanas essenciais e, por isso, não precisam ser consideradas nas programações pedagógicas da educação infantil.
podem, ou não, ser consideradas nas programações pedagógicas, visto que podem, ou não, estar presentes nas diferentes culturas.
Para responder às questões de números 51 a 54 considere o texto abaixo.
O método audiolingual de ensino de língua estrangeira
sustenta-se sobre a primeira das visões teóricas de língua descritas no texto.
baseia-se predominantemente na terceira visão teórica de língua.
incorpora a dimensão semântica da visão funcional de língua.
apóia-se sobre uma concepção híbrida de língua que inclui elementos tanto da primeira quanto da terceira.
ancora-se sobre uma concepção de língua diferente das três concepções descritas no texto.
Uma atuação estratégica em Treinamento e Desenvolvimento, nos dias de hoje, implica considerar o seguinte aspecto:
visão especializada dos processos empresariais;
liderança autoritária;
ênfase na aprendizagem de conteúdos;
foco na técnica profissional;
valorização da motivação para o trabalho.
Para Júlio Groppa Aquino certos atos de indisciplina podem ser genuinamente morais. Por exemplo:
Quando um aluno é humilhado, injustiçado e se revolta contra as autoridades que o vitimam.
Quando, numa fila interminável e não anda, na escola, um aluno resolve desrespeitá-la "furando" a fila.
Quando um aluno começa a falar sem cessar após ser obrigado a passar horas em silêncio pelo professor.
Quando um aluno movido pela fome se apropria indevidamente do lanche de um colega.
Com a GLOBALIZAÇÃO da sociedade, a categoria "infância" tem sofrido impactos, pois a globalização, ao mesmo tempo em que inclui alguns, permitindo o acesso aos bens culturais, exclui outros que ficam à margem da sociedade, interferindo de maneira direta nos papéis vivenciados pelas crianças. Diante do exposto, reflita sobre os demais aspectos que influenciam nos papéis sociais, atribuídos à infância, assinalando a alternativa correta.
Diferentes variáveis sociais influenciam nos papéis sociais atribuídos à infância, tais como a classe social, a etnia, a religião, a idade, entre outros.
Os papéis sociais atribuídos à infância são influenciados apenas pelo seu desenvolvimento biológico e pelos aspectos psicológicos.
Os papéis sociais atribuídos à infância, são definidos pelo desenvolvimento das ciências e das tecnologias.
No interior da sociedade globalizada, os papéis sociais atribuídos à infância são definidos a partir de aspectos singulares do desenvolvimento infantil.
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