Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para responder às questões de números 55 e 56 considere o texto abaixo.

No modelo de decodificação, o ato de leitura

  • A.

    depende da contribuição do leitor para a construção do sentido.

  • B.

    é visto como dependente das circunstâncias em que se encontra o leitor.

  • C.

    pressupõe a pluralidade de sentidos possíveis para cada texto.

  • D.

    tem a função de depreender o sentido inerente ao texto.

  • E.

    só tem sentido se for realizado em voz alta.

O desenvolvimento de um clima organizacional saudável numa empresa implica:

  • A.

    estabelecer valores individualizados;

  • B.

    adotar um estilo homogêneo de gerência;

  • C.

    evitar a flexibilização;

  • D.

    aprimorar a comunicação;

  • E.

    desenvolver uma visão setorial da organização.

Antes de condenar a indisciplina é necessário levar em consideração alguns fatores, exceto:

  • A.

    A razão de ser das normas impostas.

  • B.

    A razão de ser dos comportamentos esperados.

  • C.

    A classe social do aluno.

  • D.

    A idade do aluno.

Assinale a alternativa INCORRETA no que diz respeito às ações que objetivam a integralização do cuidar /educar nas instituições de Educação Infantil.

  • A.

    Ações próprias do cuidar evidenciam a necessidade da assistência adequada na infância e, em paralelo, implicam uma educação adequada que estimule o desenvolvimento e a aprendizagem.

  • B.

    Ações que são específicas das atividades voltadas para cuidados, atividades essas ligadas a aspectos biológicos (nutrição, saúde, higiene, sono etc.), estão desvinculadas das atividades de educação nas Instituições de Educação Infantil.

  • C.

    Ações que dizem respeito a cuidados relativos a aspectos biológicos e afetivo-emocionais, associados à educação, cuidados que vão além da preservação da vida orgânica, necessitando de vários campos de conhecimentos, visam ao desenvolvimento integral das crianças em seus aspectos psicológicos, sociais, intelectuais e físicos.

  • D.

    Ações de relações educativas, estabelecidas junto à criança na instituição de Educação Infantil, requerem traçar objetivos que contemplem o cuidado na sua integralidade.

A equipe de uma escola da rede pública de 5.ª a 8.ª série idealizou um projeto de informática para atender os jovens e adolescentes com baixo poder aquisitivo, uma vez que eles não possuem computador e atualmente é uma exigência do mercado de trabalho ter conhecimento em informática. Quando elaborou o projeto, a equipe convidou os estudantes para discutir o projeto. Os estudantes ficaram bastante motivados. Diante do interesse, a equipe escolar iniciou as ações para a implantação do projeto. Os membros da equipe entraram em contato com diversos órgãos para solicitar apoio financeiro. A Secretaria de Educação informou que não poderia financiar, pois o projeto não tinha sido previsto anteriormente. Nesse caso, os alunos tiveram de procurar outras alternativas. As instituições comunitárias, de certa forma, não negaram a importância do projeto, mas responderam que não tinham condições de fornecer qualquer ajuda. Desanimada, a equipe escolar adiou a execução do projeto por prazo indeterminado. Os alunos buscaram outras tentativas de financiamento, mas a equipe se recusou.

 Diante da situação hipotética e considerando o papel político-pedagógico e a organicidade do ensinar, do aprender e do pesquisar, julgue os itens a seguir.

Os objetivos do ensino fundamental não estão voltados para o acesso à tecnologia. Portanto, o projeto não deveria ter sido organizado naquela escola.

  • C. Certo
  • E. Errado

As formas não científicas de produção do conhecimento, como a arte, as brincadeiras e os jogos tradicionais infantis

  • A.

    estão presentes em diferentes culturas, fazem parte das atividades humanas essenciais e, portanto, devem ser consideradas nas programações pedagógicas desde o nível da educação infantil.

  • B.

    estão presentes em diferentes culturas, fazem parte das atividades humanas essenciais e, por isso, não precisam ser consideradas nas programações pedagógicas da educação infantil.

  • C.

    não estão presentes em todas as culturas, mas fazem parte das atividades humanas essenciais e, portanto, devem ser consideradas nas programações pedagógicas desde o nível da educação infantil.

  • D.

    estão presentes em diferentes culturas, mas não fazem parte das atividades humanas essenciais e, por isso, não precisam ser consideradas nas programações pedagógicas da educação infantil.

  • E.

    podem, ou não, ser consideradas nas programações pedagógicas, visto que podem, ou não, estar presentes nas diferentes culturas.

Para responder às questões de números 51 a 54 considere o texto abaixo.

O método audiolingual de ensino de língua estrangeira

  • A.

    sustenta-se sobre a primeira das visões teóricas de língua descritas no texto.

  • B.

    baseia-se predominantemente na terceira visão teórica de língua.

  • C.

    incorpora a dimensão semântica da visão funcional de língua.

  • D.

    apóia-se sobre uma concepção híbrida de língua que inclui elementos tanto da primeira quanto da terceira.

  • E.

    ancora-se sobre uma concepção de língua diferente das três concepções descritas no texto.

Uma atuação estratégica em Treinamento e Desenvolvimento, nos dias de hoje, implica considerar o seguinte aspecto:

  • A.

    visão especializada dos processos empresariais;

  • B.

    liderança autoritária;

  • C.

    ênfase na aprendizagem de conteúdos;

  • D.

    foco na técnica profissional;

  • E.

    valorização da motivação para o trabalho.

Para Júlio Groppa Aquino certos atos de indisciplina podem ser genuinamente morais. Por exemplo:

  • A.

    Quando um aluno é humilhado, injustiçado e se revolta contra as autoridades que o vitimam.

  • B.

    Quando, numa fila interminável e não anda, na escola, um aluno resolve desrespeitá-la "furando" a fila.

  • C.

    Quando um aluno começa a falar sem cessar após ser obrigado a passar horas em silêncio pelo professor.

  • D.

    Quando um aluno movido pela fome se apropria indevidamente do lanche de um colega.

Com a GLOBALIZAÇÃO da sociedade, a categoria "infância" tem sofrido impactos, pois a globalização, ao mesmo tempo em que inclui alguns, permitindo o acesso aos bens culturais, exclui outros que ficam à margem da sociedade, interferindo de maneira direta nos papéis vivenciados pelas crianças. Diante do exposto, reflita sobre os demais aspectos que influenciam nos papéis sociais, atribuídos à infância, assinalando a alternativa correta.

  • A.

    Diferentes variáveis sociais influenciam nos papéis sociais atribuídos à infância, tais como a classe social, a etnia, a religião, a idade, entre outros.

  • B.

    Os papéis sociais atribuídos à infância são influenciados apenas pelo seu desenvolvimento biológico e pelos aspectos psicológicos.

  • C.

    Os papéis sociais atribuídos à infância, são definidos pelo desenvolvimento das ciências e das tecnologias.

  • D.

    No interior da sociedade globalizada, os papéis sociais atribuídos à infância são definidos a partir de aspectos singulares do desenvolvimento infantil.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...