Questões de Pedagogia

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Assinale a alternativa que não constitui medida sócio-educativa aplicável ao menor:

  • A.

    Prestação de serviços à comunidade, atribuídos conforme as aptidões do adolescente.

  • B.

    Incomunicabilidade, a fim de garantir a preservação do adolescente perante a sociedade.

  • C.

    Medida privativa da liberdade.

  • D.

    Liberdade assistida, fixada pelo prazo mínimo de seis meses, podendo a qualquer tempo ser prorrogada.

Desenvolver a educação em âmbito municipal, nos remete necessariamente a uma análise da organização dos conteúdos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, que os agrupa, em três grandes categorias. Quais sejam:

  • A.

    Conteúdos conceituais, que envolvem conceitos simbólicos, conteúdos reais, que envolvem os conceitos científicos e conteúdos éticos, que envolvem os comportamentos.

  • B.

    Conteúdos científicos, conteúdos não científicos e conteúdos comportamentais.

  • C.

    Conteúdos humanos que envolvem conceitos de História, Geografia, Filosofia, etc., conteúdos científicos, que envolvem conteúdos das Ciências Naturais, da Química, da Física, Matemática, etc. e conteúdos comportamentais que envolvem conceitos de como ser um bom aluno, bom cidadão, etc.

  • D.

    Conteúdos conceituais envolvem fatos e princípios; conteúdos procedimentais e conteúdos atitudinais, que envolvem a abordagem de valores, normas e atitudes.

Com referência à concepção e à prática da supervisão — funções e responsabilidades pedagógicas, administrativas, técnicas e político-sociais —, julgue os itens a seguir.

Uma das funções essenciais no âmbito da prática supervisora enfatizada pelos PCN diz respeito à coordenação, formulação e implementação do projeto político pedagógico na escola.

  • C. Certo
  • E. Errado

A expressão "cultura infantil" tem sido muito usada entre os profissionais da educação infantil. A utilização correta dessa expressão é feita quando o discurso se refere

  • A.

    a toda e qualquer manifestação lingüística, lógica ou afetiva, da criança.

  • B.

    aos conhecimentos já apropriados pela criança dentre aqueles sistematizados pela sociedade em que vive.

  • C.

    a metáfora que se faz entre o trabalho na educação infantil e aquele relacionado a culturas de plantas.

  • D.

    aos temas e brincadeiras que as crianças criam entre si, sem a intervenção do adulto.

  • E.

    ao corpo de conhecimentos e valores que a criança constrói em interação com seu meio.

Das alternativas abaixo, qual aquela que não consta nos PCNs como Tema Transversal?

  • A.

    Relações Multirraciais.

  • B.

    Pluralidade Cultural.

  • C.

    Orientação Sexual.

  • D.

    Trabalho e Consumo.

Nos fundamentos que postulam conceitos sobre a formação de professores, estão presentes as concepções: acadêmica, tecnológica e prática. Muito se tem discutido que a prática docente tem que estar alicerçada na concepção do professor reflexivo: Pensando nesta reflexivilidade, enumere correspondentemente as características do professor, quanto:

1 - Reflexividade crítica

2 - Reflexividade neoliberal (linear, dicotômica, pragmática)

( ) Fazer pensar, a relação teoria e prática. 
( ) Preocupação com a preensão das contradições.
( ) Agente de uma realidade pronta e acabada.
( ) Reflexividade de cunho sócio-crítico e emancipatório.
( ) Reflexividade cognitiva e mimética.
( ) Atuação dentro da realidade instrumental.

A seqüência é:

  • A.

    1, 2, 1, 2, 1, 1.

  • B.

    1, 1, 1, 2, 2, 2.

  • C.

    1, 1, 2, 1, 2, 2.

  • D.

    2, 1, 2, 2, 1, 1.

Com referência à concepção e à prática da supervisão — funções e responsabilidades pedagógicas, administrativas, técnicas e político-sociais —, julgue os itens a seguir.

O supervisor escolar tem como função estimular o hábito de estudo entre os professores, focalizando a respectiva formação permanente, na qual o conhecimento é (re)elaborado e (re)construído no processo ensinoaprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nos modelos mais valorizados de educação infantil, tais como os encontrados na Itália e na Suécia, busca-se encarar a criança como

  • A.

    um ator, ativo e criativo, cidadão com potenciais, direitos e responsabilidades.

  • B.

    vulnerável, mas com potencial para, no futuro, fazer uma sociedade melhor.

  • C.

    passiva, incompleta e maleável.

  • D.

    um ser que necessita basicamente de afeto materno para se desenvolver.

  • E.

    um ser que necessita de um técnico qualificado que a direcionará para a vida adulta.

Com relação à perspectiva da autonomia no ensino de valores, é incorreto afirmar:

  • A.

    Não existe a autonomia pura. Só é possível realizá-la como processo coletivo e que implica relações de poder não autoritárias.

  • B.

    O comportamento pessoal se articula com inúmeros outros fatores sociais seja na manutenção, seja na transformação desses valores e das relações que os sustentam.

  • C.

    O estímulo à autonomia prescinde da autoridade do educador. Faz-se necessário entender que não é na autoridade dos educadores que se apóia a garantia de deveres e direitos no contexto escolar.

  • D.

    Significa valorizar positivamente a capacidade de questionar e propor mudanças, buscando construir situações didáticas que potencializem tal capacidade e possibilitem o aprendizado de modo a utilizá-lo de forma conseqüente, responsável e eficaz.

Quando falamos em constituição de sujeitos, produzidos pela inserção social num determinado espaço geográfico e momento histórico, é de fundamental importância observarmos que este sujeito pode ser analisado através de algumas categorias: etnia, classe, geração, orientação sexual, gênero, entre outras. Os Parâmetros Curriculares Nacionais tratam as questões de gênero e orientação sexual como temas transversais, propondo os seguintes conteúdos:

  • A.

    Doenças sexualmente transmissíveis, corporeidade espiritual, gênero e o homossexualismo, sexualidade precoce, normalidades e anormalidades no desenvolvimento sexual da criança.

  • B.

    Violências sexuais, corpo e relações de gênero, doenças sexualmente transmissíveis e AIDS, sexualidade na educação básica.

  • C.

    Estigmas sexuais, doenças sexualmente transmissíveis, gênero e avaliação escolar, corpo, orientação sexual.

  • D.

    Sexualidade, manifestações sexuais na escola, corpo, relações de gênero e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

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