Questões de Pedagogia

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Segundo os PCNs, qual a alternativa que não corresponde a um critério usado para definir os temas transversais:

  • A.

    Urgência social.

  • B.

    Abrangência local.

  • C.

    Possibilidade de ensino e aprendizagem no ensino fundamental.

  • D.

    Favorecer a compreensão da realidade e a participação social.

Com referência à concepção e à prática da supervisão — funções e responsabilidades pedagógicas, administrativas, técnicas e político-sociais —, julgue os itens a seguir.

No Brasil, a supervisão relacionada ao ensino surgiu com a Reforma Francisco Campos, que tinha como missão fiscalizar e inspecionar as atividades docentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

A organização do espaço nas instituições de Educação Infantil reflete principalmente:

  • A.

    a integração entre os profissionais da instituição, por exemplo, funcionários da limpeza e professores.

  • B.

    as condições socioeconômicas da comunidade em que se insere a instituição.

  • C.

    os aspectos estéticos e harmoniosos, importantes para que os pais observem as produções infantis.

  • D.

    as condições de segurança que professores têm para controlar um grupo de crianças.

  • E.

    a concepção de cuidado e educação da criança pequena da instituição e os objetivos de sua ação.

Romeu Kazumi Sassaki enumera problemas para as pessoas portadoras de necessidades especiais, causadas pela sociedade. Assinale a alternativa que não está entre esses problemas:

  • A.

    Ambientes restritivos.

  • B.

    A quase total desinformação sobre necessidades especiais e sobre direitos das pessoas que tem essas necessidades.

  • C.

    Política deliberada de impedir projetos de lei em favor do deficiente para não atrapalhar a tramitação de legislação referente ao não portador de deficiência.

  • D.

    Os pré-requisitos da sociedade, atingíveis apenas pela maioria aparentemente homogênea.

Com referência ao desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens que se seguem.

A epistemologia crítica foca o processo de conhecimento na inter-relação sujeito-objeto, permeada pelos condicionantes psíquicos, sociais, culturais, ideológicos e tecnológicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma perspectiva assistencialista de atendimento na Educação Infantil tem sido criticada, principalmente, porque

  • A.

    configura-se como uma proposta aparentemente sem intenções educacionais, destinada às classes populares e à manutenção de sua situação de submissão.

  • B.

    preocupa-se restritamente com aspectos voltados para o cuidado físico e com a segurança da criança.

  • C.

    há uma ausência de preocupação pedagógica, principalmente com a alfabetização e o letramento das crianças.

  • D.

    as instituições eram vinculadas à assistência social e não à educação, tal como, atualmente, está garantido na LDB (Lei nº 9.394/96).

  • E.

    os professores não tinham formação prévia em nível superior, nem garantia de formação continuada.

Uma definição possível de inclusão social é:

  • A.

    Processo pelo qual a sociedade se adapta para poder incluir em seus sistemas sociais gerais, pessoas com necessidades especiais e, simultaneamente, estas se preparam para assumir sus papéis na sociedade.

  • B.

    Política promovida por governo e ONGs com o intuito de adaptar o cidadão de baixa renda na sociedade, contribuindo para a reaquisição de seu amor-próprio e em muitos casos da alegria de viver em uma sociedade sem questioná-la e sim lutar para fazer parte dela em sua plenitude.

  • C.

    Política educacional que visa a promoção de meios para a ascensão social das classes laboriosas e concomitantemente a conscientização dos já inclusos de sua co-responsabilidade nas mazelas sociais de um país.

  • D.

    Processo de conscientização dos excluídos a fim de sua organização em grupos civis de pressão para que garantam o acesso imediato aos direitos que historicamente lhe são negados bem como a desapropriação dos meios de produção suficientes para garantir sua sobrevivência.

Com referência ao desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens que se seguem.

Na tendência tradicional, o aluno é visto como uma pessoa capaz de corresponder às expectativas da escola para ter êxito e avançar. O aluno deve ajustar o seu ritmo de aprendizagem ao programa estabelecido pelo professor. Os conteúdos de ensino seguem princípios científicos estabelecidos e ordenados em uma seqüência lógica e psicológica, visando a um saber-fazer-técnico-científico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Por função simbólica entende-se

  • A.

    a habilidade matemática de lidar com símbolos.

  • B.

    o jogo de faz-de-conta.

  • C.

    a capacidade imaginativa da criança em que, por exemplo, cria personagens, ficções e os desenha.

  • D.

    a capacidade de representação e de trabalho com hipóteses, linguagens e números, só alcançada na adolescência.

  • E.

    a capacidade da criança de evocar um objeto por meio de um sistema de representação, por exemplo, a palavra.

A lei determina que a jornada escolar no ensino fundamental deve ser de, no mínimo:

  • A.

    Três horas diárias de trabalho efetivo em sala de aula e pelo menos duas horas semanais extras fora da sala de aula, como projetos, excursões educativas etc.

  • B.

    Três horas e meia de trabalho efetivo em sala de aula e pelo menos mais quatro horas mensais em atividades extras fora da sala de aula, como projetos, excursões educativas etc.

  • C.

    Quatro horas diárias de trabalho efetivo em sala de aula.

  • D.

    Cinco horas diárias de trabalho efetivo em sala de aula.

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