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Segundo os PCNs, qual a alternativa que não corresponde a um critério usado para definir os temas transversais:
Urgência social.
Abrangência local.
Possibilidade de ensino e aprendizagem no ensino fundamental.
Favorecer a compreensão da realidade e a participação social.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com referência à concepção e à prática da supervisão funções e responsabilidades pedagógicas, administrativas, técnicas e político-sociais , julgue os itens a seguir.
No Brasil, a supervisão relacionada ao ensino surgiu com a Reforma Francisco Campos, que tinha como missão fiscalizar e inspecionar as atividades docentes.
A organização do espaço nas instituições de Educação Infantil reflete principalmente:
a integração entre os profissionais da instituição, por exemplo, funcionários da limpeza e professores.
as condições socioeconômicas da comunidade em que se insere a instituição.
os aspectos estéticos e harmoniosos, importantes para que os pais observem as produções infantis.
as condições de segurança que professores têm para controlar um grupo de crianças.
a concepção de cuidado e educação da criança pequena da instituição e os objetivos de sua ação.
Romeu Kazumi Sassaki enumera problemas para as pessoas portadoras de necessidades especiais, causadas pela sociedade. Assinale a alternativa que não está entre esses problemas:
Ambientes restritivos.
A quase total desinformação sobre necessidades especiais e sobre direitos das pessoas que tem essas necessidades.
Política deliberada de impedir projetos de lei em favor do deficiente para não atrapalhar a tramitação de legislação referente ao não portador de deficiência.
Os pré-requisitos da sociedade, atingíveis apenas pela maioria aparentemente homogênea.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com referência ao desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens que se seguem.
A epistemologia crítica foca o processo de conhecimento na inter-relação sujeito-objeto, permeada pelos condicionantes psíquicos, sociais, culturais, ideológicos e tecnológicos.
Uma perspectiva assistencialista de atendimento na Educação Infantil tem sido criticada, principalmente, porque
configura-se como uma proposta aparentemente sem intenções educacionais, destinada às classes populares e à manutenção de sua situação de submissão.
preocupa-se restritamente com aspectos voltados para o cuidado físico e com a segurança da criança.
há uma ausência de preocupação pedagógica, principalmente com a alfabetização e o letramento das crianças.
as instituições eram vinculadas à assistência social e não à educação, tal como, atualmente, está garantido na LDB (Lei nº 9.394/96).
os professores não tinham formação prévia em nível superior, nem garantia de formação continuada.
Uma definição possível de inclusão social é:
Processo pelo qual a sociedade se adapta para poder incluir em seus sistemas sociais gerais, pessoas com necessidades especiais e, simultaneamente, estas se preparam para assumir sus papéis na sociedade.
Política promovida por governo e ONGs com o intuito de adaptar o cidadão de baixa renda na sociedade, contribuindo para a reaquisição de seu amor-próprio e em muitos casos da alegria de viver em uma sociedade sem questioná-la e sim lutar para fazer parte dela em sua plenitude.
Política educacional que visa a promoção de meios para a ascensão social das classes laboriosas e concomitantemente a conscientização dos já inclusos de sua co-responsabilidade nas mazelas sociais de um país.
Processo de conscientização dos excluídos a fim de sua organização em grupos civis de pressão para que garantam o acesso imediato aos direitos que historicamente lhe são negados bem como a desapropriação dos meios de produção suficientes para garantir sua sobrevivência.
Com referência ao desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens que se seguem.
Na tendência tradicional, o aluno é visto como uma pessoa capaz de corresponder às expectativas da escola para ter êxito e avançar. O aluno deve ajustar o seu ritmo de aprendizagem ao programa estabelecido pelo professor. Os conteúdos de ensino seguem princípios científicos estabelecidos e ordenados em uma seqüência lógica e psicológica, visando a um saber-fazer-técnico-científico.
Por função simbólica entende-se
a habilidade matemática de lidar com símbolos.
o jogo de faz-de-conta.
a capacidade imaginativa da criança em que, por exemplo, cria personagens, ficções e os desenha.
a capacidade de representação e de trabalho com hipóteses, linguagens e números, só alcançada na adolescência.
a capacidade da criança de evocar um objeto por meio de um sistema de representação, por exemplo, a palavra.
A lei determina que a jornada escolar no ensino fundamental deve ser de, no mínimo:
Três horas diárias de trabalho efetivo em sala de aula e pelo menos duas horas semanais extras fora da sala de aula, como projetos, excursões educativas etc.
Três horas e meia de trabalho efetivo em sala de aula e pelo menos mais quatro horas mensais em atividades extras fora da sala de aula, como projetos, excursões educativas etc.
Quatro horas diárias de trabalho efetivo em sala de aula.
Cinco horas diárias de trabalho efetivo em sala de aula.
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