Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com referência ao desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens que se seguem.
O aluno é considerado um indivíduo ativo e curioso na tendência progressista, a qual estabelece que as atividades escolares devem ser centradas no aluno, uma vez que a aprendizagem é elaborada pelo próprio estudante, com base em experiências e descobertas.
Tendo como fundamento a noção de zona de desenvolvimento proximal de Vygotsky, ao planejar uma situação pedagógica, o professor deve:
partir do que as crianças já conhecem e planejar ações que as possibilitem, com o seu apoio ou de outras crianças, realizar novas atividades propostas.
avaliar o que falta nas capacidades cognitivas de suas crianças para poder propor atividades que desenvolvam essas capacidades.
planejar situações para que espontaneamente as crianças desenvolvam suas habilidades.
identificar o potencial que suas crianças trazem e estimulá-los, não ultrapassando seus limites.
estruturar situações na rotina para que com a repetição regular destas as crianças memorizem e aprendam os conteúdos propostos.
Podemos afirmar que uma pedagogia liberal sustenta a idéia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais de acordo com as aptidões individuais. Nesta perspectiva qual tendência pedagógica, abaixo, que NÃO se concatena com os pressupostos da pedagogia liberal?
Tendência pedagógica histórico-crítica.
Tendência pedagógica tradicional.
Tendência pedagógica não diretiva.
Tendência pedagógica tecnicista.
Assinale a alternativa incorreta com relação ao ensino religioso no ensino fundamental:
Sua matrícula é facultativa.
Constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas.
Deve ser assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil.
Como é parte integrante da formação básica do cidadão deve ser garantido a prática do proselitismo em sala de aula.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com referência ao desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens que se seguem.
Na história da educação brasileira, registram-se diversas concepções pedagógicas. Entre elas, podem-se destacar quatro tendências: a tradicional, a renovada, a tecnicista e a progressista, esta última marcada por preocupações sociais e políticas. Essas tendências são muito diferentes, mas, em relação ao papel da escola, se assemelham. Todas defendem que cabe à escola integrar os indivíduos à sociedade e formar indivíduos competentes para o mercado de trabalho.
Em uma situação de alimentação, a professora estabelece com crianças de 4 anos uma rotina com uma seqüência de fatos (lavar as mãos, nomear um ajudante dentre as crianças, dispor pratos e talheres na mesa, ajudar as crianças a se servirem e se alimentarem...) e de falas (Agora, vamos lavar as mãos, Hoje, temos arroz, feijão, salada e bolinhos de carne para o almoço...) que acabam ficando bastante conhecidas das crianças. Sobre situações desse tipo na rotina da instituição de Educação Infantil, pode-se dizer que:
são válidas, pois seu caráter de repetição contribui com o aprendizado da criança, já que, por si só, condiciona hábitos e condutas, importantes para o comportamento social.
são situações rotineiras em que adulto e crianças realizam atividades conjuntamente que podem constituir um adequado contexto para o aprendizado, dentre outros aspectos, da linguagem e da formação de hábitos.
este é um problema por que passam os professores nas instituições de educação infantil, pois essas situações de cuidado têm que ser realizadas, tendo em vista a idade das crianças, e acabam levando a situações não pedagógicas.
não são válidas, pois a repetição não contribui com o aprendizado da criança, já que após as primeiras vezes não representa mais novidades.
o professor não deve repetir situações com as crianças, sob o risco de sua atuação ficar monótona e acabar levando à bagunça, principalmente na hora das refeições.
A atual LDB (9394/96) resultou de um processo de discussões que iniciaram na abertura democrática a partir da década de 1980. É correto afirmar que em relação à escola sua maior contribuição foi apontar legalmente a necessidade de construção coletiva da:
realização semanal do planejamento escolar.
identificação da problemática educacional.
proposta pedagógica escolar.
semana da alfabetização no Brasil.
As faltas às aulas não podem ser recuperadas. A lei fixa a exigência de um mínimo de freqüência do total de horas ministradas. A freqüência mínima deve ser de:
65%.
75%.
80%.
O Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de orientar a formulação de políticas públicas relativas ao ensino fundamental, decidiu contratar serviço de consultoria para a realização de estudos acerca do impacto da violência doméstica na aprendizagem.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens subseqüentes.Considerando que a Universidade de Brasília (UnB) é uma fundação pública incumbida da realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão, é correto afirmar que a UnB poderia ser contratada sem licitação para prestar a referida consultoria.
O Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de orientar a formulação de políticas públicas relativas ao ensino fundamental, decidiu contratar serviço de consultoria para a realização de estudos acerca do impacto da violência doméstica na aprendizagem.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens subseqüentes.A escolha da modalidade licitatória para a contratação do referido serviço configura exercício de poder vinculado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...