Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com referência ao desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens que se seguem.

O aluno é considerado um indivíduo ativo e curioso na tendência progressista, a qual estabelece que as atividades escolares devem ser centradas no aluno, uma vez que a aprendizagem é elaborada pelo próprio estudante, com base em experiências e descobertas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo como fundamento a noção de zona de desenvolvimento proximal de Vygotsky, ao planejar uma situação pedagógica, o professor deve:

  • A.

    partir do que as crianças já conhecem e planejar ações que as possibilitem, com o seu apoio ou de outras crianças, realizar novas atividades propostas.

  • B.

    avaliar o que falta nas capacidades cognitivas de suas crianças para poder propor atividades que desenvolvam essas capacidades.

  • C.

    planejar situações para que espontaneamente as crianças desenvolvam suas habilidades.

  • D.

    identificar o potencial que suas crianças trazem e estimulá-los, não ultrapassando seus limites.

  • E.

    estruturar situações na rotina para que com a repetição regular destas as crianças memorizem e aprendam os conteúdos propostos.

Podemos afirmar que uma pedagogia liberal sustenta a idéia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais de acordo com as aptidões individuais. Nesta perspectiva qual tendência pedagógica, abaixo, que NÃO se concatena com os pressupostos da pedagogia liberal?

  • A.

    Tendência pedagógica histórico-crítica.

  • B.

    Tendência pedagógica tradicional.

  • C.

    Tendência pedagógica não diretiva.

  • D.

    Tendência pedagógica tecnicista.

Assinale a alternativa incorreta com relação ao ensino religioso no ensino fundamental:

  • A.

    Sua matrícula é facultativa.

  • B.

    Constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas.

  • C.

    Deve ser assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil.

  • D.

    Como é parte integrante da formação básica do cidadão deve ser garantido a prática do proselitismo em sala de aula.

Com referência ao desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens que se seguem.

Na história da educação brasileira, registram-se diversas concepções pedagógicas. Entre elas, podem-se destacar quatro tendências: a tradicional, a renovada, a tecnicista e a progressista, esta última marcada por preocupações sociais e políticas. Essas tendências são muito diferentes, mas, em relação ao papel da escola, se assemelham. Todas defendem que cabe à escola integrar os indivíduos à sociedade e formar indivíduos “competentes” para o mercado de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em uma situação de alimentação, a professora estabelece com crianças de 4 anos uma rotina com uma seqüência de fatos (lavar as mãos, nomear um ajudante dentre as crianças, dispor pratos e talheres na mesa, ajudar as crianças a se servirem e se alimentarem...) e de falas (Agora, vamos lavar as mãos, Hoje, temos arroz, feijão, salada e bolinhos de carne para o almoço...) que acabam ficando bastante conhecidas das crianças. Sobre situações desse tipo na rotina da instituição de Educação Infantil, pode-se dizer que:

  • A.

    são válidas, pois seu caráter de repetição contribui com o aprendizado da criança, já que, por si só, condiciona hábitos e condutas, importantes para o comportamento social.

  • B.

    são situações rotineiras em que adulto e crianças realizam atividades conjuntamente que podem constituir um adequado contexto para o aprendizado, dentre outros aspectos, da linguagem e da formação de hábitos.

  • C.

    este é um problema por que passam os professores nas instituições de educação infantil, pois essas situações de cuidado têm que ser realizadas, tendo em vista a idade das crianças, e acabam levando a situações não pedagógicas.

  • D.

    não são válidas, pois a repetição não contribui com o aprendizado da criança, já que após as primeiras vezes não representa mais novidades.

  • E.

    o professor não deve repetir situações com as crianças, sob o risco de sua atuação ficar monótona e acabar levando à bagunça, principalmente na hora das refeições.

A atual LDB (9394/96) resultou de um processo de discussões que iniciaram na abertura democrática a partir da década de 1980. É correto afirmar que em relação à escola sua maior contribuição foi apontar legalmente a necessidade de construção coletiva da:

  • A.

    realização semanal do planejamento escolar.

  • B.

    identificação da problemática educacional.

  • C.

    proposta pedagógica escolar.

  • D.

    semana da alfabetização no Brasil.

As faltas às aulas não podem ser recuperadas. A lei fixa a exigência de um mínimo de freqüência do total de horas ministradas. A freqüência mínima deve ser de:

  • A.

    65%.

  • B.

    75%.

  • C.

    80%.

  • D. 85%.

O Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de orientar a formulação de políticas públicas relativas ao ensino fundamental, decidiu contratar serviço de consultoria para a realização de estudos acerca do impacto da violência doméstica na aprendizagem.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens subseqüentes.

Considerando que a Universidade de Brasília (UnB) é uma fundação pública incumbida da realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão, é correto afirmar que a UnB poderia ser contratada sem licitação para prestar a referida consultoria.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de orientar a formulação de políticas públicas relativas ao ensino fundamental, decidiu contratar serviço de consultoria para a realização de estudos acerca do impacto da violência doméstica na aprendizagem.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens subseqüentes.

A escolha da modalidade licitatória para a contratação do referido serviço configura exercício de poder vinculado.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...