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No início de sua caminhada na escola brasileira, o Orientador deveria se preparar para resolver, satisfatoriamente, os problemas com que o adolescente se defronta, que iam de problemas de saúde e desenvolvimento físico, a problemas de sexo, sociais e econômicos. Observe, agora, as afirmações sobre a identidade do Orientador Educacional:
I - O Orientador Educacional é uma aparição do amor e da verdade.
II - O coração universal do Orientador Educacional deve poder alojar, no seu carinho, cada um, segundo a necessidade do momento.
III - O Orientador Educacional deve se reconhecer e estudar teoricamente, participar das lutas sindicais, das lutas dos grupos e da luta políticopartidária.
IV - O Orientador Educacional deve ser uma figura neutra para guiar os jovens em sua formação cívica, moral e religiosa.
Estão coerentes com aquele momento inicial da Orientação Educacional, as afirmativas:
I, II e III;
I, II e IV;
II e III;
I, III e IV;
III e IV.
Observe um trecho do poema O Adolescente, de Mário Quintana, e a tira Gente Como a Gente, de Mark Cullum:
"Adolescente, olha!
A vida é nova... A vida é nova e anda nua
-vestida apenas com o teu desejo!"
Uma das expectativas percebidas em algumas escolas é a de que o Orientador Educacional atue como mediador das relações entre o aluno adolescente e sua família. Ao fazê-lo, o orientador deverá considerar que:
I - O grupo familiar constitui o grupo de participação e de referência fundamental, e é por isso que os valores desse grupo constituem bases significativas na orientação do adolescente, quer a família atue como grupo positivo de referência, quer opere como grupo negativo de referência.
II- Ttrazer os pais à escola constitui uma das atividades do Orientador. Ele faz com que eles participem do projeto dela de diferentes formas, desde o planejamento do projeto pedagógico até as decisões que a escola deve tomar.
III - Há um despreparo no nível emocional e de conhecimento objetivo dos pais sobre o desenvolvimento social, psicológico e intelectual do adolescente, cabendo ao Orientador informá-los a esse respeito.
IV - Cabe à escola, nos dias de conflito, característicos da pós-modernidade, o papel de orientar não só o aluno, mas também sua família, já que os serviços particulares de apoio familiar têm preço elevado e os serviços públicos não atendem a toda demanda dessa área.
Estão corretas as afirmativas:
I e III;
I e IV;
I e IV;
II e III;
III e IV.
A Lei 9394 / 96 não traz a obrigatoriedade do orientador nas escolas. Assim, o que justifica a permanência da formação e atuação desse profissional no espaço educativo é:
a necessidade de ajudar os alunos a resolverem seus problemas pessoais;
o atendimento às famílias, para compreender as dificuldades do aluno;
a participação nos conselhos de classe, procurando intervir no processo de avaliação;
a atenção ao trabalho coletivo da escola, através de uma atuação interdisciplinar;
a contribuição que ele pode trazer na solução dos problemas disciplinares do aluno.
O significado de "Orientação Educacional" vai sendo construído ao longo do tempo, procurando responder às demandas de cada contexto histórico. Pensar em Orientação Educacional hoje implica considerar as dimensões descritas abaixo, que foram se estabelecendo nesse processo histórico:
I - aquela determinada pela legislação que aborda a Orientação Educacional;
II - a que resultou da prática da própria Orientação, a partir da realidade e das expectativas da comunidade escolar;
III - a que foi sendo construída pelos orientadores, que a legitimam em termos de uma prática pedagógica.
Essas três dimensões são chamadas, respectivamente:
legalista, funcionalista e realista;
legalista, estruturalista e institucional;
institucional, funcionalista e estruturalista;
funcionalista, legalista e realista;
realista, estruturalista e institucional.
Observe a figura abaixo:
"A Orientação Educacional estará junto na construção de uma escola de qualidade, em que a cidadania deve ser vivida no dia-a-dia, através das diferentes abordagens e experiências".
(GRINSPUN, 2002)
Nas afirmações a seguir, coloque V para as verdadeiras e F para as falsas, considerando as práticas de "vivência da cidadania" propostas pela autora:
( ) Discussão dos processos de aprendizagem, objetivos, conteúdos, metodologias e avaliações dos alunos.
( ) Priorização da aprovação e promoção do aluno como um meio de superação das suas dificuldades de origem e ascensão social.
( ) Atendimento individual visando à integração da personalidade e à adaptação integral do sujeito ao contexto social.
( ) Reflexão sobre preconceitos, estereótipos e marginalizações que ocorrem dentro e fora da escola
( ) Análise de situações vivenciais, à luz das diferentes dimensões e abordagens pelas quais os valores são reconhecidos dentro e fora da escola.
O preenchimento correto, de cima para baixo, é:
V V V F F;
F F V V V;
F V F V V;
V F V F V;
V F F V V.
"As dificuldades para superar o fracasso estão mais no campo social do que no campo pessoal, embora, sempre, recaia sobre o indivíduo a responsabilidade maior desta superação".
(Miriam Grinspun)
Nem sempre o papel da Orientação Educacional diante do fracasso escolar foi visto nos termos da frase acima. Considerando a trajetória da análise do fracasso escolar, numere a seqüência de baixo de acordo com a de cima:
I - fracasso centrado nas diferenças individuais
II - fracasso como deficiência cultural
III - fracasso como resultado das diferenças culturais
IV - fracasso como produto das questões intraescolares
( ) Trabalho com as relações interpessoais dentro da escola, assessorando o professor em sua prática.
( ) Atendimento às diferenças individuais e ajustamento dos alunos à escola e à sociedade.
( ) Complementação e superação das deficiências, trabalhando as carências apresentadas.
( ) Compreensão da diversidade de culturas existentes na escola. A ordem correta, de cima para baixo, é:
A ordem correta, de cima para baixo, é:
II, I, IV, III;
I, III, II, IV;
IV, I, II, III;
IV, III, II, I;
III, II, I, IV.
Observe a tira e a canção abaixo:
Estamos a par das novas contribuições teóricas, o Orientador Educacional escolheria as frases:
I, II e III;
II, III e IV;
I, II e IV;
I, III e IV;
I e III.
Leia os textos abaixo:
De acordo com as situações descritas acima, o
Orientador Educacional contribui para que a escola
possa "ganhar", quando:
ajuda a religar o que foi sendo desligado, fragmentado e disciplinarizado, na prática escolar;
ajuda a buscar os pontos comuns entre os vários conteúdos com vistas a um trabalho integrado;
ajuda a substituir os conteúdos disciplinares pelos temas transversais, como centro do currículo escolar;
realiza atendimentos individuais e auxilia o aluno a fazer a síntese entre ciência e arte;
auxilia o professor a "costurar" seu trabalho com o de cada colega, criando ambiente de síntese acadêmica.
É função da escola preparar para o mundo do trabalho, e o Orientador Educacional deve ser o profissional responsável pela implementação e coordenação desse trabalho na escola. Ele deverá propor uma integração entre os diferentes professores e profissionais, a fim de realizar um trabalho em equipe. Nessa abordagem deve-se discutir:
a relação do educando consigo mesmo, visando ao autoconhecimento e ao pleno desenvolvimento pessoal;
a relação homem-trabalho, enfatizando os interesses, os valores, as habilidades para o desempenho e a realização pessoal;
a relação do educando com a sociedade, visando a sua politização e à futura intervenção no ambiente social;
a relação homem-trabalho-sociedade, visando à adaptação do sujeito no ambiente social, através do exercício profissional;
a relação educando /escola / família, visando experimentar, na prática educativa atual, as relações que vivenciará no futuro.
Leia os depoimentos abaixo:
Escolher é decidir, entre uma série de opções, a que
parece melhor naquele momento. Cada escolha faz
parte de um projeto de vida que se vai realizando. Para
facilitar a escolha devem ser trabalhados com os
alunos vários aspectos citados nas opções abaixo.
Aquela que responde de maneira mais completa às
necessidades de tal trabalho é:
as expectativas e desejos da família com relação à aprovação no vestibular;
o conhecimento de si mesmo, o conhecimento das profissões e a escolha propriamente dita;
a preocupação com a natureza, com a ecologia, com a humanidade e com a política;
o contato direto com as profissões, seu ambiente de trabalho e sua atuação profissional em visitas e entrevistas;
a questão do ingresso na faculdade e as possibilidades de trabalho oferecidas pelas diferentes carreiras.
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