Questões de Pedagogia

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Da mesma forma que as características da Educação acompanham o perfil que determinada época ou categoria lhe atribui, identificamos na Orientação Educacional, igual procedimento. Em termos de evolução teórico-prática da Educação, a Orientação Educacional encontra-se numa etapa que tem, hoje, como objeto e ação fundamental:

  • A.

    ajudar na construção de um espaço de convivência que respeite as diferenças individuais;

  • B.

    acompanhar o desempenho dos alunos ao longo de sua vida escolar;

  • C.

    ajudar na construção de uma prática emancipatória, tendo, na teoria, a função de mediação;

  • D.

    desenvolver ações que motivem o trabalho em cooperação;

  • E.

    influenciar ações que motivem o trabalho em cooperação.

A relação educação e trabalho constitui um dos temas de maior atualidade. Isto se deve ao efetivo papel que a escola tem em relação ao mundo da produção e à resposta que caberia a ela dar às necessidades decorrentes das metas econômicas, políticas e sócio-culturais dos trabalhadores enquanto classe. Pensando nessas questões, a Orientação Educacional deve colaborar para:

  • A.

    tratar a questão do trabalho como o exercício ou aprendizado de um ofício que possa levar à independência e sobrevivência do cidadão diante de um mundo cada vez mais competitivo;

  • B.

    procurar ressaltar que a formação dos trabalhadores deve estar pautada apenas nas aptidões inatas do indivíduo, como garantia de sucesso na empregabilidade e retorno financeiro;

  • C.

    evitar situações em que o trabalho seja o centro principal do processo educativo, tendo em vista que a aprovação no vestibular deve ser enfatizada e valorizada como meta de todo aluno;

  • D.

    analisar as novas concepções de trabalho na sociedade moderna, discutindo a questão de como manter ou conseguir um trabalho num mundo cada vez mais exigente e competitivo;

  • E.

    valorizar a ascensão social das classes desfavorecidas, através de adequada preparação para o ensino superior.

Tratando da Orientação Educacional, Grinspun pretende indicá-la como uma necessidade, explicitada, inicialmente, como uma prática que deve estar inserida no Projeto Político-Pedagógico da escola. Nesse sentido, a Orientação não será desvinculada do contexto, mas, ao contrário, será vinculada aos objetivos sócio-políticos da escola. Para atender a essa demanda deverá ser atribuição da Orientação Educacional:

  • A.

    participar dos conselhos de classe, buscando conhecer e acompanhar as dificuldades de aprendizagem dos alunos;

  • B.

    estimular projetos de estudo, continuamente, para acompanhar a evolução e o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem;

  • C.

    trabalhar com um planejamento participativo, sempre voltado para uma concepção crítica;

  • D.

    organizar reuniões com a equipe de professores para estar, permanentemente, avaliando o trabalho realizado;

  • E.

    criar condições para que o trabalho pedagógico aconteça numa perspectiva que atenda às necessidades e características da comunidade.

Outros documentos legais, posteriores à Lei de Diretrizes e Bases 4064/61, dão o perfil da Orientação Educacional em termos de funções. Encontramos no Parecer 632/69 os objetivos da "Orientação Educativa", caracterizando-a como uma área pedagógica. Segundo esse Parecer é atribuída à Orientação Educacional a função de:

  • A.

    guiar os jovens em sua formação moral, cívica e religiosa e estimular o sentido de vida comunitário;

  • B.

    organizar conselhos de classe para classificar os alunos, segundo o seu rendimento escolar, nas suas respectivas turmas;

  • C.

    realizar aconselhamentos com crianças e jovens com dificuldades de aprendizagem, realizando entrevistas individuais;

  • D.

    contribuir para a adaptação dos alunos indisciplinados, desajustados ou problemáticos, dando a eles atendimento especial;

  • E.

    ter como principal preocupação a transmissão dos conhecimentos relacionados com as condições de vida dos homens.

Pela Reforma Capanema, a Lei Orgânica do Ensino Industrial institui o Serviço de Orientação Educacional com a finalidade de promover:

  • A.

    o atendimento à problemática vocacional e social dos alunos de cada escola;

  • B.

    o estabelecimento de um "clima educativo" que propiciasse ao aluno a consecução dos objetivos educacionais da escola;

  • C.

    a construção do conhecimento, através de uma visão da relação sujeito-objeto;

  • D.

    a responsabilização do processo educacional na formação da cidadania;

  • E.

    a correção e encaminhamento dos alunos-problema e a elevação das qualidades morais.

Fernando Azevedo, em seu livro A Cultura Brasileira (1971), diz que não podemos separar a Educação, da história da cultura de nosso país. Segundo esta abordagem, o papel do Orientador Educacional, será, em primeiro lugar:

  • A.

    organizar festas comunitárias incentivando a integração de alunos, professores e famílias;

  • B.

    resgatar a cultura através das possibilidades que o espaço de orientação oferece;

  • C.

    estudar os fatores culturais que influem no crescimento e desenvolvimento do educando;

  • D.

    analisar as dificuldades de aprendizagem escolar à luz do sistema educacional;

  • E.

    intervir nas condições materiais do ensino e no modo de atuar do professor, em benefício do educando.

Podemos citar três componentes práticos interdependentes no ensino inclusivo. São eles:

  • A.

    Programas adequados; trabalho em equipe; aceitação da comunidade.

  • B.

    Limitações funcionais; rotulação; aprendizagem cooperativa.

  • C.

    Redes de apoio; consulta cooperativa e trabalho em equipe; aprendizagem cooperativa.

  • D.

    Trabalho em equipe; apoio institucional; orientação adequada.

A concepção de Orientação Educacional deve, hoje, estar comprometida, prioritariamente, com:

  • A.

    a diversidade da educação, questionando valores pessoais e sociais, submersos nos atos da escolha e da decisão do indivíduo;

  • B.

    a função que a escola tem de repassar conteúdos, preocupando-se com o aspecto informativo no desenvolvimento do educando;

  • C.

    o fracasso ou o sucesso escolar e social do aluno, considerado individualmente no contexto escolar;

  • D.

    o atendimento individual ao maior número de alunos, tendo em vista a integração ao grupo social;

  • E.

    o atendimento às famílias dos alunos que apresentem dificuldades, para que tomem consciência delas e busquem soluções.

À luz da imagem acima e das contribuições da Sociologia, podemos destacar três abordagens sobre as relações entre educação e sociedade. A primeira vê a sociedade como um conjunto harmonioso, cabendo à educação a veiculação de valores éticos, integrando os indivíduos ao todo social existente. Para a segunda, a educação é o reflexo da sociedade, estando exclusivamente a serviço de uma determinada classe social, e a terceira "tem por perspectiva compreender a educação como mediação de um projeto social". (LUCKESI)

A opção que apresenta, respectivamente, as concepções e/ou marcas das abordagens acima apontadas é:

  • A.

    redenção, reprodução e transformação;

  • B.

    teoria da escola dualista, violência simbólica e reprodutivismo;

  • C.

    comportamentalismo, a escola como aparelho ideológico do estado e tecnicismo;

  • D.

    reprodutivismo, funcionalismo e teorias antiautoritárias;

  • E.

    positivismo, redenção e transformação.

Nos anos 90, a política pública brasileira foi marcada pelo ideário neoliberal. A opção INCOERENTE com esse ideário é:

  • A.

    a crise educacional deve-se, entre outras razões, a uma gestão escolar ineficiente que não sabe administrar os recursos existentes;

  • B.

    o clientelismo e a burocracia estatal presentes na política pública são, dentre outros motivos, responsáveis pela crise educacional;

  • C.

    a produção educacional deve estar subordinada às necessidades apontadas pelo mercado de trabalho;

  • D.

    como o Estado é ineficiente, a palavra de ordem é privatizar; a escola deve ser pensada e organizada como uma empresa produtiva;

  • E.

    a qualidade total é defendida para que a educação desempenhe sua função social de criar fontes de trabalho e garantir empregos, não se restringindo à mera empregabilidade.

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