Questões de Pedagogia

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Um Secretário Municipal de Educação constatou que tinha atendido plenamente às necessidades de sua área de competência. Observou, no entanto, que gastou apenas 20% dos recursos vinculados constitucionalmente para a manutenção e desenvolvimento do ensino (MDE). Assim, ele decidiu inaugurar uma escola de nível médio, já que lhe r e s tavam 5% dos recursos vinculados, obrigatoriamente, para o ensino. Considerando as determinações da atual LDB, é possível afirmar que:

  • A.

    o Secretário agiu conforme a lei, visto que ele já tinha atendido plenamente às necessidades de sua área de competência, ou seja, a educação infantil e ensino fundamental;

  • B.

    ainda que louvável a atitude do Secretário, ele não cumpriu a lei, pois esta determina que o Município atue exclusivamente na área infantil e fundamental;

  • C.

    ainda que o Secretário tenha atendido às necessidades de sua área de competência, ele não respeitou a LDB, pois deveria ter utilizado recursos acima dos percentuais mínimos vinculados constitucionalmente à manutenção e desenvolvimento do ensino;

  • D.

    o Secretário não respeitou a LDB, pois os recursos vinculados de um Município não podem ser utilizados na abertura de escola de nível médio; ele poderia, por exemplo, ter investido na melhoria da qualidade da merenda escolar das escolas do nível fundamental;

  • E.

    o Secretário não seguiu a LDB, pois esta determina que quando sobram recursos vinculados, estes devem ser aplicados, preferencialmente, em obras de infraestrutura escolar.

Piaget e Vygotsky reconhecem a importância das interações no processo de desenvolvimento. No entanto, os referidos autores assumem posições distintas em relação aos impactos da aprendizagem sobre o desenvolvimento e, conseqüentemente, no papel da intervenção pedagógica. Suas teorias apresentam, respectivamente, as seguintes premissas:

  • A.

    a epistemologia genética de Piaget reconhece que o desenvolvimento subordina-se à aprendizagem, enquanto a abordagem sócio-histórica de Vygotsky postula que o desenvolvimento segue-se à aprendizagem;

  • B.

    a epistemologia genética de Piaget sustenta que a aprendizagem não tem um impacto decisivo sobre o desenvolvimento, enquanto a abordagem sóciohistórica de Vygotsky postula que o único bom ensino é aquele que sucede o desenvolvimento;

  • C.

    a perspectiva histórico-cultural de Piaget propõe a s i m u l taneidade da aprendizagem e do desenvolvimento, enquanto a abordagem sóciohistórica de Vygotsky postula que a aprendizagem não tem um impacto decisivo no desenvolvimento;

  • D.

    a epistemologia genética de Piaget sustenta que a aprendizagem segue-se ao desenvolvimento, enquanto a abordagem histórico-cultural de Vygotsky reconhece que a aprendizagem não tem um papel decisivo no desenvolvimento;

  • E.

    a epistemologia genética de Piaget postula que a aprendizagem segue-se ao desenvolvimento, enquanto na abordagem histórico-cultural de Vygotsky o único bom ensino é aquele que se adianta ao desenvolvimento.

Ao utilizar em sala de aula charges, histórias em quadrinhos, pinturas e outros recursos visuais aliados à escrita, o professor tem por objetivo trabalhar as linguagens:

  • A.

    denotativa e conotativa;

  • B.

    popular e regional;

  • C.

    formal e informal;

  • D.

    verbal e não verbal;

  • E.

    coloquial e técnica.

Após realizar o mapeamento das dificuldades lingüísticas de uma turma da 8ª série de uma Escola Municipal, a professora verificou que os alunos não dominavam as técnicas elementares de redação. Ela então passou a utilizar categorias didáticas de práticas de produção textual, identificadas na seguinte alternativa:

  • A.

    descrição e resumo;

  • B.

    transcrição e reprodução;

  • C.

    narração e paráfrase;

  • D.

    paródia e dissertação;

  • E.

    decalque e argumentação.

Leia o texto abaixo.

 

Quando selecionou esse texto, o professor de Língua Portuguesa da 7ª série teve a intenção de trabalhar conteúdos e valores sociais, utilizando-se do seguinte tema transversal:

 

  • A.

    ética;

  • B.

    saúde;

  • C.

    meio ambiente;

  • D.

    orientação sexual;

  • E.

    pluralidade cultural.

Nas turmas de 5ª série, desenvolve-se, semanalmente, uma atividade conhecida como Roda de Leitura: cada aluno escolhe um livro diferente na Biblioteca e, depois de lê-lo, reúne-se numa grande roda, para contar, oralmente, a história para os colegas. Esta iniciativa da Escola visa à prática da leitura, cuja finalidade NÃO está presente em:

  • A.

    fornecer matéria-prima para a escrita;

  • B.

    formar leitores e escritores competentes;

  • C.

    estimular o leitor a construir o significado do texto;

  • D.

    assimilar os conhecimentos envolvidos na construção do sentido do texto;

  • E.

    envolver os alunos na magia do texto, exceto os que não lêem com fluência.

Do ponto de vista de Perrenoud (1999), "o ofício de professor está se transformando: trabalho em equipe e por projetos, autonomia e responsabilidades crescentes, pedagogias diferenciadas, centralização sobre os dispositivos e as situações de aprendizagem..." cuja meta é antes fazer aprender do que ensinar. A abordagem por competências focaliza-se sobre o aluno, a pedagogia diferenciada e os métodos ativos, e convida os professores a:

  • A.

    Trabalhar regularmente por problemas, conduzir projetos com seus alunos, praticar uma avaliação somativa em situação de tarefas e dar continuidade à compartimentação disciplinar.

  • B.

    Trabalhar regularmente por problemas, negociar e conduzir projetos com seus alunos, praticar uma avaliação formadora em situação de trabalho e dirigir-se para uma menor compartimentação disciplinar.

  • C.

    Trabalhar regularmente por problemas, impor projetos de pesquisa aos seus alunos, praticar uma avaliação formadora disciplinadora, e dirigir-se para uma menor compartimentação disciplinar.

  • D.

    Trabalhar por problemas, trabalhar por disciplina, praticar uma avaliação somativa, impor projetos aos seus alunos.

Ao se observarem duas crianças da 6ª série de uma mesma escola, conversando na saída do turno, uma delas oriunda do Morro do Cavalão, e a outra do bairro de Icaraí, destacaram-se peculiaridades próprias da linguagem de cada uma. Na visão Sociolingüística, esses modos diferentes de falar revelam que:

  • A.

    as crianças reproduzem a língua ou dialeto do grupo social em que vivem;

  • B.

    a fala da criança de Icaraí é correta, pois é falante do dialeto de prestígio;

  • C.

    a fala da criança da favela é errada, pois fala um dialeto estigmatizado pela sociedade;

  • D.

    ambas falas são erradas, pois ainda não dominam o código lingüístico padrão;

  • E.

    a escola é incompetente para ensinar uma única forma correta de falar.

A escola pública, ao ser chamada a atender demandas da sociedade capitalista que, até então, eram-lhe estranhas, foi assaltada pelas mais díspares motivações, provenientes tanto do Estado como da família. As novas funções sociais da escola emergiram e contribuíram para relegar a finalidade maior da instituição a um segundo plano. Podemos citar algumas das funções da escola pública contemporânea:

  • A.

    Especialização profissional e jornada de trabalho infantil.

  • B.

    Liberação da mulher e aperfeiçoamento da educação doméstica.

  • C.

    Liberação da mulher para o trabalho, com a escola servindo como refeitório para sua clientela e prolongamento do tempo de escolarização.

  • D.

    Radicalização do conhecimento e especialização profissional.

"Algumas vezes se abandona a escala de 6 a 10 ou de A a E ou deixa-se de utilizar conceitos como "ótimo", "bom" ou "regular" onde o contexto escolar adquire um certo grau de liberdade, mas os processos pedagógicos continuam vinculados a um produto previamente determinado".

O texto acima de Maria Teresa Esteban faz referência às muitas das propostas atuais de avaliação que mantêm o estabelecimento de parâmetros com os quais as respostas dos alunos devem ser comparados

  • A.

    para se desenvolver uma avaliação emancipatória.

  • B.

    e não rompem com a prática de avaliação classificatória.

  • C.

    visando a realização de uma avaliação diagnóstica.

  • D.

    visando uma aprendizagem significativa, a partir do erro construtivo.

  • E.

    e organizadas de forma a oferecer a idéia exata do rendimento dos alunos.

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