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No que se refere à produção de textos, é correto afirmar:
A relação existente entre o plano da expressão e o plano de conteúdo configura aquilo que pode ser chamado de denotação.
Os valores sobrepostos ao signo constituem aquilo que pode ser denominado de sentido denotativo e esse acréscimo de um novo sentido constitui a denotação.
O sentido denotativo varia de cultura para cultura, de classe social para classe social, de época para época. É profundamente variante e mutável. Nesse contexto, sobreposto ao significado conotativo implanta-se o significado denotativo, que consiste num novo plano de conteúdo investido no signo como um todo.
Significado conotativo é aquele conceito que um certo significante evoca no receptor, ou seja, é o conceito ao qual nos remete um certo significante.
Pensando no processo de avaliação na Educação Infantil é correto afirmar que:
Deve ser um instrumento para o educador reformular a ação educativa que exerce, de modo a contribuir decisivamente par o desenvolvimento integral do potencial infantil.
Serve para rotular a criança a partir do que ela faz.
Precisa ter um caráter seletivo e elitista
Deve ser usada para separar e eliminar os educandos que não preencham os critérios a priori estabelecidos.
Segundo a LDB, na educação infantil, a avaliação far-se-á:
I. sem o objetivo de promoção;
II. mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças;
III. através de avaliação formativa;
IV. através de testes objetivos e subjetivos.
São corretos APENAS os itens
I e II
I e IV
II e III
II e IV
III e IV
A respeito dos métodos de alfabetização é correto afirmar:
São etapas do método sintético que partem de um texto significativo: parte/todo, sentenciação, porções de sentido, palavração, silabação, formação de palavras e formação de textos.
O método analítico pode ser dividido em duas etapas: a etapa silábica que compreende o trabalho com a palavra-chave, o destaque de sílabas, a apresentação da família silábica, a formação de palavras novas, a formação de sentenças e a formação de textos; e a etapa fônica que compreende o estudo das vogais, a aglutinação das vogais, o estudo das consoantes e a aglutinação – vogais e consoantes.
Pelo método analítico, parte-se de um texto significativo, para chegar, através de diferentes etapas, às partes que o compõem.
O uso do método eclético pressupõe a negação do uso dos métodos analíticos e sintéticos, pois a alfabetização deve ser trabalhada exclusivamente através da análise lingüística.
De acordo com o artigo 56 do ECA, os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de:
I. maus tratos envolvendo alunos;
II. casos de alunos que não simpatizem com seus professores;
III. reiteração das faltas injustificadas e evasão escolar, esgotados os recursos escolares;
IV. elevados níveis de repetência.
Estão corretos APENAS
I, II e III
I, III e IV
II, III e IV
II e III
III e IV
Sobre a lingüística, é correto afirmar:
A fonética estuda os sons da fala, preocupando-se com os mecanismos de produção e audição.
A fonologia estuda o signo lingüístico reduzido à sua expressão mais simples (morfemas) e à combinação entre esses morfemas formando unidades maiores, como a palavra e o sintagma.
A semântica estuda tudo o que se relaciona com a combinação linear de morfemas. É a semântica que vai explicar porque o português pode usar um tipo de construção de frase composto de sujeito + verbo + objeto + advérbio, ou um outro tipo de construção com tópico + comentário.
A morfologia preocupa-se com os sons de uma língua, mas do ponto de vista da sua função. Ela se ocupa dos aspectos interpretativos dos sons e de sua estrutura funcional nas línguas.
Vários autores demonstraram que a capacidade de conhecer e aprender se constrói a partir das trocas estabelecidas entre o sujeito e o meio. Dentre eles, um biólogo e epistemólogo suíço, que construiu sua teoria ao longo de mais de 50 anos de pesquisa. Sua preocupação central era descobrir como se estruturava o conhecimento. Afirma que conhecer significa inserir o objeto de conhecimento em um determinado sistema de relações, partindo de uma ação executada sobre o referido objeto.
Estamos falando de:
Jean Piaget
Lev Semenovich Vygotsky
Paulo Freire
Henri Wallon
NÃO representa uma característica da escola tradicional:
a relação entre professor e aluno é magistrocêntrica.
ênfase para aula com metodologia expositiva.
o mestre detém o saber e a autoridade.
preocupa-se com as diferenças individuais.
passividade do aluno como simples receptor da tradição cultural.
A respeito do texto escrito é correto afirmar:
O texto é dotado de unidade temática, consistência argumentativa e coesão.
O texto admite não recursos extra-lingüísticos.
O texto não pode ser dirigido a um interlocutor virtual.
O texto é um amontoado de frases.
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